A RTP revelou esta quinta-feira os nomes dos compositores que vão concorrer ao Festival da Canção no próximo ano.

Para a edição do primeiro trimestre de 2022 foram convidados a compor canções (e aceitaram) os músicos Agir, Aurea, Blacci, Cubita, DJ Marfox, Fábia Rebordão, Fado Bicha, FF, Joana Espadinha, Kumpania Algazarra, Maro, Norton, Os Azeitonas, PZ, Syro e Valas.

Já Pedro Marques, Pepperoni Passion, The Mister Driver e Tiago Nogueira (da banda Os Quatro e Meia) vão participar como compositores por terem sido selecionados num concurso de livre submissão aberto ao público, para o qual foram enviadas mais de 600 canções.

Por agora, não se sabe ainda que compositores irão também participar como intérpretes, interpretando assim os seus próprias temas.

Este ano, o concurso de canções da RTP — que apura o representante português no Festival Eurovisão da Canção — foi vencido pela banda The Black Mamba, com o tema “Love is On My Side”. O grupo ficou em 12º lugar na Eurovisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

The Black Mamba: “O Festival e a Eurovisão foi uma bênção que veio dos céus”

Em 2019, o Festival da Canção tinha sido vencido por Marta Carvalho (compositora) e Elisa (intérprete), que não puderam participar na Eurovisão. Isto porque a edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia da Covid-19.

Os vencedores anteriores foram Conan Osiris (compositor e intérprete) em 2019, Isaura (compositora) e Cláudia Pascoal (intérprete) em 2018 e Luísa Sobral (compositora) e Salvador Sobral (intérprete) em 2017.

A primeira edição do Festival da Canção da RTP aconteceu em 1964, há quase 60 anos. O concurso já premiou canções e clássicos do cancioneiro português como “Desfolhada Portuguesa” (Simone de Oliveira), “E Depois do Adeus” (Paulo de Carvalho), “Dai-li-dou” (Gemini), “Playback” (Carlos Paião) e “Bem Bom” (Doce), entre outros.

Em 2016 o Festival da Canção não se realizou. Depois de um ano de interregno, o concurso retomou em 2017 — regressando parcialmente a um modelo anterior de convite a compositores, ao invés de funcionar exclusivamente como concurso de livre submissão aberto a todos.

Nessa edição de 2017, Luísa Sobral, convidada a participar como compositora, compôs a canção “Amar Pelos Dois”. Interpretado pelo seu irmão Salvador Sobral, o tema deu a Portugal a sua primeira vitória no Festival Eurovisão da Canção.