Nova Zelândia

Nova Zelândia

Homem em cadeira de rodas elétrica foge da polícia

Vídeo mostra polícia neozelandesa perseguir homem que ia numa cadeira de rodas elétrica. A busca durou alguns minutos. "Não parei porque pensava que era uma carrinha de gelados", justificou-se.
África do sul

África do Sul. Isenção de vistos para 4 países

O ministro do Interior anunciou que a medida foi tomada "unilateralmente" e contempla um total de sete países. O objetivo é incrementar o turismo para o país.
Sacos de Plástico

Nova Zelândia proíbe uso de sacos de plástico

861
O novo regulamento proíbe os comerciantes em todo o país de distribuir aos seus clientes sacos de plástico e prevê multas de mais de 59 mil euros para os estabelecimentos que não cumpram.
Nova Zelândia

Condenado homem que partilhou vídeo do massacre 

106
O empresário distribuiu o vídeo do ataque a duas mesquitas por 30 pessoas. O tribunal considerou a partilha "particularmente cruel" e um "crime de ódio" e aplicou-lhe pena de prisão.
Extrema Direita

Christchurch. Extremista declara-se inocente

202
O extremista australiano Brenton Tarrant, indiciado pela morte de 51 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, na Nova Zelândia, declarou-se não culpado.
Nova Zelândia

"Lives" do Facebook com novas regras após atentado

Quem não cumprir as regras do Facebook para fazer vídeos em direto - os "lives" - vai ser banido de poder utilizar a ferramenta. Medida surge depois do ataque terrorista na Nova Zelândia.
António Guterres

Guterres vai a mesquitas atacadas na Nova Zelândia

533
António Guterres esteve nas duas mesquitas da Nova Zelândia onde 51 pessoas foram mortas e explicou que queria vir pessoalmente a estes locais para expressar o seu amor, apoio e admiração.
Nova Zelândia

Nova Zelândia quer lei para neutralizar o carbono

O governo neozelandês apresentou uma proposta que contribui para o objetivo de manter o aquecimento climático abaixo dos 15 graus e que prevê uma redução de 10% na produção de metano até 2024.
Nova Zelândia

Christchurch. Residência permanente para vítimas

427
As pessoas que que estavam nas mesquitas atacadas em Christchurch em março e os seus familiares próximos que vivem no país podem solicitar o estatuto de residente permanente.
Nova Zelândia

Christchurch. Juiz quer análise mental do atacante

O juiz responsável pelo caso pediu 2 relatórios para avaliar a capacidade de Breton Tarrant em se declarar inocente ou culpado das 50 acusações de homicídio e 39 por tentativa de homicídio.
Nova Zelândia

Christchurch. Atacante acusado de quase 90 crimes

Brenton Tarrant, autor do ataque às duas mesquitas em que morreram 50 pessoas, será acusado nesta sexta-feira por 50 homicídios e 39 tentativas de homicídio. Já disse que não quer advogado.
Nova Zelândia

Aprovadas restrições às armas na Nova Zelândia

Os deputados da Nova Zelândia votaram a favor de novas restrições ao uso e compra de armas. A nova lei proíbe uso e compra do tipo de armas usadas pelo homem que matou 50 pessoas em março.
Nova Zelândia

Atacante de mesquita ligado a extremista austríaco

Brenton Tarrant, que matou 50 pessoas num ataque a uma mesquita na Nova Zelândia, tinha apoiado financeiramente o Movimento Identitário da Áustria, de extrema-direita, confirmou o Governo.
Nova Zelândia

Rosto da PM da Nova Zelândia em edifício no Dubai

466
A forma como lidou com os ataques a mesquitas na Nova Zelândia valeu a Jacinda Ardern uma homenagem no Burj Khalifa, no Dubai. Na imagem, a primeira-ministra surge abraçada a um cidadão.
Nova Zelândia

Neozelandeses usam 'hijab' de apoio a Christchurch

4.637
Uma semana depois do ataque às mesquitas em Christchurch, os neozelandeses usam lenços na cabeça em apoio às vítimas dos tiroteios. O país fez dois minutos de silêncio pelos 50 mortos.
Facebook

Nova Zelândia. Vídeo do Facebook visto 4 mil vezes

O Facebook admite que o sistema de inteligência artificial que devia remover os vídeos com violência explícita não é perfeito e diz que o vídeo do ataque na Nova Zelândia foi visto 4 mil vezes.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Identificadas 50 vítimas do ataque

A polícia da Nova Zelândia anunciou esta quarta-feira que "o processo de identificação das 50 vítimas" do ataque às duas mesquitas "foi concluído" e que "todas as famílias foram notificadas".
Nova Zelândia

Nova Zelândia proíbe venda de semiautomáticas

1.783
A primeira-ministra da Nova Zelândia anunciou a proibição da venda "todas as armas semiautomáticas de estilo militar", bem como as armas de assalto. A lei entra em vigor no próximo mês.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. ERC pede fim de partilha de imagens

182
Entidade Reguladora da Comunicação Social emitiu um parecer em que apela ao órgãos de comunicação que adotem medidas para "impedir o acesso generalizado às imagens do massacre na Nova Zelândia".
Nova Zelândia

2º homem acusado por divulgar imagens do ataque

Philip Arps, de 44 anos, foi detido na terça-feira, 4 dias após o ataque. O homem está acusado de divulgar conteúdo censurável e foi colocado em prisão preventiva. Será levado a tribunal a 15 de abril
Nova Zelândia

Nova Zelândia em silêncio pelas vítimas do ataque 

A homenagem será transmitida na rádio e televisõe públicas e acontece uma semana depois dos ataques às mesquitas Al-Noor e de Linwood, que fizeram pelo menos 50 mortos e quase meia centena de feridos.
Austrália

Ataque na Nova Zelândia. Austrália adverte Turquia

Erdogan apresentou os ataques às duas mesquistas neozelandesas como parte de uma ofensiva contra a Turquia e o Islão, referindo-se ao atacante como um "terrorista cristão". Austrália não gostou.
Terrorismo

Nova Zelândia. YouTube e Facebook removeram vídeos

O Facebook diz que retirou 1,5 milhões vídeos do ataque a Christchurch, que foi transmitido em direto na rede social. Já o YouTube, para conter os uploads em massa, ativou filtros automáticos.
Terrorismo

Christchurch era foco nacional da extrema-direita

175
Um terrorista de extrema-direita matou 50 pessoas em duas mesquitas em Christchurch. A cidade seria o centro do pequeno movimento de supremacia racial da Nova Zelândia que terá apoiado o atacante.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. PewDiePie recusa apoio do atirador

O atacante que matou 50 pessoas na Nova Zelândia pediu momentos antes do massacre que subscrevessem o canal do maior youtuber do mundo. Foi uma piada do assassino. E PewDiePie não gostou.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. PM nega dar visibilidade a atirador

226
A primeira-ministra da Nova Zelândia prometeu nunca mencionar o nome do alegado responsável pelo ataque às mesquitas, por forma a não dar visibilidade a um "terrorista", "criminoso" e "extremista".
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Multiplicam-se "hakas" de homenagem

714
Junto às mesquitas de Christchurch ou a muitos quilómetros de distância, neo-zelandeses - e não só - têm usado o tradicional ritual Maori para homenagear as vítimas do atentado de sexta-feira.
Terrorismo

"Isto é a Nova Zelândia". A resposta ao atentado

180
Atos de apoio à comunidade islâmica do país espalham-se por todo o lado, da primeira-ministra aos cidadãos anónimos. Mas há muitos muçulmanos que avisam que discriminação não é algo novo.
Nova Zelândia

Abdul Aziz, o refugiado que salvou vidas no ataque

200
Ação de homem de 48 anos, que saiu a perseguir o atirador, pode ter ajudado a travá-lo no ataque à segunda mesquita. "Se não fosse ele, o número de mortos teria sido bem mais elevado", diz imã.
Terrorismo

Jovem acusado por divulgar imagens do ataque

Fiança foi recusada, mas identidade do jovem que fez live stream do ataque foi protegida. Facebook já retirou milhão e meio de cópias do vídeo que circulavam na rede.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Polícia soube da venda das armas

O proprietário de "Gun City" diz que a polícia verificou a encomenda das quatro armas que vendeu ao assassino de Christchurch. A primeira-ministra anunciou nova lei das armas para breve.
Terrorismo

Erdogan utiliza vídeo do massacre na Nova Zelândia

212
O presidente da Turquia exibiu excertos do vídeo gravado por Brenton Tarrant num encontro na cidade de Izmir. Tratou-se de uma ação de campanha para as eleições do próximo dia 31 de março.
Nova Zelândia

Porque veio o atirador ao Convento de Cristo? 

2.971
A origem do Convento está ligada à presença da Ordem dos Templários na Península Ibérica, responsável por expulsar os muçulmanos da Europa. O atirador da Nova Zelândia visitou este monumento. Porquê?
Terrorismo

PJ investiga autor dos ataques na Nova Zelândia

1.009
A PJ acredita que a visita a Portugal de Brenton Tarrant se prendeu com o Convento de Cristo e a sua ligação à ordem dos Templários, responsável por expulsar os muçulmanos da Europa.
Terrorismo

Nova Zelândia. Número de mortos sobe para 50

Há ainda 34 feridos hospitalizados no hospital de Christchurch, sendo que 12 estão em estado grave. A primeira-ministra da Nova Zelândia adiantou que os corpos vão começar a ser entregues às famílias.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Pacote suspeito fecha aeroporto

A polícia e as equipas especializadas estão no local para tentar determinar a natureza do objeto. O pacote suspeito será uma mala. O alerta foi dado às 20h10 locais (7h10 em Lisboa).
Terrorismo

Quem são as vítimas do massacre em Christchurch?

155
Este sábado, o número de mortos foi atualizado para 50 e as autoridades começaram a revelar algumas informações sobre as vítimas do ataque terrorista na Nova Zelândia.
Terrorismo

Senador australiano debaixo de fogo (e de um ovo)

620
Fraser Anning, representante do estado de Queensland, utilizou o twitter para culpar a comunidade islâmica neozelandesa dos ataques de Christchurch. Um adolescente respondeu com um ovo, o novo viral.
Terrorismo

O perigo de ter um Breivik em cada esquina /premium

1.443
O terrorista da Nova Zelândia copiou vários passos de Breivik, o neonazi norueguês que matou 77 pessoas em 2011. Mas não foi o único — em todo o mundo, já muitos seguiram o seu exemplo. Como nascem?
ERC

Nova Zelândia. ERC analisa cobertura jornalística

A ERC confirmou "a receção de participações referentes à cobertura jornalística do atentado na Nova Zelândia" que provocou 49 mortos. Não foram revelados os órgãos de comunicação social em questão.
Nova Zelândia

O herói que deu a vida para salvar os outros

568
O homem de 71 anos meteu-se à frente de outro crente que estava em risco e acabou por morrer a tiro. Daoud Nabi ajudou vários refugiados nos anos 80 e era de uma associação afegão local.
António Guterres

António Guterres condena ataques na Nova Zelândia

Numa mensagem publicada no Twitter, António Guterres condenou "com veemência a morte de pessoas inocentes enquanto oravam pacificamente em mesquitas" e expressou as condolências às famílias.
Nova Zelândia

Como aconteceu o pior atentado da Nova Zelândia?

Com armas automáticas, dispararam a sangue frio. Os autores do ataque na Nova Zelândia deixaram 49 mortos. Filmaram tudo. Como aconteceu o mais mortífero atentado de sempre no país?
Nova Zelândia

Vídeo: Os sobreviventes do ataque na Nova Zelândia

Uns fingiram-se de mortos, outros rezaram, alguns fugiram. Os testemunhos de quem sobreviveu ao ataque a duas mesquitas na Nova Zelândia, que fez pelo menos 49 mortos e mais de 40 feridos.
Terrorismo

Histórias dramáticas dos ataques na Nova Zelândia

Boztas foi alvejado numa perna e fingiu estar morto, Nuha continua sem saber do marido (e do telemóvel), Mashud e os seus jogadores de cricket escaparam por um triz e há um herói à solta que salvou.
Terrorismo

Tudo o que se sabe sobre o massacre nas mesquitas 

Conhece-se a identidade de um dos atiradores, que será este sábado presente a tribunal. A polícia deteve quatro pessoas, mas uma delas não estará relacionada com o ataque. Há pelo menos 49 mortos.
Tiroteio

Nova Zelândia. As frases históricas na arma

Alguns dias antes do ataque, Brenton Tarrant publicou na sua rede social Twitter várias fotos das armas que usou mais tarde no tiroteio às duas mesquitas, na Nova Zelândia.
Terrorismo

Suspeito dos ataques acusado de homicídio

3.822
Quatro suspeitos foram detidos: o que transmitiu o ataque em direto foi identificado como o supremacista branco australiano Brenton Tarrant, de 28 anos. Foi ouvido em tribunal na manhã de sábado.
Mundial de Clubes

Wellington, os amadores que falharam o mais fácil

Team Wellington tem 14 anos, treina quatro vezes por semana ao final do dia e jogou uma final perante 1.000 pessoas. No Mundial de Clubes, esteve a ganhar por 3-0 com o Al Ain. Perdeu nos penáltis.
Nova Zelândia

Mais 51 baleias dão à costa na Nova Zelândia

124
Em menos de uma semana, foram 190 as baleias que morreram encalhadas ao largo da Nova Zelândia. Os encalhes podem ser causados pela tentativa de escapar a predadores, devido a ferimentos ou doenças.
Biotecnologia

Nova Zelândia bane chinesa Huawei da rede 5G

103
A Nova Zelândia proibiu a utilização de equipamento Huawei no desenvolvimento da rede 5G da empresa de telecomunicações Spark. A decisão tem por base a segurança nacional.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. 145 baleias encontradas mortas

467
Metade das baleias já tinha morrido no momento em que foram encontradas. As restantes foram abatidas devido à sua fraca condição de saúde. O país regista uma média de 85 incidentes por ano.
Nova Zelândia

Pescador resgata com vida um bebé de 18 meses

113
Bebé de 18 meses tinha fugido da tenda onde dormia com os pais, num parque de campismo perto da costa. Pescador neozelandês resgatou a criança já na praia.
Nações Unidas

PM neozelandesa leva filha bebé para ONU

349
Neve, filha da primeira-ministra da Nova Zelândia, fez história ao ser a primeira bebé a assistir à assembleia-geral da Nações Unidas com a mãe.
Nova Zelândia

Morangos com agulhas chegam à Nova Zelândia

Depois da Austrália, fruta com agulhas chega à Nova Zelândia. Já foi reportado o primeiro caso de contaminação e os supermercados Countdown mandaram retirar das prateleiras morangos da marca Choice.
Desporto

1º português em Mundial de Snowboard fica em nono

Christian de Oliveira, o primeiro português disputar um Mundial de snowboard, terminou esta quarta-feira a prova de juniores de slalom gigante paralelo no nono lugar, na Nova Zelândia.
Uber

Uber vai bloquear clientes com más classificações

Clientes com classificação de quatro ou menos estrelas vão ser bloqueados temporariamente pela Uber, que tenta assim incentivar os passageiros a melhorar o seu comportamento.
Nova Zelândia

Nova Zelândia dá visto a ex-informadora Wikileaks

As autoridades da Nova Zelândia informaram que foi concedida uma autorização especial para Chelsea Maning entrar no país, uma ex-informadora do WikiLeaks.
Nova Zelândia

Ministra pedalou até ao hospital para fazer parto

380
A ministra neozelandesa Julie Anne Genter, grávida de 42 semanas, foi de bicicleta até ao hospital para dar à luz. Bebé acabou por nascer esta terça-feira.
Surf

Trio de surfistas atacados a tiro na Nova Zelândia

149
Dois homens e um jovem de 14 anos foram atacados quando se encontravam na água, numa área onde os habitantes são conhecidos pela hostilidade para com surfistas que não foram convidados.
Crime

O mercado negro dos abacates neozelandeses

122
Os neozelandeses não conseguem viver sem abacates ao pequeno-almoço. O país não consegue suprir as necessidades locais e não importa do exterior. Há quem assalte pomares para depois vender.
Nova Zelândia

Vender casas a estrangeiros? Não na Nova Zelândia

1.141
A Nova Zelândia aprovou uma lei que proíbe a venda de habitação a estrangeiros. "Não deveríamos ser inquilinos na nossa própria terra", diz ministro-adjunto das Finanças.
Nova Zelândia

Nova Zelândia planeia proibir sacos plásticos

A Nova Zelândia planeia proibir sacos plásticos descartáveis até julho de 2019, com o objetivo de proteger o meio ambiente nas suas zonas costeiras.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)