Finanças Públicas

Finanças Públicas

O défice público ainda é um problema

Todos, em especial os socialistas, devem estar gratos a Costa e Centeno pelo controlo das contas públicas. Em 2017 foi por um triz que não nos vimos embrulhados no procedimento por défices excessivos
Finanças Públicas

O esbulho fiscal

191
Se é verdade que a nossa carga fiscal está ligeiramente abaixo da média da União Europeia, também é verdade que o nosso esforço fiscal está muito acima da média. Está, por exemplo, 37% acima do alemão
Programa de Estabilidade

Porque não se entendem BE e Governo sobre a folga?

Mais um embate no Parlamento entre Mariana Mortágua e Mário Centeno sobre as metas do défice e uma folga orçamental sobre a qual não se entendem. Afinal do que estão a falar?
Programa de Estabilidade

Tiros no PE não mudam estratégia de Centeno

Diminutivo do Programa de Estabilidade (PE) deu para trocadilhos no debate parlamentar onde a estratégia de Centeno foi posta em causa, da direita à esquerda. Mas nenhuma resolução será aprovada.
Programa de Estabilidade

Parlamento debate Programa de Estabilidade

O debate sobre o Programa de Estabilidade e as Reformas do Governo tem início marcado para as 10h00 e uma duração prevista de duas horas. Conta com a presença de Mário Centeno.
Programa de Estabilidade

Catarina conta com voto do PS em projeto do BE

A coordenadora do BE disse este domingo ter a expectativa de que o projeto de resolução sobre o Programa de Estabilidade possa ser aprovado, esperando o voto a favor do PS.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Finanças públicas não são um fim em si mesmo"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou esta sexta-feira que as finanças públicas saudáveis "não são um fim em si mesmo", mas antes "um fim ao serviço das pessoas".
Programa de Estabilidade

Teodora Cardoso defende estratégia de Centeno

A presidente do Conselho das Finanças Públicas defendeu as escolhas de Mário Centeno, muito criticadas à esquerda, de reduzir mais o défice do que o acordado. É a “adequada na situação atual”, diz.
PCP

Plano de Estabilidade. PCP também tem projeto

Depois do BE, CDS e PSD, (quase) só faltava o PCP apresentar um projeto de resolução sobre o Programa de Estabilidade do Governo. Comunistas criticam submissão à Europa e metas do défice e da dívida.
CDS-PP

CDS. 82 páginas para mostrar "o outro caminho"

206
CDS vai pedir a rejeição do Programa de Estabilidade do Governo e levar a votos um projeto de resolução a mostrar "o outro caminho". São 82 páginas a pedir redução da carga fiscal, até na cultura.
PSD

PSD vai ter projeto sobre Programa de Estabilidade

Tema "não foi discutido" na reunião de deputados mas Fernando Negrão anunciou: afinal, PSD vai ter projeto de resolução sobre Programa de Estabilidade, mas ainda não decidiu se rejeita o do Governo.
Orçamento do Estado

UTAO. Redução do défice depende da queda dos juros

Técnicos consideram que o Programa de Estabilidade não prevê nenhuma medida de consolidação permanente significativa. Sem a queda esperada nos juros, o resultado seria um agravamento nas contas.
Finanças Públicas

Temos um novo António Costa?

318
Costa tem a oportunidade de resolver o drama das finanças públicas que nos atormenta há décadas. Escondendo do povo o que estava a fazer, fez o que não disse. Com sucesso. Os fins justificam os meios?
Orçamento do Estado

FMI vê défice a cair menos que o Governo

Departamento liderado por Vítor Gaspar antecipa um menor ritmo de redução do défice nos próximos anos que o previsto no Programa de Estabilidade, não acredita no orçamento equilibrado em 2020.
Governo

É a sério ou a brincar?

142
A única coisa de importante que mudou desde que este governo tomou posse foi o tipo dos cortes realizados. Em vez de cortar nas despesas com pessoal, cortou nas despesas de funcionamento, como a saúde
Orçamento do Estado

Centeno corta défice estrutural a metade

279
O Governo mudou a sua política orçamental para uma postura restritiva e cortou o défice estrutural a metade, o dobro do exigido pela UE. Investimento cresceu à custa de obra nas regiões e autarquias.
Mário Centeno

Aumentos no público? Centeno nunca diz nunca

567
Mário Centeno nunca diz nunca e não exclui, portanto, que possa haver aumentos na Função Pública em 2019. Mas alerta que a carga fiscal não pode baixar sem se atingir o equilíbrio nas contas públicas.
Mário Centeno

Centeno quer impressionar Bruxelas, ser comissário

Marques Mendes diz que Centeno quer ser "comissário europeu ou vice-presidente da Comissão Europeia" e por isso fez um programa de estabilidade para reduzir défice. "Quer impressionar Bruxelas."
Finanças Públicas

O Bloco transformou Centeno no novo Vítor Gaspar

168
As funções europeias de Centeno revelaram o seu real pensamento: ele está muito mais próximo de Vítor Gaspar do que da escola de Louçã que manda no Bloco. Não há ninguém nas esquerdas que não o saiba.
Programa de Estabilidade

Centeno: Do rigor no défice às promessas para 2021

Centeno apresentou o Programa de Estabilidade com uma mensagem de rigor para a esquerda, mas também com promessas para lá das eleições, como a descida no IRS para 2021 -- prometida desde 2015.
Programa de Estabilidade

Costa não vê motivos para rejeição do BE e do PCP

António Costa disse esta sexta-feira que o seu Governo está "a cumprir tudo" com o que se comprometeu" e que não vê razões para o Bloco de Esquerda e o PCP estarem descontentes com a redução do défice
Programa de Estabilidade

Programa de Estabilidade rejeitado pela oposição

As reações dos partidos ao Programa de Estabilidade têm um ponto em comum: PSD, CDS, BE e PCP rejeitam as ideias do documento apresentado. Mas por razões diferentes.
Programa de Estabilidade

Nova descida de IRS é para baixos rendimentos

318
Governo promete novo alívio de 200 milhões no IRS a concretizar só em 2021. Dinheiro será usado para criar o crédito fiscal para os trabalhadores com mais baixos rendimentos prometido pelo PS em 2015.
Programa de Estabilidade

BE com projeto de resolução. PS fala em "equívoco"

João Galamba diz que projeto de resolução anunciado por Mariana Mortágua "parte de um equívoco". Em causa estão divergências sobre revisão do défice anunciada pelo Governo no Programa de Estabilidade.
Programa de Estabilidade

Governo promete cortar 200 milhões de IRS em 2021 - como aconteceu

Ministro das Finanças apresenta o Programa de Estabilidade 2018-2022 e no documento promete uma nova redução de impostos, mas só na próxima legislatura. Acompanhe a conferência de imprensa ao minuto.
Programa de Estabilidade

Centeno apresenta esta sexta Programa Estabilidade

Mário Centeno apresenta esta sexta-feira à imprensa, pelas 19h30, o Programa de Estabilidade 2018-2022, aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira.
Programa de Estabilidade

Governo revê desemprego de 8,6% para 7,6% este ano

Programa de Estabilidade que será entregue esta sexta-feira ao Parlamento também espera uma melhoria no emprego, toda à custa do crescimento do emprego no setor privado.
Finanças

Programa de Estabilidade chega ao Parlamento

Nova meta do défice, de 0,7% do PIB, é mais baixa do que aquela acordada no Orçamento do Estado. Documento é debatido na Assembleia no dia 24 de abril.
Programa de Estabilidade

Bloco e PCP: "Governo tem de cumprir o Orçamento"

PCP e Bloco recusam estar numa "crise política" com o PS, depois da aprovação do Programa de Estabilidade. Mas lembram Mário Centeno e António Costa que os compromissos do Governo são para cumprir.
Finanças Públicas

Centeno construiu um castelo de cartas

Mário Centeno sabe que os esforços realizados produziram frutos, mas que não resultaram de qualquer reforma estrutural. As finanças públicas estão melhores, mas o acréscimo de saúde não é robusto.
Programa de Estabilidade

Centeno vai 2,5 mil milhões além do défice

257
Pressão à esquerda não demove Centeno e a revisão do défice para 0,7% este ano mantém-se. Centeno já reduziu o défice em 1700 milhões além do acordado e quer chegar aos 2.460 milhões já este ano.
Programa de Estabilidade

Lista de investimentos para acalmar a esquerda

Programa de Estabilidade terá lista de investimentos, com compromisso de montantes e calendário para execução. Em causa estão áreas sociais mais afetadas pelos cortes, como a saúde.
Programa de Estabilidade

Aprovado Programa de Estabilidade para 2018-2022

Conselho de Ministros aprovou o Programa de Estabilidade 2018-2022 que vai ser discutido a 24 de abril. O Governo deve entregar o documento na sexta-feira à Assembleia da República.
Crescimento Económico

O Portugal de Centeno é muito poucochinho

1.001
Se 19 países da UE cresceram mais do que nós em 2017, porquê os foguetes de Centeno? Se 40% dos novos contratos são de salário mínimo, porquê tanto entusiasmo com o emprego? Melhor tem de ser possível
Maioria de Esquerda

"Se contas correrem mal, vai tudo por água abaixo"

107
Líder parlamentar do PS diz que esquerda conhece as consequências de um recuo na consolidação das contas públicas e garante que ajustamento está a ser "prosseguido de forma suave e atenuada".
Orçamento do Estado

Governo quer cortar menos de 300 milhões no défice

Contas do Governo para o Programa de Estabilidade mostram um corte inferior a 300 milhões de euros no défice deste ano. Ajustamento previsto para 2019 é quase o quádruplo.
Finanças Públicas

Abriu a caça a Centeno

1.348
O ministro das Finanças está transformado num alvo. Centeno é vítima do sucesso que lhe foi permitido pela esquerda mas que, sem o faz de conta, é insuportável para a esquerda.
Programa de Estabilidade

BE e PCP estão "muito unidos", diz Cristas

127
Assunção Cristas disse esta quarta-feira que Bloco e PCP estão "muito unidos" porque acabam por aprovar os documentos estruturantes da governação, como o Programa de Estabilidade (PE).
Hospitais

Problemas no São João conhecidos há uma década

2.766
O ministro das Finanças disse que a questão da ala pediátrica do Hospital de São João tem sido empurrada por vários governos sem ser resolvida. Investimento vai avançar, mas não diz quando, nem como.
Contas Públicas

Centeno: "Não vamos colocar em risco" o conseguido

151
Ministro das Finanças diz que "não há nada mais positivo para os portugueses do que a colossal redução dos juros" da dívida e contesta ideia de ter esmagado serviços públicos com corte na despesa.
Programa de Estabilidade

Parceiros reúnem-se com Centeno e Vieira da Silva

Parceiros sociais reúnem-se com Mário Centeno e Vieira da Silva em Concertação Social às 15h30. Vão discutir o Programa de Estabilidade 2018-2021 e "outros assuntos".
Política

Quem paga a fatura deste défice tão baixo?

Houve cortes em juros e subsídios, despesas por fazer, mas também houve poupanças e mais impostos cobrados. Voltaram a ser os mesmos a pagar a fatura: saiba quem, em cada uma das áreas e ministérios.
Política

Centeno garante que esforço fiscal não aumentou

1.284
O ministro e o deputado do PSD Leitão Amaro envolveram-se numa troca de palavras acesa sobre a evolução da carga fiscal. Centeno acusa o deputado de roçar a "iliteracia financeira e numérica".
Dívida Pública

Estado gastou mais de 12% do PIB a ajudar bancos

461
Banco de Portugal atualizou dados sobre os valores que o Estado gastou a ajudar bancos: o impacto no défice foi de 9,1% do PIB e na dívida superou os 12% do PIB.
Finanças Públicas

O país está doente? Mas as contas estão saudáveis

118
O défice público, descontado o efeito dos apoios à Caixa, baixou para 0,9%? Óptimo. O feito de Mário Centeno corresponde a um processo duradouro de consolidação orçamental? Veremos.
Execução Orçamental

Execução orçamental: tempo de ponderar reformas

Com a confirmação oficial de que o défice de 2017 foi o "défice mais baixo da democracia", Costa e Centeno podem deixar de olhar para os fantasmas do passado e começar a preocupar-se com o futuro.
Finanças Públicas

Um elogio a António Costa e Mário Centeno

1.736
Muitos ministros das Finanças tentaram dominar o “monstro”, apenas um parece estar a conseguir. Centeno está de parabéns. E Costa também. Esperemos que as tentações eleitoralistas não estraguem tudo.
Finanças Públicas

PS desvaloriza decisão de incluir Caixa no défice

419
O PS considerou que nenhuma relevante instituição internacional irá atribuir importância ao facto de o Eurostat ter contabilizado a recapitalização da CGD no défice de 2017, elevando-o de 0,9 para 3%.
Finanças Públicas

INE decidiu incluir CGD no défice de 2017: 3%

206
O INE acolheu argumentos do Eurostat e registou no saldo de 2017 custos com a recapitalização da Caixa, que o Governo sempre combateu. Sem esse efeito, o défice seria de 0,92% do PIB.
Finanças Públicas

INE confirma se défice ficou perto dos 1%

O INE deverá confirmar hoje que o défice orçamental de 2017 ficou próximo de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e divulgar qual foi o impacto da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Conselho e Finanças Públicas

Mais responsabilidade para gestores de saúde

192
A presidente do Conselho das Finanças Públicas defende mais capacidade de decisão e responsabilidade para os gestores do setor da Saúde e acredita que Costa tem condições para ser reeleito.
Moçambique

Atraso no pagamento de dívidas chega a 517 milhões

Moçambique não pagou ainda qualquer parte da dívida pública emitida em abril de 2016. No total, com todos os atrasos, o Estado tem uma dívida externa que atinge os 517 milhões de euros.
Angola

Angola quer dar qualidade à despesa pública 

Ao nível da gestão das finanças públicas, o Governo angolano quer "introduzir a figura do controlador financeiro", com o objetivo de melhorar a qualidade da despesa pública.
Agências de Rating

Rating vai subir? Banca pode fazê-lo cair de novo

Em entrevista ao Observador, principal responsável pela notação atribuída a Portugal não vê o défice a derrapar nos próximos tempos, mas lamenta que se tenha abrandado o ímpeto das reformas.
Execução Orçamental

Tudo está bem quando acaba bem

O défice orçamentado para 2017 irá ser cumprido. Mais: ficará abaixo do orçamentado. Mas de quem é o mérito desta favorável evolução das finanças públicas?
Angola

Defesa tem 78 milhões para sistemas de vigilância

Entre os investimentos orçamentados pelo Ministério da Defesa Nacional conta-se a aquisição e equipamento de transporte de seis helicópteros e equipamento de vigilância marítima.
Economia

DGO divulga síntese orçamental de 2017

Em 2016, o défice orçamental em contas nacionais ficou nos 2% do PIB e, para este ano, a estimativa do Governo foi atualizada para uma redução do défice para os 1,4% do PIB até dezembro.
Angola

Angola. Imposto sobre rendimentos deve crescer

As receitas provenientes do Imposto sobre o Rendimento do Trabalho cobrado no trabalho por conta de outrem e por conta própria deverão crescer 10% este ano, face a 2017.
Finanças Públicas

Problema Orçamental resolvido? Nem por isso

303
Mais uma vez não estamos a aproveitar os bons ventos da economia para criar um Estado forte e de qualidade nos serviços que presta por ser financeiramente sólido.
IGCP

Portugal emite 4 mil milhões em dívida a 10 anos

Emissão de dívida, com a ajuda de conjunto de bancos, atraiu cerca 17 mil milhões de euros em procura por parte dos investidores. Juro ficou ligeiramente abaixo de 2%.
Finanças Públicas

Um guia optimista para 2018

Não haverá nenhuma crise financeira e os juros continuarão baixos. O Governo vai começar a actuar para que o Estado funcione melhor. Eis um guia optimista para 2018.
Economia

2018. Os riscos à espreita por detrás do otimismo

Há muito que um ministro das Finanças não começava um ano numa posição tão favorável, mas nem tudo são rosas e em 2018 há vários riscos que podem dificultar a tarefa de Mário Centeno.
Orçamento do Estado

Execução orçamental. Um défice saboroso

108
Nas finanças públicas, a execução orçamental até novembro confirma que 2017 foi "saboroso". O défice público deverá fechar o ano em 1,2% do produto, abaixo da meta inicial do Governo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)