As primeiras unidades do Cupra Born começaram a sair da linha de montagem de Zwickau, na Alemanha, onde é fabricado juntamente com os VW ID.3 e ID.4, além do Audi Q4 e-tron. Com a chegada de mais um modelo, a capacidade de produção de Zwickau foi incrementada para 1400 unidades/dia, cerca de 330.000/ano, o que a transforma na maior fábrica de veículos eléctricos europeia.

O Born é um modelo particularmente importante para a Cupra e, por tabela, para a Seat. Não apenas por ser o seu primeiro modelo eléctrico, mas porque o construtor está convencido que o Born vai permitir à marca duplicar as vendas até 2022. Um objectivo em linha com um outro, defendido pelo fabricante, que consiste em electrificar Espanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

UrbanRebel: o mini desportivo e eléctrico da Cupra

O CEO da Cupra (e Seat) Wayne Griffiths recordou que, “há 70 anos, a Seat pôs Espanha sobre rodas”, para avançar que “agora pretendemos ser os primeiros a fabricar veículos eléctricos no território, com o projecto Future: Fast Forward”. Aqui Wayne Griffiths praticamente deu como garantido o objectivo anunciado há poucas semanas como uma possibilidade, em que a Seat pretende concentrar em Espanha a produção do pequeno citadino eléctrico que a Cupra, Volkswagen e Skoda vão comercializar nos mercados europeus, por valores a começar nos 20.000€.

O citadino eléctrico da Cupra será baseado no UrbanRebel Concept, revelado no Salão de Munique, que recorre a uma versão mais curta da plataforma MEB utilizada no Born, a MEB21, com tracção à frente. Caso se confirme, a fábrica de pequenos eléctricos espanhola poderá atingir uma produção de 500.000 unidades em 2025.