O facto de, a três corridas do final do Mundial, ainda não ser possível ter certezas sobre quem será o campeão do mundo de Fórmula 1, engrossou naturalmente o interesse na modalidade. Pela primeira vez em vários anos, Lewis Hamilton tem em Max Verstappen um adversário à altura com um carro à altura que não pertence à mesma equipa e tem uma enorme fome de chegar ao primeiro título. Com tudo isso, que arrasta o lado bom da competitividade, surge também o lado mau da rivalidade — e as novelas que se repetem a cada semana.
No passado domingo, Lewis Hamilton orquestrou uma das melhores prestações dos últimos anos — e até, talvez, da carreira — e venceu o Grande Prémio do Brasil, encurtando para 14 pontos a distância para a liderança de Max Verstappen no topo da classificação geral. Já depois do final da corrida, contudo, a Mercedes decidiu pedir uma nova avaliação a um incidente entre os dois pilotos, que foi avaliado na altura sem consequências e onde ambos ultrapassaram os limites de pista, garantindo ter “novas provas” sobre uma eventual irregularidade cometida pelo neerlandês. No fim, já a meio da semana, a FIA decidiu não penalizar ninguém, encerrar mais uma discussão entre Mercedes e Red Bull e lançar as atenções para onde estas devem de facto estar: a pista.
Já no Qatar, no início de uma trilogia pelo Médio Oriente que vai decidir as contas do Mundial, Lewis Hamilton conquistou a pole-position, a 102.ª da carreira, e deu o pontapé de saída para saltar para a liderança da classificação. Max Verstappen foi o segundo mais rápido, seguido de Valtteri Bottas, mas ambos caíram na grelha de partida pouco antes do arranque — neerlandês e finlandês foram penalizados por não terem respeitado as bandeiras amarelas durante a qualificação e saíam de 7.º e 6.º, respetivamente, atirando Pierre Gasly para a primeira linha do grid. Algo que, com certeza, engrossava os receios da Red Bull num fim de semana em que a Mercedes estava claramente mais rápida.
“A diferença é um pouco alarmante. Conseguimos compensar no primeiro setor, onde perdemos muito no início, mas depois ficámos para trás novamente no setor 2. É um vai e vem constante, o carro nunca foi bom numa volta completa. No entanto, continuamos positivos. Normalmente fazemos muito melhor com o tanque cheio, por isso espero que possamos fazer uma corrida disputada. Vamos ver qual é o ritmo de Hamilton mas será uma corrida difícil”, defendeu Helmut Marko, histórico consultor da Red Bull.
BREAKING: Qatar grid penalties confirmed by the race stewards for Max Verstappen (five places) and Valtteri Bottas (three places) #QatarGP ???????? #F1 pic.twitter.com/GRrHdpaXv8
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
No arranque, Hamilton conseguiu segurar a liderança e Fernando Alonso ultrapassou Gasly para chegar ao segundo lugar. Mais atrás, Verstappen completou as primeiras curvas que almejava e saltou de imediato para a quarta posição, colocando-se em posição estratégica para atacar a liderança do britânico. À passagem da volta 6, o neerlandês já tinha deixado Alonso e Gasly para trás mas ia vendo Hamilton fugir, com o Mercedes a abrir seis segundos de vantagem para o Red Bull.
No pelotão, Sergio Pérez e Valtteri Bottas iam escalando para se aproximarem do pódio e apoiarem os respetivos colegas de equipa. Pelo meio, Gasly teve muitas dificuldades com os pneus e caiu em queda livre pela classificação, aterrando no 18.º lugar antes de parar e começar a tentar recuperar. Verstappen foi o primeiro dos da frente a parar, ainda antes da volta 20, e montou um novo jogo de pneus duros para ainda conseguir voltar antes de Alonso. Seguiu-se Hamilton na volta seguinte, também com um novo jogo de duros, e o líder da corrida manteve uma distância para lá de confortável para o neerlandês.
LAP 19/57
Red Bull move first and bring in Max Verstappen (P2) for his first pit stop
And he's followed in one lap later by Lewis Hamilton (P1) in his Mercedes
Updated gap between them is 9.6s ⏱️#QatarGP ???????? #F1 pic.twitter.com/933OR3sFdz
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Bottas e Pérez chegaram a Fernando Alonso perto da volta 30, com o finlandês a ficar com o último lugar do pódio e o mexicano a posicionar-se logo atrás. Pouco depois, contudo, Bottas foi atingido pelo azar e teve um furo, sendo obrigado a uma paragem longa e caindo na classificação, algo que empurrou Pérez para o pódio e Alonso de regresso ao quarto lugar. O piloto finlandês via a corrida de recuperação ser anulada de um momento para o outro e pode ter sido o protagonista de um momento crucial nas contas do Mundial de Construtores.
Verstappen foi forçado a parar a cerca de 15 voltas do fim devido à degradação dos pneus e a Mercedes respondeu novamente na volta seguinte, com Hamilton a trocar para médios. Sergio Pérez parou logo depois do colega de equipa e caiu para 7.º a cerca de 19 segundos de Alonso e com Stroll, Ocon e Norris pela frente — o mexicano passou pelo primeiro, passou pelo segundo depois de o próprio Alonso pedir a Ocon que defendesse “como um leão” e beneficiou da paragem da McLaren para passar o terceiro, atirando a decisão sobre o pódio para as últimas voltas. Ainda assim, Pérez acabou por não conseguir chegar a Alonso e o piloto espanhol carimbou o primeiro pódio em sete anos, desde o Grande Prémio da Hungria de 2014.
LAP 46/57
Fernando Alonso is in P3 – and implores Esteban Ocon to "defend like a lion" behind him and hold off a charging Sergio Perez… ????????#QatarGP ???????? #F1 pic.twitter.com/C1fyXzOil6
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Até ao fim, o Mercedes de Valtteri Bottas não aguentou e o finlandês acabou mesmo por abandonar a corrida, com os dois Williams a furarem. Max Verstappen registou a volta mais rápida mas nunca chegou sequer a ameaçar Lewis Hamilton e o britânico conquistou a segunda vitória consecutiva, lançando-se para as últimas duas provas do Campeonato do Mundo a oito pontos da liderança geral do neerlandês. A Mercedes confirmou que foi sempre muito mais rápida do que a Red Bull no Qatar e Hamilton e Verstappen confirmaram o que já todos sabiam: vamos ter luta até ao fim.
BREAKING: @LewisHamilton wins in Qatar!
He beats Max Verstappen (P2) and reduces Verstappen's championship lead to eight points with two races to go!#QatarGP ???????? #F1 pic.twitter.com/MFi2rtjiH6
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FINAL CLASSIFICATION: QATAR ????
Lewis wins again and closes the gap – and Fernando's back on the podium ????
What an afternoon in Qatar!#QatarGP ???????? #F1 pic.twitter.com/yyQV1BYPmJ
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