Ausente em Londres desde o dia 12 de setembro com o conhecimento dos três processos em que já foi condenado a três penas de prisão efetivas, João Rendeiro já não está em território europeu. A TVI noticiou em primeira mão, e o Observador confirmou, que o ex-líder do Banco Privado Português (BPP) viajou do Reino Unido para um país não europeu que não tem acordo de extradição com Portugal.

Tendo em conta que, tal como o Observador noticiou em exclusivo esta terça-feira, Rendeiro tem uma ordem judicial para se apresentar na próxima 6.ª feira no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa para ser alterada a medida de coação, Rendeiro está em fuga e poderá ser em breve considerado formalmente como um foragido à Justiça. “Estou no estrangeiro e não vou voltar”, disse Rendeiro ao Sapo24.

Tribunal ordena presença de João Rendeiro em Lisboa no dia 1 outubro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao que o Observador apurou, o ex-banqueiro recusa-se a cumprir a ordem judicial da juíza Tânia Loureiro Gomes. Logo, é uma questão de tempo até a Justiça determinar a emissão de mandado de captura internacional  com vista à detenção de João Rendeiro.

“Mesmo fora da União Europeia, hoje cada vez é mais difícil escapar às malhas da justiça”

Recorde-se que Rendeiro foi condenado a uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses por ter falsificado a contabilidade do BPP — sentença esta que transitou em julgado no passado dia 17 de setembro. E tem ainda pendentes duas penas de prisão efetiva, uma de 10 anos de prisão por fraude fiscal e branqueamento de capitais e outra de dois anos e meio por burla qualificada, que ainda não transitaram em julgado. Esta última foi decidida esta terça-feira.

Rendeiro condenado a prisão efetiva pela terceira vez no caso BPP: “Os últimos a saltar são os que pagam as favas”, diz juiz