Enquanto se aguarda a chegada do Tonale, o segundo SUV da Alfa Romeo e o primeiro modelo de Arese a chegar ao mercado com uma componente de electrificação, a marca italiana procura capitalizar o seu património histórico na actual gama. Giulia e Stelvio passam assim a ser propostos em duas novas edições especiais, ambas “coladas” a modelos emblemáticos do passado da casa transalpina.

Os Giulia e Stelvio GT Junior inspiram-se no GT 1300 Junior, do qual foram comercializadas quase 100.000 unidades entre 1966 a 1976, enquanto série ‘6C Villa d’Este’ evoca o 6C 2500 SS Coupé que na edição de 1949 do Concurso de Elegância de Villa d’Este conquistou o prémio do público, o Referendum Grand Prix.

A edição limitada GT Junior assenta no nível de equipamento mais desportivo (veloce) e distingue-se pela exclusiva cor, denominada Lipari Ochre, a que se juntam jantes de liga leve com design de cinco círculos, de 21 polegadas no Stelvio e de 19″ no Giulia. No interior, há que contar com bancos em pele, ajustáveis electricamente, e a inscrição “GT Junior” bordada no apoio de cabeça dos assentos da frente. Diferenciador é ainda padrão e a silhueta do GT 1300 Junior dos anos 60 no painel de instrumentos. Sob o capot, o Giulia e o Stelvio GT Junior montam o 2,2 litros turbodiesel de 210 cv ou, a gasolina, o quatro cilindros de 2,0 litros turbo com 280 cv, acoplado à caixa automática de oito velocidades e com tracção integral.

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Já na série 6C Villa d’Este, a berlina e o SUV transalpinos “vestem-se” com um vermelho de três camadas, tonalidade que remete para o original de 1949, e completam o look com frisos cromados à volta das janelas e jantes de liga leve de 21” no Stelvio e de 19”, também aqui com o desenho de cinco círculos aplicado nos GT Junior. No habitáculo, os encostos de cabeça dos bancos da frente exibem o nome da série e os bancos em pele bege, além de regulação eléctrica, contam com a função de aquecimento. Quanto a motores, a diferença face à edição limitada GT Junior reside no Giulia, que é proposto com o 2,2 litros turbodiesel de 190 cv ou com o motor 2,0 litros turbo, a gasolina, de 200 cv, ambos com tracção traseira.

Comum às duas séries é o facto de a coluna de direcção estar sempre equipada com patilhas da transmissão em alumínio, reforçando o enfoque desportivo destas duas edições especiais. Opcionalmente, o equipamento pode ser reforçado com sistemas de ajuda à condução de nível 2, câmara de visão traseira com grelha dinâmica, sensores de estacionamento, carregador sem fios e portão da bagageira com abertura automática.

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