Os emblemas que compõem a Associação Europeia de Clubes de Hóquei em Patins (EHCA, na sigla original) manifestaram-se, esta quarta-feira, contra o novo formato da Liga Europeia, garantindo só participar na competição se forem garantidos os anteriores moldes.

Em comunicado, a posição da EHCA é de se manter “firme na decisão de competir se for respeitado o pré-acordo feito com a World Skate e que serviu de mote para a inscrição das equipas na Liga Europeia 2021/22”.

Na prática, os 12 clubes da EHCA participantes, entre os quais Oliveirense, Sporting, FC Porto, Benfica e Óquei de Barcelos, e que assinam em conjunto o comunicado, após acordo “por unanimidade”, só irão a jogo se for mantido o formato em vigor antes da inscrição na competição e não o que foi anunciado em 19 de agosto.

O modelo aí anunciado coloca as equipas em quatro grupos de cinco equipas, e não em dois de oito, e as equipas jogam apenas uma vez entre si, avançando para uma segunda fase de grupos, com oito emblemas, antes da ‘final four’.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os 12 clubes da EHCA ameaçam mesmo não estar no sorteio de 11 de setembro “se se confirmar o formato comunicado em 19 de agosto”, e assim renunciando à Liga Europeia.

A EHCA já tinha ameaçado não inscrever os clubes na prova da World Skate Europe, mas “vários contactos” e reuniões levaram a um pré-acordo, que proporcionou essa inscrição, com os moldes anteriormente anunciados.

O anúncio dos novos moldes da Liga surpreendeu os clubes, uma vez que aconteceu já depois da inscrição ter sido efetivada.

A EHCA é constituída por Oliveirense, Sporting, FC Porto, Benfica, Óquei de Barcelos, CF Noia, FC Barcelona, HC Liceo, CF Reus, CH Caldes, SCRA Saint-Omer e HC Forte dei Marmi.