Os talibãs afiançaram esta segunda-feira ter conseguido o controlo do vale de Panshir, a única região do Afeganistão onde ainda não tinham chegado ao poder depois de duas semanas de confrontos com oponentes. O grupo que tem vindo a combater os talibã na região já contestou a declaração, considerando-a “falsa”, avançaram vários órgãos de comunicação social, como o The New York Times.

Se a declaração, que foi partilhada no Twitter, se vier a confirmar, significa que o movimento controlará a totalidade do território afegão — no qual já não estão quaisquer tropas norte-americanas.

A província de Panjshir caiu completamente nas mãos do Emirado Islâmico do Afeganistão”, dizem os talibãs.

De acordo com testemunhas locais, milhares de combatentes talibãs irromperam em oito distritos de Panjshir durante a noite, enquanto o porta-voz talibã Zabihullah Mujahid confirmava que a província, situada a norte da capital, estava agora sob o controlo das suas forças, como avançou a Lusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O porta-voz do movimento talibã pediu ainda à comunidade internacional que ajude o movimento a reconstruir o país, apelando a apoio humanitário na conferência de imprensa em que foi abordada a alegada tomada de controlo do vale de Panshir.

Asseguramos ao povo do Afeganistão que a luta contra os talibãs e seus parceiros continuará até que a justiça e a liberdade prevaleçam”, diz a resistência.

Zabiullah Mujahid, afirmou também que os voos domésticos já retomaram no Afeganistão e adiantou que o grupo está a tentar perceber quando poderão voltar a realizar-se os voos internacionais. O responsável talibã acusou ainda os EUA de terem causado danos nas infraestruturas do aeroporto de Cabul antes de abandonarem o país e não deu muitos detalhes novos sobre a formação de Governo no país — que garante estar para breve.

Esta região permanecia o último foco de resistência face aos talibãs desde a tomada de Cabul pelos insurgentes em 15 de agosto, e o anúncio da sua queda foi emitido no mesmo dia em que asseguravam a formação de um Governo interino “para breve”, que ainda não foi formalizado devido a “problemas técnicos”.

“O último ninho do inimigo foi completamente conquistado”

Mujahid começou por garantir, como citado pela estação norte-americana CNN, que o grupo conseguiu “conquistar completamente” a região, último bastião de resistência aos talibãs no país.

O último ninho do inimigo, a província de Panshir, foi completamente conquistado. Asseguramos às pessoas honradas de Panshir que não irão enfrentar nenhum tratamento discriminatório. Todos são nossos irmãos e iremos trabalhar para servir um país e um objetivo comum. Com os esforços recentes e com esta vitória, o nosso país está completamente fora do vórtice da guerra”, declarou o porta-voz dos talibãs Zabiullah Mujahid.

Em conferência de imprensa posterior, o porta-voz dos talibãs indicou que a resistência presente no vale de Panshir deu “respostas negativas” às tentativas de negociar o controlo da região. Zabiullah Mujahid garantiu ainda que não existiram “vítimas civis” a resultar desta tomada de controlo do vale de Panshir esta segunda-feira e prometeu que a eletricidade e a internet voltarão a estar disponíveis na região, depois do grupo islâmico ter interrompido os serviços.

Tentámos o possível para resolver o problema através de negociações, mas eles rejeitaram as conversações e tivemos de enviar as nossas forças para combater”, afirmaram os talibãs.

“A declaração é falsa. O combate vai continuar”

A garantia dos talibãs foi contestada por um grupo que tem estado a combater o movimento no vale de Panshir, a Frente de Resistência Nacional no Afeganistão (NRF), que garantiu à CNN que a “resistência” aos talibãs “ainda está por todo o vale”.

“A declaração dos Talibã de ocupação de Panshir é falsa. As forças da NRF estão presentes em todas as posições estratégicas ao longo do vale para continuar a luta. Asseguramos aos afegãos que o combate contra os talibãs e os seus parceiros vai continuar até que a justiça e a liberdade prevaleçam”, defende o comunicado da resistência aos talibãs.

Neste contexto, Massoud apelou hoje a um levantamento em todo o Afeganistão contra os talibãs, através das armas ou de manifestações de protesto.

“Onde quer que estejais, quer dentro quer fora do país, pedimos que vos levanteis em resistência pela dignidade, integridade e liberdade do nosso país”, disse Massoud, numa mensagem áudio divulgada nas páginas oficiais da NRF no Facebook e Twitter.

Nos últimos dias, foram registados intensos combates entre os insurgentes e forças da oposição em torno da única das 34 províncias afegãs que não tinha caído em poder dos “estudantes de teologia”, uma resistência dirigida pelo ex-Presidente afegão Amrullah Saleh — autoproclamado novo presidente do Afeganistão após a fuga do país do ex-chefe de Estado, Ashraf Ghani, durante a tomada de Cabul — e Ahmad Massoud, filho do defunto comandante afegão Ahmad Shah Massoud, “o leão de Panjshir”, que se tornou uma lenda por ter enfrentado as forças soviéticas na década de 1980 e os talibãs nos anos 1990.

Neste contexto, Massoud apelou esta segunda-feira a um levantamento em todo o Afeganistão contra os talibãs, através das armas ou de manifestações de protesto.

“Onde quer que estejais, quer dentro quer fora do país, pedimos que vos levanteis em resistência pela dignidade, integridade e liberdade do nosso país”, disse Massoud, numa mensagem áudio divulgada nas páginas oficiais da NRF no Facebook e Twitter.