Já conseguiu ajustar-se aos horários letivos? Programar as atividades extracurriculares? Gerir as birras, os banhos e as refeições? E o sono: impecável, não? O regresso às aulas nunca foi fácil; ao fim de dois confinamentos e uma pandemia, tornou-se uma ciência oculta. Nesta lista de cinco podcasts em português (mais cinco referências em inglês), vai encontrar outros pais à toa, especialistas em campos tão diferentes como a psicologia, a música e a sustentabilidade e, não um babysitter, mas programas capazes de distrair as crianças durante uns bons minutos – sem ser a olhar para um ecrã.

EM PORTUGUÊS

“Puericooltura”

Ativista e consultora na área da sustentabilidade, Joana Guerra Tadeu é a auto-intitulada “ambientalista imperfeita”. Neste Puericooltura, junta a paixão pelo ambiente à paixão pela filha Aurora. O podcast pretende ser um espaço woke onde “mamãs Millenial” falam “sem filtros” sobre todas as questões que podem surgir quando se embarca na maravilhosa aventura da maternidade – e ao mesmo tempo se tenta salvar o planeta. De dicas práticas sobre como ter um estilo de vida minimalista (Guerra Tadeu começou por se apresentar nas redes sociais como “A Minimalista”) às questões de sempre em torno do sono, do parto ou da alimentação. Se no início eram frequentes os episódios dedicados a responder às perguntas dos ouvintes, hoje a maior parte assume a forma de conversa descontraída, com entrevistadas tão diversas como a humorista Joana Gama, a influencer Mafalda Sampaio e a guru do mindfulness Mikaela Övén.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para começar: Os bebés também querem dormir, com Constança Cordeiro Ferreira

“O Pediatra Responde”

Depois do Dr. Google, o Dr. Podcast. No caso, promovido por um hospital privado, o que suavizará o erguer de sobrancelhas do médico ou médica dos seus rebentos no momento em que justificar as suas perguntas com um, “é que eu ouvi um podcast em que se dizia que…” Desde fevereiro que o Hospital da Luz promove sessões de esclarecimento aos pais sob a forma de podcast. Vacinas, eczema atópico, chucha e sono são alguns dos temas tratados nesta produção caseira em que médicos respondem às dúvidas de funcionários da instituição. Na moderação está a experiente Graça Rosendo, que nos tempos de jornalista passou por publicações como o Independente e o Expresso. Se valoriza a qualidade da informação, o tom institucional não é coisa que o intimide e é capaz de viver sem sentido de humor, este podcast pode ser para si.

Para começar: Por que é que os meus filhos estão sempre doentes?

“O Teu Mal é Sono”

Duas especialistas do Centro de Medicina do Sono andam há mais de um ano a explicar-nos tudo aquilo que acontece durante o terço da nossa vida em que a consciência é suspensa. O gatilho foi o primeiro confinamento e as alterações no sono que quase todos experimentámos. A partir daí, já se falou sobre tudo, desde insónias e sonambulismo à paralisia do sono e o sono nas prisões. Vale pelo jingle de abertura, pela profusão de assuntos e pelo discurso acessível e informado. E se está a perguntar-se, “que diabo tem isto a ver com parentalidade?”: todos os pais sabem que “sono” se torna palavra-chave a partir do momento em que um bebé passa a fazer parte do agregado familiar.

Para começar: Sono Infantil – O bê-á-bá do sono das crianças, bebé adormecida em cima do esparguete e a mulher de chupeta

“Calcinha Larga”

Já foi destaque desta rubrica e continua a merecê-lo. O oitavo podcast mais ouvido do Brasil junta três mulheres “superlegais (será?), muito raladoras (será?) e bastante inseguras”, para falar sem filtros e com muita graça, primeiro de maternidade, depois de sexo, amizade, e agora sobre família. Tati Bernardi, Camila Fremder e Helen Ramos são humoristas, guionistas e mães. Todas as semanas conversam com uma convidada (e de vez em quando um convidado) e expõem as suas dúvidas, angústias e irritações. A forma ideal de se sentir acompanhada nas várias vezes por dia em que, citando Bernardi, “se sente uma mãe de merda”.

Para começar: Culpa

“Zig Zag”

Não é apenas um podcast, mas uma rádio com dezenas de podcasts. Lançada em 2016, esta webradio da RTP, apresentada na altura como “a rádio do banco de trás” para “um público à frente do seu tempo”, é hoje uma referência entre a miudagem. Pode ser ouvida em streaming ou peça a peça, tanto no site da televisão pública, como numa série de agregadores de podcasts, incluindo o iTunes e o Spotify. Difícil é escolher, mas os miúdos não costumam ter problemas em fazê-lo: de histórias de encantar a programas de divulgação científica, passando pelo teatro, a filosofia, a história, o humor e mais.

Para começar: Publicidade Inventada

EM INGLÊS

“The Longest Shortest Time”

Uma espécie de campeão da longevidade, existiu durante nove anos e os arquivos estão todos online. É também um campeão da empatia – e os dois factos só podem estar relacionados. Cada programa uma história, cada história uma pessoa, cada pessoa um tema. A anfitriã, Hilary Frank, começou o podcast para se sentir menos sozinha, depois de um parto traumático. Acabou por criar uma referência absoluta na área ou, como diz a própria, “um programa sobre parentalidade que é para todos”.

Para começar: What my mother and I don’t talk about

“Good Inside With Dr. Becky”

Uma psicóloga clínica mãe de três alterna respostas a perguntas difíceis enviadas pelos pais com abordagens em profundidade a desafios específicos. Do impacto dos filhos no relacionamento dos progenitores a como explicar de onde vêm os bebés. O tom é tranquilo e o conhecimento específico. A experiência pessoal completa esta tríade de virtudes.

Para começar: How to talk about death with your kids?

“Respectful Parenting: Janet Lansbury Unruffled”

Se a Dr. Becky do podcast acima é o yin, Janet Lansbury é o yang. Ex-atriz e ex-modelo, interessou-se pela parentalidade quando se tornou mãe. Desde então, escreveu vários livros e tornou-se uma das principais figuras de um método olhado de lado em alguns círculos intitulado RIE parenting. A criança, defende, deve ser tratada como um ser autónomo, capaz e com quem podemos ter uma comunicação autêntica – num tom de voz adulto e normal. Neste “Unruffled” explica como usar os princípios do método no dia-a-dia.

Para começar: Attention-Getting Inappropriate Behaviour

“But Why: a podcast for curious kids”

“As sementes estão vivas?”, “O que acontece às florestas depois dos incêndios?”, e “Porque é que as joaninhas têm pintas pretas?” Quem tem filhos tem cadilhos – e muitas vezes surgem em forma de pergunta. Aqui, pode passar a bola aos especialistas, e não, não é o Google. Cada episódio começa com uma questão real de uma criança igualmente real, que peritos das mais variadas áreas vão responder. Aquela dica para os miúdos que também serve para os pais.

Para começar: Who invented noodles?

“David Walliams’ Marvelous Musical Podcast”

Se tem filhos com mais de sete anos, é provável que conheça os livros do humorista britânico. Esta é a encarnação de Walliams em podcast: igualmente escatológico, igualmente divertido, não sobre as piores crianças do mundo, mas sobre alguns dos maiores compositores clássicos da história. De Mozart, incluindo o seu estorninho de estimação e particular sentido de humor, à maior de todos os Schumman, Clara, mulher de Robert (Schumann).

Para começar: The Liszt Factor