Apesar de todos os esforços feitos para conter o preço da eletricidade nas famílias, o boletim que faz a lista das ofertas disponíveis no mercado liberalizado no último trimestre revela que apenas quatro elétricas conseguem oferecer um desconto face à tarifa regulada.

Em janeiro passado, o mesmo boletim elaborado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) mostrava 14 ofertas mais baratas para o consumidor tipo 1, um casal sem filhos. Esta contabilidade repete-se nas ofertas para outras tipologias de consumidores: casal com dois filhos e casal com quatro filhos. Isto significa que apesar de a tarifa regulada ter sido revista em alta duas vezes este ano, (face aos valores de janeiro), várias elétricas no mercado subiram mais os preços das suas ofertas, refletindo o aumento dos custos com a compra de eletricidade no mercado grossista.

Apesar da redução do número de ofertas mais baixas, a ERSE diz que as opções do mercado liberalizado ainda permitem poupanças anuais entre 58 euros e 365 euros face à tarifa regulada.

Considerando só fornecimento de eletricidade, apenas a EDP Comercial, a Goldenergy, a Endesa e a Galp conseguem manter ofertas mais reduzidas do que as tarifas. Destas três, EDP Comercial, Endesa e Goldenergy não subiram ainda os preços face a janeiro. Estas elétricas que são também as que têm maior número de clientes, terão de rever os seus tarifários no próximo ano para repercutir o agravamento da fatura com a aquisição de eletricidade, mas o Governo tem a expetativa de que a diminuição substancial das tarifas de acesso decidida a partir do próximo ano permite contrariar na fatura final o efeito da subida da componente energia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Novas ofertas de eletricidade já subiram preços face a janeiro

A Galp que era a oferta mais barata em janeiro subiu em pouco mais de dois euros o custo da fatura mensal, mas manteve-se ainda abaixo da tarifa regulada. A Goldenergy têm as ofertas mais económicas para os consumidores tipo 1 e 2. A EDP Comercial é a mais vantajosa para famílias com seis elementos.

Comparando as ofertas disponíveis em janeiro com as referentes ao último trimestre do ano, a maioria das elétricas que estão no mercado aumentaram os preços das ofertas para novos clientes, sendo que os dados da ERSE não permitem saber como estão a evoluir os preços para os consumidores que se mantém no mesmo fornecedor.

Na analise feita pelo regulador às ofertas duais (eletricidade e gás), continuam a estar disponíveis quatro ofertas mais baixas do que a soma da tarifa regulada da luz e do gás, mas este é o mesmo número que já existia em janeiro.

A escalada dos preços de eletricidade levou já a que pelo menos duas comercializadoras tenham deixado o mercado por falta de capacidade para cumprir as condições financeiras exigidas, tendo os seus clientes passado para a tarifa regulada. Mas para já o número de empresas com ofertas em mercado mantém-se acima das 20.