No verão, chegou a estar praticamente certo que Bernardo Silva ia sair do Manchester City. O avançado português foi associado ao Barcelona, foi associado ao Atl. Madrid, foi associado ao Arsenal e foi até associado ao Tottenham no negócio que procurava levar Harry Kane para os citizens. Guardiola chegou a dizer que só queria que Bernardo fosse feliz “no City ou em qualquer lado”, abrindo definitivamente a porta a uma saída que se tornou mais do que um rumor quando Jack Grealish foi contratado.
Bernardo Silva, porém, ficou. E a verdade é que o arranque de temporada do jogador de 27 anos tem provado que essa foi a decisão correta. O português é o sexto jogador de campo mais utilizado por Pep Guardiola na Premier League esta época — sendo que três do top 5 são defesas –, foi titular em sete das oito jornadas que já decorreram e só não teve minutos na única derrota do Manchester City, contra o Tottenham. A par de Rodri, Rúben Dias e João Cancelo, Bernardo tem sido consistentemente um dos melhores elementos dos citizens e só perde para Cancelo nas recuperações de bola e para Grealish nos dribles concluídos.
Mas há mais. Desde o final da época passada, o jogador português foi titular em 30 dos 45 jogos possíveis na Premier League e o Manchester City leva uma extraordinária taxa de vitórias de 80% sempre que Bernardo Silva joga de início. Quando não é titular, essa taxa cai para 46,7%. Este sábado, a lógica manteve-se: Bernardo foi titular no Etihad contra o Burnley, abriu o marcador numa recarga ainda dentro do primeiro quarto de hora (12′) e acabou por ser substituído apenas nos descontos, já depois de Kevin de Bruyne ter dilatado a vantagem da equipa de Guardiola (70′). No fim, foi considerado o melhor em campo.
Com esta vitória e na antecâmara da visita ao Club Brugge para a Liga dos Campeões, o Manchester City voltou a ficar a um ponto do Liverpool, que já tinha goleado o Watford este sábado, e fica à espera de ver o que ainda faz o Chelsea contra o Brentford para saber se fica em segundo ou terceiro na Premier League.
Your @EASPORTSFIFA Man of the Match is…????
⭐️ @BernardoCSilva ⭐️
???? 2-0 ⚫️ #ManCity pic.twitter.com/eqtIxbwzVx
— Manchester City (@ManCity) October 16, 2021