Uma mulher foi multada em 1.200 euros por ter provocado um acidente que envolveu várias bicicletas na Volta à França em junho. A decisão do tribunal de aplicar a multa veio na sequência de uma investigação criminal que foi aberta após o incidente, um dos mais impressionantes da história da competição.

O acidente aconteceu quando a espectadora pisou o asfalto à medida que o pelotão se aproximava, para mostrar uma placa para uma câmara de televisão – a mensagem era dirigida aos seus avós: “Allez Opi, Omi”. A mulher, que tem 31 anos, não se terá apercebido de que estava no caminho dos ciclistas e, a 45 quilómetros da meta, o ciclista alemão Tony Martin chocou contra ela, no que levou à queda de várias dezenas de outros participantes.

O acidente interrompeu durante alguns minutos aquela etapa da Volta a França, que decorria no nordeste do país. Alguns ciclistas tiveram de abandonar a corrida, devido aos ferimentos que sofreram, e outros foram socorridos no local. O ciclista espanhol Marc Soler foi um dos que não conseguiram regressar, porque fraturou ambos os braços.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mulher entregou-se às autoridades alguns dias depois do acidente, recorda a BBC. O Ministério Público pediu ao tribunal que fosse condenada por colocar vidas em perigo, embora de forma intencional.

Polícia procura fã que provocou queda aparatosa de quase todo o pelotão na Volta de França

Os procuradores tinham pedido, no mínimo, uma pena suspensa de prisão por quatro meses. Reconheciam, porém, que a mulher – cujo nome não foi divulgado publicamente – se mostrou arrependida e admitiu “quão perigoso” tinha sido o seu comportamento.

Além da multa paga ao Estado, a mulher terá de pagar um valor simbólico de um euro à federação francesa de ciclismo.