A cabeça de lista da coligação “Coimbra é Capital” (PDR/MPT) Inês Tafula pretende reindustrializar Coimbra, com medidas para impulsionar a fixação de empresas no concelho.

“Coimbra perdeu a sua indústria nos últimos anos, por isso queremos voltar a colocar Coimbra no sítio que lhe compete, na área da industrialização e de empreendedorismo“, disse esta terça-feira a candidata à agência Lusa.

Inês Tafula considera que as câmaras municipais devem ser “agilizadoras e que permitam a desburocratização rigorosa e rápida dos processos, e não um interlocutor burocrático e que seja lento e ineficaz, como é o caso, que se tem verificado nos últimos anos, através da Câmara Municipal de Coimbra”.

Caso seja eleita, a candidata pretende criar um “contexto fiscal e administrativo atrativo”, através de medidas autárquicas.

“Medidas de fiscalidade municipal que incentive e fomente proativamente a atração de investimento”, bem como a criação de mais postos de trabalho em rede, por exemplo, “aliados ao Centro de Emprego de Coimbra (IFP)”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No seu programa eleitoral, uma das prioridades passa pela criação de “concursos para empresários e jovens empresários de empresas tecnológicas e criativas” em parceria com a “associação comercial e industrial, para que rapidamente consigam ocupar as instalações abandonadas ou desocupadas e a sua requalificação, como no [parque tecnológico] Iparque”.

A coligação “Coimbra é Capital” tem previstas estratégicas atender a todas as necessidades dos empresários de forma rápida e desburocratizada.

Propomos a criação da ‘Coimbra Companys Management’ que seja, uma agência para atendimento e gestão de processos internos relacionados com micro, médias e macro empresas”, sublinhou.

De acordo com a candidata, a agência ‘Coimbra Companys Management’, terá um “gabinete de apoio e atendimento aos jovens empresários”, para esclarecimentos sobre apoios, subsídios e fundos europeus para a criação de empresas.

Nesta agência será prestado o serviço ‘Companys Management Ativo’ que servirá designadamente para desburocratização processual, procura e concentração de soluções e parcerias, entre outras.

Dentro deste serviço, existem várias iniciativas, nomeadamente o “Coimbra Investe”, “Coimbra Capital+”, “Jovem Capital+”, “Coimbra Capital + Empresas”, vocacionados para desenvolver o empreendedorismo e captação de investimento.

Nas eleições marcadas para dia 26 de setembro concorrem à Câmara Municipal de Coimbra Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra — PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (PDR/MPT), Francisco Queirós (CDU) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).