913kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eis o livro que vai querer oferecer aos mais novos

Este artigo tem mais de 3 anos

“Assim Como Tu” é a obra vencedora da 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. O livro chega às lojas a 19 de novembro, a tempo de ser o presente de Natal dos mais novos (e não só).

i

Getty Images/iStockphoto

Getty Images/iStockphoto

A espera é sempre difícil de gerir, e quando em causa está o lançamento de um livro que venceu um prémio literário, ainda mais. Mas a contagem decrescente para que todos possam conhecer “Assim Como Tu” está quase a terminar, pois a obra vencedora da edição deste ano do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce será lançada já no dia 19 de novembro, altura em que ficará disponível nas lojas da cadeia.

A história, escrita por Raquel Salgueiro e ilustrada por Jorge Margarido, é a oitava a ser selecionada desde que o prémio foi criado, em 2014, com o objetivo não só de incentivar a criatividade literária e artística, como também de incentivar o gosto dos mais novos pela leitura. Acompanhando o percurso de Antónia, desde que esta nasce até aos seus “12 anos, 3 meses e 24 dias”, “Assim Como Tu” leva-nos numa viagem magnífica por temas que, de alguma forma, tocam a vida de todas as crianças e jovens, tornando-se mesmo leitura para pessoas de todas as idades. Até porque, como somos advertidos logo no início do livro, “esta é uma história sobre pessoas”. Igualdade, individualidade, reprodução, morte, sentimentos, emoções e até o primeiro beijo, são assuntos abordados com sensibilidade pela autora, livreira de profissão a residir em Castelo de Vide, e ilustrados por Jorge Margarido.

“Assim Como Tu” à venda a partir de 19 de novembro

Mostrar Esconder

Anote o dia 19 de novembro na sua agenda, pois a partir desta data poderá conhecer de perto “Assim Como Tu”, a história da autoria de Raquel Salgueiro e ilustrada por Jorge Margarido, que passará a estar disponível nas lojas Pingo Doce.

Duas linguagens, uma história

Recorde-se que o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce se realiza sempre em duas etapas — primeiro, a fase de texto, e, depois, a de ilustração — pelo que, depois de selecionada a história vencedora, foi a vez de o júri proceder à avaliação das ilustrações, tendo a escolha recaído em Jorge Margarido, designer gráfico a viver atualmente no Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem avalia as obras a concurso?

Mostrar Esconder

Além de seguir critérios rigorosos como forma de garantir a qualidade do processo de seleção das propostas apresentadas a concurso, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce conta ainda com um júri de exceção, que avalia todas as obras concorrentes. Este ano, a apreciação dos textos esteve a cargo dos escritores David Machado, Afonso Cruz, Sara Rodi e da autora e professora Violante Magalhães. As ilustrações foram avaliadas pelos ilustradores André Carrilho, Bernardo Carvalho, Eduardo Côrte-Real e Marta Madureira, bem como pela diretora de comunicação do Grupo Jerónimo Martins, Sara Miranda.

O resultado não poderia ter sido mais positivo e o contentamento foi partilhado por ambos, em entrevista ao Observador Lab, aquando da divulgação dos nomes premiados. “Houve um entendimento natural entre as (nossas) linguagens. O Jorge fez uma leitura da história e voltou a contá-la, e a recriá-la, visualmente com as suas ferramentas”, afirmou na altura a autora, considerando que “as ideias não se intersetaram, mas reuniram-se, tendo saído maiores e mais bonitas”. Também Jorge Margarido considerou que a dupla que acabaram por fazer, mesmo sem se conhecerem, funcionou muito bem, e um dos segredos foi o facto de se ter sentido “sempre ligado à história e mensagem da Raquel”.

Como sempre, os vencedores dividem entre ambos o prémio, que atinge o valor total de 50 mil euros.

Saiba mais em
Prémio Literário Infantil

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.