Acabou por saber a pouco. Para ele, valeu de pouco. A eliminação de Portugal nos oitavos do Europeu frente à Bélgica, ali em Sevilha a pouco mais de 200 quilómetros do Algarve, acabou por ser a nota que ficou para um Cristiano Ronaldo que gostaria de juntar o prémio de melhor marcador da competição à revalidação do título conseguido em França há cinco anos. No entanto, e apenas em quatro jogos, o avançado bateu mais um sem número de recordes individuais, a começar desde logo pelo número de golos em fases finais da prova. Ainda assim, houve um que superou todos os outros. Um que talvez só mesmo ele acreditasse.
+ ⚽golos pelas seleções:
111 ????????CRISTIANO RONALDO????
109 ????????Ali Daie
84 ????????Puskas
79 ????????Chitalu
78 ????????Pelé
76 ????????Mabkhout
76 ????????Messi
75 ????????Kocsis
75 ????????Kamamoto
75 ????????Bashar Abdullah pic.twitter.com/7tFHWsyiJU— Playmaker (@playmaker_PT) September 1, 2021
Com os cinco golos apontados diante de Hungria, Alemanha e França (só não marcou à Bélgica, na derrota por 1-0), Ronaldo igualou o iraniano Ali Daei como o melhor marcador de sempre de seleções, num caminho que começou em 2004, um ano depois da estreia na Seleção A, e terminou em 2021 com 36 anos. Terminou não, chegou a esse marco. Esta quarta-feira, diante da Rep. Irlanda na qualificação para um Campeonato do Mundo de 2022 onde marcará ainda presença (mais um recorde mas teremos tempo para falar sobre ele), o avançado voltou a marcar, bisou e chegou aos 111 golos por Portugal, mais dois do que Ali Daei.
No entanto, nada fazia prever um final assim: depois de ter sido o pior da equipa em termos estatísticos na primeira parte, também por ter falhado a sétima grande penalidade em 21 tentativas pela Seleção, o número 7 continuava a não fazer a diferença e destacou-se sobretudo num lance em que caiu na ala esquerda e cruzou para uma oportunidade flagrante falhada por Bernardo Silva. Mas não, o jogo não estava acabado. Aliás, com Ronaldo um jogo nunca está acabado. E foi assim, nos minutos finais, que o avançado empatou de cabeça após cruzamento de Gonçalo Guedes aos 89′ e marcou o golo da vitória também pelo ar depois de um centro de João Mário aos 90+6′, levando a uma autêntica explosão de alegria no Estádio do Algarve.
Cristiano Ronaldo desperdiçou uma grande penalidade pela Seleção ???????? pela 7.ª vez, em 21 tentativas
⚠O último penalti falhado por Cristiano Ronaldo pela Seleção tinha sido no Mundial 2018, frente ao Irão pic.twitter.com/GI5WgBkFx5
— Playmaker (@playmaker_PT) September 1, 2021
POR 2:1 IRL (FT)
Dos 30 golos da selecção no Faro/Loulé, quantos de Ronaldo?
⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️12 pic.twitter.com/auSRT8VQUx— Rui Miguel Tovar (@ruimtovar) September 1, 2021
Assim, o capitão da Seleção prolongou o grande momento pela Seleção que vinha ainda do Europeu, tendo marcado oito golos nos últimos seis encontros contra Israel (um), Hungria (dois), Alemanha (um), França (dois), Bélgica e Rep. Irlanda (dois). Em paralelo, esta foi a 45.ª seleção diferente a quem Ronaldo conseguiu marcar, tendo em conta que os irlandeses eram uma das poucas equipas ainda não batidas.
Cristiano Ronaldo bisa e chega aos 111 ⚽golos pela Seleção????????
⚠Cristiano Ronaldo marcou 8 golos nos 6 últimos jogos realizados pela Seleção???????? pic.twitter.com/Gkss07fLsg
— Playmaker (@playmaker_PT) September 1, 2021
POR 1:1 IRL (FT)
Ronaldo, golo à 45.ª selecção
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? pic.twitter.com/GF0IjNeBRf— Rui Miguel Tovar (@ruimtovar) September 1, 2021
“A equipa acredita até ao fim. Eu acreditava até ao fim. Dez minutos antes do jogo acabar pedi o apoio do público. Quando a equipa não está a corresponder, a ajuda do público é fundamental. Deram-nos força. Estou muito contente pelos dois golos que deram a vitória e de bater o recorde, estou muito feliz. O que explica? É a motivação e a vontade de continuar a jogar futebol e deste último contrato que fiz, de voltar a casa. Se nos levantarmos todos os dias com vontade de fazer melhor, de alegrar os adeptos, a família… Isso é a grande motivação. É mais um recorde para o museu”, atirou na flash interview da RTP. “O Ronaldo é isto, sempre foi isto na sua história. Uma vez perguntei a um treinador, ao Jimmy Hagan, porque não sai o Eusébio quando ele não estava a jogar tão bem e ele perguntou-me ‘E quando for preciso, onde é que está o Eusébio?’. Os grandes jogadores são isto, são assim”, acrescentou depois Fernando Santos.
Antes da chegada de Fernando Santos, Cristiano Ronaldo somava 50 ⚽golos em 114 jogos. Depois da chegada de Fernando Santos, soma 61 ⚽golos em 66 jogos pic.twitter.com/bQIHL4kcpM
— Playmaker (@playmaker_PT) September 1, 2021
3.ª vez que Cristiano Ronaldo marcou o golo da vitória da Seleção aos 90 + minutos:
2014 ????????Dinamarca
2018 ????????Egito
2021 ????????Rep. Irlanda pic.twitter.com/0ojxSWLSIr— Playmaker (@playmaker_PT) September 1, 2021
Curiosamente, o registo do capitão da Seleção foi atingido num momento marcante da carreira, a culminar um final de mercado de transferências onde viu confirmada a saída da Juventus, onde se tornou o primeiro jogador da história a marcar mais de 100 golos nas primeiras três temporadas, para voltar a Old Trafford, onde jogará de novo no Manchester United nas próximas duas épocas com mais uma de opção.
Foi a 27.ª vez que Cristiano Ronaldo marcou 2 + ⚽golos num jogo pela Seleção???????? pic.twitter.com/sCPHNveMSW
— Playmaker (@playmaker_PT) September 1, 2021
4.ª vez que Cristiano Ronaldo marcou 2 ⚽golos de cabeça no mesmo jogo pela Seleção???????? – curiosamente, a última vez também tinha sido com golos nos últimos minutos e numa vitória por 2-1 com reviravolta no marcador (???? ????????, em 2018) pic.twitter.com/GeG0O4ObL3
— Playmaker (@playmaker_PT) September 1, 2021
Em paralelo, Cristiano Ronaldo tornou-se também esta noite o jogador europeu com mais internacionalizações, igualando o número do central espanhol Sergio Ramos (180).
180.ª internacionalização de Cristiano Ronaldo: iguala Sergio Ramos como europeu com + jogos pela sua seleção
Europeus com + jogos pelas seleções:
180 ????????Sergio Ramos????
180 ????????Cristiano Ronaldo⬆????
176 ????????Buffon
167 ????????Astafjevs
167 ????????Casillas pic.twitter.com/LSrK9Jz8GZ— Playmaker (@playmaker_PT) September 1, 2021