Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a Proteção Civil.

O coordenador da Proteção Civil do concelho de Ponta Delgada, Pedro Azevedo, explicou à agência Lusa que se tratava de “uma habitação antiga, localizada na Avenida Príncipe de Mónaco”, na cidade de Ponta Delgada e que, devido à chuva intensa na ilha de São Miguel, acabou por se desmoronar”.

O casal e os dois filhos que residiam na habitação estão todos bem e foram para casa de familiares”.

Quanto ao nível de água da lagoa das Sete Cidades, que “subiu consideravelmente” devido à forte chuva, o responsável adiantou que “a situação está resolvida para já”, uma vez que foram “realizados trabalhos de limpeza para escoamento natural das águas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pedro Azevedo disse ainda que estão “praticamente resolvidas” as situações de vias que estavam obstruídas na segunda-feira, nomeadamente na freguesia dos Ginetes e Arrifes, estando “em fase de conclusão os trabalhos de limpeza”.

Em São Vicente Ferreira, o pavilhão multiusos voltou a ser inundado, na segunda-feira, tendo o coordenador da Proteção Civil do concelho de Ponta Delgada explicado que a situação “está resolvida, mas o piso do pavilhão terá de ser reposto”.

A forte precipitação provocou ainda, na segunda-feira, várias inundações em habitações nas ilhas de São Miguel e Terceira e em várias vias públicas, segundo disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Mau tempo provoca inundações em vias públicas e habitações em Ponta Delgada

Contactada esta terça-feira pela Lusa, a mesma fonte da Proteção Civil açoriana referiu que as situações “já foram resolvidas” e “não houve necessidade de proceder a realojamentos”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo, até às 18:00 de terça-feira, as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) tendo em conta as previsões de precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

O aviso amarelo meteorológico é o terceiro menos grave de uma escala de três.