481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Finanças Públicas

Finanças Públicas

Sedes propõe duplicação do PIB com "sacrifícios"

A Sedes vai apresentar a sua visão estratégica para o país. A associação, liderada pelo socialista Álvaro Beleza, assume que é um caminho com sacrifícios.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Estatísticas que agradam a todos

A evolução do PIB no segundo trimestre pode ser lido de duas formas opostas, uma positiva e outra negativa. Cá está uma estatística que serve governo e oposição sem precisar de ser torturada.
Ministério das Finanças

Há uma "consultora" pública para avaliar políticas

Anterior governo criou dentro do Estado um centro de competências especializadas para avaliar políticas públicas e apoiar a sua aplicação. O PlanAPP deveria funcionar como uma "consultora" pública.
Crescimento Económico

O que levou a economia portuguesa a recuar?

No segundo trimestre do ano, a economia portuguesa recuou 0,2%, em divergência com o crescimento registado na zona euro. Procura interna é a justificação. O turismo ainda não está a contrariar.
Crescimento Económico

PIB recua 0,2% no 2.º trimestre face ao primeiro

O PIB português cresceu 6,9% em termos homólogos no segundo trimestre deste ano, mas em cadeia contraiu 0,2%, divulgou o INE. A zona euro cresceu 0,7% em cadeia.
Inflação

A dor inevitável da inflação

Vamos ficar mais pobres com a inflação. Os governos devem apenas apoiar as famílias e empresas mais vulneráveis. Para que a crise não seja ainda pior.
Finanças Públicas

Medina. Portugal vai crescer acima da média

O ministro das Finanças realça a evolução esperada para a economia portuguesa, dizendo que é mais do que simplesmente recuperar o que foi perdido.
Finanças Públicas

Estado com défice de 411 milhões até maio 

Segundo a síntese de execução orçamental, a receita fiscal do Estado aumentou 21,0% até maio face ao mesmo período do ano passado, totalizando 17.545,5 milhões e euros, impulsionada pelo IVA e IRC.
Finanças Públicas

PRR com verba para inventário dos imóveis públicos

O tema não é novo e tem suscitado várias críticas do Tribunal de Contas e vários alertas. O património do Estado deve ser inventariado. O PRR tem verbas para isso.
Explicador

PSD. "Governo podia ter reduzido a dívida pública"

O coordenador das Finanças Públicas do PSD lembra que desde 2018 o país teve "taxas de juro historicamente baixas". No PS, Eurico Brilhante Dias acusa o PSD de não discutir dívida publica no OE 2022.
Finanças Públicas

Por que razão o Estado nunca tem dinheiro?

Os 15 blindados M113 oferecidos pela NATO não podem seguir para a Ucrânia porque o Estado português não tem dinheiro para o transporte, aguardando a ajuda inglesa, como se tivéssemos voltado a 1917...
Médicos De Família

1,1 milhões de utentes sem médico de família

O número de pessoas sem médico de família aumentou para mais de 1,1 milhões o que representa 10,9% de inscritos no SNS e "corresponde a um aumento de mais de 303 mil utentes" face a 2020.
Finanças Públicas

Bruxelas quer benefícios fiscais transparentes

Há várias reformas nas quais Portugal está a avançar no âmbito do PRR. Mas é preciso mais. Bruxelas fala em particular nos impostos, segurança social, energia, ambiente e administração pública.
União Europeia

Bruxelas. Regras orçamentais suspensas mais um ano

Bruxelas mantém Portugal sob vigilância pelos seus desequilíbrios macroeconómicos, segundo as conclusões apresentadas no semestre europeu. Comissão propõe suspender as regras orçamentais mais um ano.
Finanças Públicas

Cativações de 2021 foram das mais baixas

Em 2021 foram cativadas despesas de mais de mil milhões, mas foram descativados mais de 700 milhões. Ou seja, as cativações finais ficaram em 317 milhões, um dos níveis mais baixos dos últimos anos.
PRR

Execução do PRR em 2021 "muito aquém" do previsto

Em 2021, a execução do PRR ficou em 90 milhões de euros, cerca de 80% abaixo do previsto nos documentos orçamentais, indica o Conselho das Finanças Públicas.
Impostos

Estado garante 900 milhões em cobranças coercivas

O Estado conseguiu, em 2021, quase 900 milhões de euros em cobranças coercivas, de dívidas que não foram voluntariamente pagas. Mas há mais dívida por cobrar.
Programa de Estabilidade

PE. Parlamento chumba recomendações dos partidos

A Assembleia da República chumbou, esta sexta-feira, as várias recomendações apresentadas pelos partidos relativas ao Programa de Estabilidade para 2022-2026.
Programa de Estabilidade

Como as "circunstâncias" moldaram o debate do PE

O ministro das Finanças, Fernando Medina, defendeu a política de "prudência" seguida pelo Governo no Programa de Estabilidade e no OE 2022. O debate aqueceu com o Novo Banco e o ISCTE.
PSD

PE: PSD critica "simples papel" enviado à AR

Alertando para "tiques de maioria" por parte do Executivo, o PSD pediu ao Governo que substitua o "simples papel" que entregou no parlamento por "um verdadeiro Programa de Estabilidade".
PS

PE. PS acusa PSD de querer desqualificar debate

O deputado Miguel Costa afirmou que a atitude do PSD é “chocante e profundamente lamentável”, referindo-se ao apelo dos sociais-democratas para um verdadeiro Programa de Estabilidade.
PSD

PSD quer um "verdadeiro Programa de Estabilidade"

"O Governo apresenta um documento sem ambição, sem futuro, feito por técnicos e burocratas", acusa o PSD, afirmando que falta ao Programa de Estabilidade dimensão política e uma ambição para Portugal.
Orçamento do Estado

Um Orçamento com a prudência do medo

Ir para além das regras exigidas por Bruxelas e assim garantir que Portugal está preparado para tempos difíceis. Esta é a orientação do primeiro Orçamento de Fernando Medina. Ensaio de Helena Garrido.
Partido Chega

Chega propõe rejeição do Programa de Estabilidade

Partido liderado por André Ventura defende que Programa de Estabilidade "se econtra desatualizadas e desadequadas à atual realidade macroeconómica que o país enfrenta".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

A memória de Medina é assim tão fraca?

O ministro das Finanças diz que “ter contas certas é uma política de esquerda”. É bom que o PS tenha aprendido com o resgate de 2011. Mas a memória não pode ser tão curta.
Programa de Estabilidade

UTAO diz que PE não cumpre requisitos legais

Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que o Programa de Estabilidade (PE) 2022-2026 "surpreende por ter sido submetido por um Governo que não o iria poder executar".
Programa de Estabilidade

PE será discutido no próximo dia 20 de abril

Conferência dos líderes parlamentares agendou ainda a sessão solene que assinala o 25 de Abril de 1974.
Economia

Medina leva "mensagem de confiança" à Europa 

O ministro das finanças apontou que na sua primeira reunião do Eurogrupo e do Ecofin terá oportunidade de transmitir que o novo Governo está a trabalhar "muito intensamente" para apresentar o OE2022.
IRS

Governo volta a reembolsar IRS em 12 dias

Os prazo de reembolso do IRS vão regressar ao modelo pré-pandemia. O que significa que quem entregar uma declaração pré-preenchida poderá ter o seu reembolso em 12 dias.
Programa de Estabilidade

Leão deixa a Medina plano de contenção para contas

O caminho de Leão é de consolidação das contas públicas. Deixa a Medina um programa de estabilidade que prevê excedente orçamental no final do plano.
Programa de Estabilidade

Crise energética e Ucrânia custarão 809 milhões

O Governo estima que os custos com a crise energética e Ucrânia atinjam 809 milhões este ano, mas só terão impacto de 524 milhões no défice.
Finanças Públicas

Com Leão de saída, défice público baixou para 2,8%

As contas públicas portuguesas fecharam o ano de 2021 com um défice de 2,8% do PIB. Este é o registo obtido por João Leão, que será substituído por Fernando Medina nas Finanças.
Finanças

CFP antecipa crescimento de 4,8% para este ano

Portugal deverá crescer este ano 4,8%, segundo as projeções do Conselho das Finanças Públicas, que alerta para a necessidade de se executar o PRR, cujo contributo pode já não ser suficiente.
Finanças Públicas

Défice deverá ficar abaixo dos 4,3% previstos

As contas públicas fecharam o ano de 2021 com um défice de 8.794 milhões, menos 2.862 milhões do que em 2020. Ministério das Finanças prevê défice abaixo dos 4,3% previstos.
Finanças Públicas

Teixeira dos Santos contra baixa de impostos

Antigo ministro das Finanças afirma que não há "margem de manobra" para descer carga fiscal e critica a "demonização" da austeridade. "O que está mal é estar a gastar mais do aquilo que temos", diz.
IGCP

Portugal paga quase o dobro para se financiar

Estado atraiu procura forte em emissão (sindicada) de dívida a 20 anos, com juro de 1,185%. Em novembro, bastou pagar 0,6% por dívida a 15 anos, ilustrando o impacto da inflação nos juros dos países.
Política

Políticas públicas para um tempo digital

Partidos velhos, mesmo os que se apresentam com roupagens novas, agarradas a referências caducas, não são aptos a responder ao que hoje nos é exigido.
Finanças Públicas

Baixa execução da reforma das finanças públicas

Tribunal de Contas diz que o grau da execução da reforma das finanças públicas "é baixo", apontando que não há técnicos na Unidade de Implementação da Lei de Enquadramento Orçamental (UniLEO).
Rádio Observador

Os problemas no regime de pensões. Ligue 910024185

Quem entrar hoje no mercado de trabalho só receberá de pensão 41% do seu último salário. Hoje ainda recebe 74%. Como inverter este regime? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.