Há muitas promessas, mas os camiões eléctricos que já estão disponíveis no mercado europeu ainda são pouco impressionantes no que respeita à autonomia. A esmagadora maioria percorre 300 a 400 km entre recargas, idealmente em ciclo urbano, o que ajuda a fazer “esticar” a energia armazenada na bateria. Curiosamente, foi necessário uma pequena e desconhecida empresa suíça, a Futuricum, para conceber um pesado movido a bateria que fosse capaz de rodar 1099 km entre recargas.

A impressionante distância, que equivale à que um camião de longo curso é capaz de percorrer por dia, foi conseguida no circuito de testes da Continental, por isso sem o factor trânsito, ao longo de 23 horas e com recurso a dois condutores em turnos de 4,5 horas, a uma média total de 50 km/h.

O camião eléctrico da Futuricumn monta um pack mais que generoso, com 680 kWh de capacidade total, 578 kWh de capacidade útil. O pack foi formado a partir de células convencionais de iões de lítio fornecidas pela BMW, com a Continental a dar um contributo importante para colocar todo o projecto de pé.

Se bem que o camião dos suíços seja capaz de percorrer 1099 km, em determinadas condições e a uma velocidade reduzida, a Futuricum concebeu-o para uma autonomia de 760 km durante um ciclo de distribuição de mercadorias convencional e com o veículo carregado, ao contrário do que acontecia durante a tentativa de record.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O veículo pesado, denominado Futuricum Logistics 18E, tem um peso de 15,5 toneladas e uma capacidade de carga de 6,6 toneladas, tendo atingido um consumo médio de 52 kWh/100 km ao fim de 393 voltas à pista oval do Contidrom.

Carregado e durante os testes em condições de normais de transporte, o camião suíço atingiu uma média de 106 kWh/100 km, o que deixa antever uma autonomia de 541 km. Ainda assim, um alcance superior aos camiões propostos pelos fabricantes tradicionais de veículos pesados, provando que, mais uma vez, as pequenas empresas, mesmo startups, podem surpreender os reputados fabricantes de veículos pesados.