Um homem foi abatido pelas autoridades neozelandesas após ter atacado seis pessoas com uma faca num supermercado num subúrbio de Auckland esta sexta-feira à tarde. O extremista, originário do Sri Lanka, estava identificado e a ser monitorizado pela polícia, informou a primeira-ministra. O ataque foi inspirado pelo Estado Islâmico.

O ataque aconteceu pelas 14h40 (3h40 em Lisboa), num supermercado no interior de um centro comercial no bairro de New Lynn, em Auckland. A faca utilizada foi comprada pouco antes, no interior da loja, informou o comissário da polícia, Andrew Coster. O indivíduo agiu sozinho, disse Coster. Um dos seis feridos está em estado muito crítico e três em estado crítico, refere a CNN.

A cidade no norte da Nova Zelândia encontra-se em isolamento devido a um surto de Covid-19. Apenas os supermercados e outros estabelecimentos que vendem bens essenciais podem estar abertos e os habitantes só estão autorizados a sair de casa para comprar alimentos, medicamentos ou para fazer exercício físico.

A primeira-ministra classificou o incidente como um “ataque terrorista” levado a cabo por um “extremista violento contra neozelandeses inocentes”. Numa conferência de imprensa, Jacinda Ardern explicou que o atacante vivia na Nova Zelândia há dez anos e há cerca de cinco que era considerado “uma pessoa de interesse” mas, por lei, não podia ser mantido na prisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estou confiante de que fizemos tudo o que podíamos dentro dos limites da Lei”, diz comissário da polícia

No momento do ataque, inspirado pelas ações do grupo Estado Islâmico, o homem estava a ser seguido pelas autoridades. Foi rapidamente abatido. “Sei que esta situação levanta questões sobre se a polícia podia ter agido mais depressa ou ter feito mais”, afirmou o comissário. “Estou confiante de que fizemos tudo o que podíamos dentro dos limites da Lei (…). Fizémos tudo o que podíamos para o monitorizar. O facto de termos conseguido agir em 60 segundos mostra isso”, citou a CNN.

“Foi odioso, foi errado. Foi perpetrado por um indivíduo, não por uma fé”, declarou a primeira-ministra. “Ele carrega sozinho a responsabilidade por estes atos.”

O centro comercial foi encerrado. Ambulâncias e uma força policial permanecem no local, que foi isolado. “Estamos chocados e tristes com o que aconteceu no LynnMall esta tarde. (…) A situação está agora nas mãos da polícia. Não podemos fornecer mais detalhes”, pode ler-se no Facebook do LynnMall Shopping Centre.

We’re shocked and saddened by the events that took place at LynnMall this afternoon. Our hearts go out to those who were…

Posted by LynnMall Shopping Centre on Thursday, September 2, 2021