771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministro da Educação

Noticiário

7h. Gomes Cravinho e João Costa estão em Kiev

Para além da capital ucraniana, os ministros vão ainda passar pela cidade de Zhytomyr. Ainda neste jornal, o resultado das eleições nos Açores.
Ministro da Educação

Ao cuidado do próximo Ministro da Educação

A Escola Pública não aguenta mais falhanços. Pedimos ao próximo Ministro da Educação, que não repita os mesmos erros.
Ministério da Educação

Escola tem "missão de formar para a cidadania"

João Costa destacou que a missão da escola é “formar para a cidadania”. “Temos de conhecer para valorizar, conhecer para respeitar, conhecer para deixar o outro ser", afirmou o Ministro da Educação.
Governo

Ministro da Educação criticado pela oposição

Deputados criticam João Costa por admitir recuperação do tempo de serviço dos professores apenas quando o Governo está de saída. Deputada do PSD considera tratar-se de uma "cambalhota eleitoralista".
Fact Check

Ministro falou de país "mais africanizado"?

Um artigo do Observador foi adulterado, atribuindo ao ministro da Educação declarações que João Costa nunca proferiu e que, por isso, nunca poderiam constar de um texto publicado.
Comentário

Ana Kotowicz: "Este é o PISA da pandemia"

A jornalista do Observador reforça que é preciso perceber o que levou à queda no pós pandemia. Destaca que 3 em cada 10 estudantes portugueses "não sabe o mínimo de português, ciências e matemática".
Noticiário

9h. Ministro admite recuperar carreiras docentes

Com eleições no horizonte, Ministro da Educação admite margem para recuperar tempo de serviço dos professores. Noite de ataques no sul de Gaza. Assis sugere cuidado a Carneiro na "linguagem".
Ministro da Educação

Adeus, João Costa

A incapacidade de resolver os mais elementares problemas de carreira e do próprio sistema educativo fizeram de João Costa o pior ministro da educação da democracia.
Crise Política

João Costa disponível para ficar num governo

O ministro da Educação mostrou disponibilidade para continuar “em funções governativas” depois das eleições de dia 10 de março, mas reconheceu que ainda é cedo e que se trata apenas “de especulação”.
Ministro da Educação

Ministro: cerca de 4.000 alunos sem professor

Neste momento existem cerca de 4.000 mil alunos sem professor. O ministro da Educação garantiu que, nos últimos anos, foi possível acelerar os processos de substituição de professores.
Orçamento do Estado

Ministro promete crescimento na Educação

O ministro da Educação prometeu que o setor continuará a crescer e remete para o crescimento de 36% no ano letivo anterior. João Costa assume que os problemas estão identificados e não são novidade.
Smartphones

Telemóveis nas escolas? Não, obrigado 

Constatamos que hoje em dia os alunos cabo-verdianos detêm uma caligrafia melhor do que os alunos portugueses por estarem menos habituados aos computadores e aos telemóveis.
E o vencedor é...

Um Estádio da Luz cheio de alunos sem professores

O ministro da educação já "teve tempo para resolver os problemas no ensino" mas ainda há 66 mil alunos sem professores. As medidas da habitação do Governo "são migalhas". 
Educação

Oposição fala em incompetência. Ministro rejeita

Os deputados do PSD, Chega, IL, PCP, BE acusou o Governo de incompetência, no que toca à falta de professores. Ministro da Educação desvaloriza o problema, afirmando que está a ser tratado.
Noticiário

16h. Sismo de magnitude 6,3 registado no Japão

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo aconteceu na região de Hirara, a uma profundidade de 183 quilómetros. Ainda, PSD critica Governo por causa da falta de professores.
Ministro da Educação

Alunos sem professores? Governo não sabe número

Sem "desvalorizar" a falta de professores, ministro da Educação diz ser preciso tempo: "Um problema com 50 anos não se resolve em meses". Desde 23 de agosto, foram colocados mais de 39 mil docentes.
Ministro da Educação

Costa: é preciso tempo para problemas da educação

O ministro recusou não existir diálogo com os professores e destacou que o Governo está a trabalhar para resolver os problemas relacionados com a carreira e o recrutamento de docentes.
Noticiário

10h. Conselho lamenta poucos dados dos professores

O líder da CNE pede números concretos para combater a falta de professores. Ainda neste jornal, o ministro da educação assinala o arranque do ano letivo com visitas a várias escolas.
Noticiário

7h. Aulas. Ministro contesta dados dos sindicatos

João Costa pede que não sejam feitas contas grosseiras. Ainda neste jornal, e a inflação chega também ao material escolar que este ano está mais caro.
A História do Dia

Que ano letivo vamos ter?

Alexandre Homem Cristo é especialista em Educação e colunista do Observador. Depois da Covid e das greves, a escola está em condições de normalizar? O ano letivo arranca oficialmente a 12 de setembro.
Ministro da Educação

Todos os dias estão a ser colocados professores

"Estamos a colocar professores todos os dias. Há um problema mais localizado na região de Lisboa. Estamos a conseguir paulatinamente ir resolvendo situações", garantiu o ministro da Educação.
Noticiário

8h. João Costa. "Sempre aberto a negociar"

Ainda assim, João Costa reitera que não está disponível para ir ao encontro das exigências dos docentes. Ainda neste jornal, continuam as buscas por sobreviventes em Marrocos.
Educação

Recuperar aprendizagens: IL chama ministro à AR

A Iniciativa Liberal está preocupada com a execução e avaliação do plano de recuperação de aprendizagens que dá resposta ao período da pandemia da Covid-19 e chamou João Costa ao Parlamento.
Noticiário

20h. Procura por amas dispara

Luísa Sousa, porta-voz da Associação dos Profissionais do Regime de Amas, diz que a falta de vagas em creches aumentou o número de pedidos, especialmente na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Ministro da Educação

Ministro pediu parecer sobre telemóvel nas escolas

Ministro não é "adepto da proibição" mas mostra-se preocupado com questões de segurança e com a socialização dos alunos que "não falam uns com os outros, estão com os olhos postos no ecrã".
Noticiário

13h. João Costa nega novo ano letivo atribulado

João Costa desvaloriza os protestos que continuam a fazer-se sentir, e sobre a falta de vagas para alunos que estão a ser matriculados a longas distâncias de casa, responde que são casos particulares.
Educação

Ministro lamenta greves a abrir ano letivo

O ano letivo começa entre o dia 12 e 15 de setembro e já há greves convocadas por algumas organizações sindicais. Primeiro ministro lamentou a greve dos professores no início das aulas.
Noticiário

17h. Educação. Colocação de professores discutida

Há cerca de 10 mil professores que concorreram à mobilidade interna e à contratação inicial. Têm existido atrasos nos concursos e os docentes vão ser colocados mais tarde do que o habitual.
Noticiário

12h. Liliana Cá na final do lançamento do disco

Atleta portuguesa conseguiu sétimo melhor registo na qualificação dos mundiais de atletismo. Ainda neste jornal, falhou a missão Luna 25. A sonda especial russa despenhou-se na superfície da lua.
Noticiário

16h. 200 operacionais no incêndio em Anadia 

O Município de Anadia, em Aveiro, está em chamas desde as 14h30 da tarde. E ainda, João Costa acredita que estão reunidas condições para que o próximo ano letivo decorra dentro da normalidade.
Noticiário

12h. Ano letivo. Ministro diz que está tudo pronto

João Costa aponta o que diz serem "passos significativos" na valorização da carreira docente. Defende que a reivindicações dos professores têm sido ouvidas.
Noticiário

12h. 11 bebés internados no Santa Maria

Em causa a bactéria multirresistente que obrigou a encerrar o serviço de Neonatologia. Ainda neste jornal, o rescaldo da reunião entre FNE e Governo.
Resposta Pronta

Professores. Veto ajuda a combater "injustiça"

O secretário-geral da FENPROF aplaude a decisão do PR de vetar o diploma dos professores. Mário Nogueira espera que na próxima reunião com o Ministro da Educação o assunto volte à mesa.
Semáforo Político

PR veta professores depois de ano de negociações

O veto de Marcelo ao diploma que acelera a progressão na carreira dos professores foi "inoportuno". Mas o Presidente da República está "mais vigilante" do Governo.
Comentário

Professores. "Críticas duras do PR para o PM"

PR vetou o decreto sobre as progressões na carreira dos professores, para a jornalista de política do Observador, Rita Tavares, esta nota do site da Presidência mostra "duras críticas" ao PM.
Ministro da Educação

Ministro. Preparação do ano letivo sem atrasos

O governante anunciou que, pela primeira vez, devido à antecipação das tarefas de preparação, as escolas estão em condições de encerrar durante uma semana do mês de agosto.
Ministro da Educação

Serviços mínimos cumpriram a sua função

O ministro da Educação, João Costa, afirma que as informações que tem é que os serviços mínimos permitiram "realizar as provas finais de ciclo e os exames nacionais que já se realizaram".
Noticiário

14h.FNE demarca-se dos cartazes usados no 10 junho

Os cartazes que mostram António Costa retratado como um suíno com dois lápis espetados nos olhos. Ainda neste jornal, também Mário Nogueira garante que a FENPROF não utilizou esta imagem.
Ministro da Educação

O ilusionista chamado João Costa 

O Sr. Ministro da Educação, sabia, sempre soube, que iríamos chegar a este ponto em que nos encontramos. Acreditamos até que era sua intenção.
Professores

Concursos. Ministro desmente críticas

Ministro da Educação afirma que vão ser preenchidas no próximo ano 80% das vagas criadas através de dois concursos, um deles novidade do novo regime de gestão e recrutamento de professores.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos