“Mais do que meu, é um restaurante dos meus cozinheiros”, diz Ljubomir Stanisic sobre o novíssimo Carnal, um gastrobar apostado nos sabores mexicanos que abriu discretamente as portas no Bairro Alto, vizinho do Bistrô 100 Maneiras que desde outubro está fechado para obras. Em conversa com Diana Chaves e João Baião, no programa da SIC “Casa Feliz”, o chef fala nos “hijos do 100” que estão à frente do projeto: “São praticamente os filhos do 100 Maneiras. São meus os chefs, os meus diretores, decidimos dar-lhes sociedade para terem direito a um restaurante juntamente connosco”.

© GONCALO F SANTOS

“É uma coisa de partilha de coração”, assegura Ljubomir sobre o restaurante que, até então, permanecera um mistério. Nas redes sociais é explicado que Manuel Maldonado, chefe executivo, Miguel Santos, diretor de operações, Luis Ortiz, chef de cozinha, e João Sancheira, chefe de bar, são alguns dos nomes responsáveis (mas também Maria Wanzeller, Eugeniu Musteata e Gabriel Sandrin). São, afinal “carne da nossa carne”, não fosse a palavra “carnal” calão mexicano para “amigo” — vem de “carne”, mas também remete para “alguém do mesmo sangue”, até porque “carnal diz que o teu amigo é como família para ti”.

O dia 20 de novembro assinalou a abertura do espaço com morada fixa no número 78 da rua da Misericórdia, no piso térreo do 9 Hotel Mercy, anteriormente ocupado pelo bar Double9, e é por lá que se encontram “visões do México em Lisboa”, numa viagem com o cunho do artista Carlito Dalceggio — talvez por isso não se fale bem em decoração, antes em intervenção artística.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© GONCALO F SANTOS

Tacos, quesadillas, nachos, cocktails à base de tequila e mezcal, e até mocktails fazem parte de uma carta que conversa com os clientes em apenas duas línguas, espanhol e inglês, e que pode ser consultada aqui (há tacos e quesadillas de cogumelos, camarão e porco, por exemplo; três pratos principais a variar entre os 13 e os 21 euros e três sobremesas, incluindo os churros de chocolate com especiarias e crème fraîche).

Rua da Misericórdia, 78, Lisboa. Tel. 913463232