O Novo Banco já assumiu a qualidade de acionista em duas empresas de Luís Filipe Vieira. Segundo o Eco, a conversão dos VMOC (valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis) já foi feita e com isso o banco liderado por António Ramalhou passou a acionista direto da Inland e da Promovalor.

O Novo Banco tinha proposto a extensão do prazo das VMOC em agosto, mas acabou mesmo por converter a dívida em ação.

Em agosto foi noticiado que o Novo Banco tinha proposto ao Fundo de Resolução a prorrogação da maturidade desses títulos, e que mereceu parecer favorável da Comissão de Acompanhamento do Fundo de Resolução. Mas a prorrogação ficou, então, “dependente de o Novo Banco obter o acordo das sociedades emitentes”, segundo foi noticiado.

Novo Banco deve prolongar por dois anos maturidade da dívida de empresas de Luís Filipe Vieira

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Agora surge a notícia de que a dívida foi mesmo convertida em ações, tornando o Novo Banco acionista da Promovalor II e da Inland. Em causa estavam 160 milhões de euros de valores obrigatoriamente convertíveis em ações (VMOC).

Segundo o portal da Justiça, a Promovalor II realizou um aumento de capital de 90 milhões de euros, pela conversão de obrigações convertíveis em ações (VMOC), “mediante a emissão de 35.280.000 novas ações”. O capital social ficou nos 180 milhões de euros.

No caso da Inland, segundo o mesmo site, o aumento foi de 70 milhões de euros, totalizando agora o capital 135 milhões de euros. Tendo o aumento sido “realizado através de conversão de obrigações convertíveis em ações (VMOC), por um acionista”.

Novo Banco avança com execução de Luís Filipe Vieira