São listas de continuidade, com algumas mudanças cirúrgicas. O PS aprovou os seus candidatos a deputados na reunião da Comissão Política Nacional, com a maior parte dos cabeças de lista, como se previa, a repetirem-se (14 dos 22). Quase metade dos candidatos em lugares elegíveis são membros do Governo, confirmando-se que Augusto Santos Silva é candidato pelo círculo de fora da Europa.

Há algumas surpresas: Catarina Sarmento Castro, ex-juíza conselheira do Tribunal Constitucional e secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, concorre em terceiro lugar por Leiria (estava em segundo no início da noite, mas foi ultrapassada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias).

A versão final das listas acabou por ser aprovada com 83% dos votos a favor, 14% contra e 3% nulos, informou, ao final da noite, o secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro. O conjunto, disse o secretário-geral adjunto do PS, mistura “experiência de vida e experiência política” para darem “estabilidade e suporte político ao Governo, que se quer de estabilidade, segurança e previsibilidade” — uma mensagem importante para passar num PS que sonha com a maioria absoluta.

Carneiro deu destaque às 147 candidatas mulheres e ao “rejuvenescimento muito forte” que disse ter acontecido neste elenco, mas também à representação do mundo sindical (destaque para Sérgio Monte, em Lisboa, e Ana Paula Bernardo, no Porto), marcando um “reencontro dos sindicalistas com a representação política do PS”. Já os oito novos cabeças de lista representam uma “energia renovada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, o PS acaba por repetir a fórmula de 2019 e com nomes que não correspondem à renovação de que António Costa também já falou. Afinal, ao todo são 31 o membros do atual Governo que integram as listas de candidatos a deputados, do total de 69 figuras que fazem parte do elenco governativo. Ou seja, 45% do atual Executivo foi chamado por António Costa para a batalha eleitoral, 11 deles como cabeças de lista. Os ministérios dos Negócio Estrangeiros, da Defesa, da Modernização, da Segurança Social e do Ambiente são os que mais elementos nas listas têm, com três cada um (ver abaixo quem são).

Quanto aos que ficaram de fora, recados apaziguadores: Francisco Assis, que tinha dado nota pública da sua disponibilidade para ser candidato, está a usar o seu “prestígio” para “servir o país e o interesse público” no Conselho Económico e Social, onde o PS vai querer que continue depois das eleições: “Todos nós queremos continuar a contar com Assis”.

Assis fica fora das listas do PS. “Isso não o exclui do próximo ciclo político”, diz Pizarro

Quanto aos ministros que ficam de fora, como João Leão (Finanças) e Pedro Siza Vieira (Economia): “Gostaríamos de poder contar com muitos outros cidadãos, mas é evidente que não é possível ter todas as pessoas”. Um sinal político para uma eventual entrada de Fernando Medina, colocado no quinto lugar por Lisboa, no Governo? A isso, Carneiro não respondeu.

Galamba desce, Romualda sobe

Depois da convulsão nas listas por Lisboa, o secretário de Estado João Galamba, que estava em décimo lugar por Lisboa e que foi contestado na reunião da federação liderada por Duarte Cordeiro, passou para décimo primeiro lugar, dando passagem a Marcos Perestrello, que fica assim em décimo. Durante a Comissão Política, alterou-se ainda a posição da deputada Romualda Fernandes: o facto de estar muito abaixo, em 27º, tinha provocado protestos, e passa a 19º.

Também na lista lisboeta, a ex-líder da JS, Maria Begonha, passa a estar em 26º lugar — uma despromoção, uma vez que tinha concorrido por Braga, em terceiro lugar, em 2019. E Elza Pais, presidente das Mulheres Socialistas, sai das listas.

Há outras trocas e saídas: o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, desce um lugar nas listas de Viseu, de terceiro para quarto (o último eleito em 2019). E o ex-secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, passa a terceiro lugar no círculo de Bragança, ficando num assento não elegível, numa lista encabeçada agora por João Sobrinho Teixeira, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Cravinho no lugar de Cabrita

Em Setúbal, círculo que é liderado pela líder parlamentar, Ana Catarina Mendes, outra novidade: no segundo lugar — o que era, em 2019, do agora ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita — vai o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho. É uma subida na hierarquia, uma vez que há dois anos era o sétimo por Lisboa, e com significado político: Cravinho esteve recentemente debaixo de fogo por causa da polémica relacionada com a Operação Miríade, por não ter informado António Costa sobre as suspeitas de tráfico de diamantes envolvendo militares que estavam na República Centro-Africana.

Uma saída que era para ter acontecido mas não se confirmou é a de Luís Capoulas Santos, que será o primeiro candidato por Évora apesar de ter chegado a despedir-se da bancada parlamentar do PS numa reunião semanal.

Além do primeiro-ministro António Costa, os ministros que entraram nestas listas foram: o dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, a da Presidência, Mariana Vieira da Silva, João Gomes Cravinho, da Defesa, Alexandra Leitão da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, da Cultura, Tiago Brandão Rodrigues, da Educação, Ana Mendes Godinho, da Segurança Social, Marta Temido da Saúde, Matos Fernandes, Ambiente, Pedro Nuno Santos, das Infraestruturas, Ana Abrunhosa, da Coesão e Maria do Céu Antunes, da Agricultura.

Quanto a secretários de Estado, a lista é ainda mais longa: Duarte Cordeiro, dos Assuntos Parlamentares; João Torres, secretário de Estado do Comércio, é o único elemento do atual Ministério da Economia a integrar as listas de deputados; Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização; Berta Nunes, das Comunidades (em lugar não elegível por Bragança); Mendonça Mendes, dos Assuntos Fiscais; Catarina Sarmento e Castro; dos Antigos Combatentes, Jorge Seguro Sanches, Defesa; Jorge Botelho, da Descentralização e da Administração Local; Fátima Fonseca, da Inovação; Ricardo Pinheiro, do Planeamento; João Sobrinho Teixeira, da Ciência; João Paulo Rebelo, da Educação; Miguel Cabrita, do Trabalho; Ana Sofia Antunes, da Inclusão; Lacerda Sales, da Saúde; João Galamba, Energia; João Paulo Catarino, da Conservação da Natureza; Marina Gonçalves, da Habitação.

Pode consultar abaixo os nomes que fazem parte das listas, por círculo eleitoral, que os membros da Comissão Política Nacional do PS votaram na noite desta segunda-feira:

Açores

1. Francisco Miguel Vital Gomes do Vale César
2. Sérgio Humberto Rocha de Ávila
3. Isabel Maria Duarte Almeida Rodrigues
4. João Castro João Fernando Brum de Azevedo e Castro
5. Cláudia Sofia Viegas Cabrita

Aveiro

1. Pedro Nuno Santos
2. Cláudia Santos
3. Filipe Neto Brandão
4. Porfírio Silva
5. Susana Correia
6. Hugo Oliveira
7. Joana Sá Pereira
8. Bruno Aragão
9. Rosa Venâncio
10.Nuno Almeida
11.Paulo Tomaz
12.Domingas Loureiro
13.Marisa Couto
14.Bruno Julião
15.Fátima Strecht
16.Délio Carquejo

Beja

1. Pedro do Carmo
2. Nelson Domingos Brito
3. Telma Cristina Felizardo Guerreiro

Braga

1. José Luís Carneiro
2. Elisabete Matos
3. Joaquim Barreto
4. Hugo Pires
5. Palmira Maciel
6. Luís Soares
7. Eduardo Oliveira
8. Anabela Real
9. Pompeu Martins
10.Gilberto Anjos
11.Irene Costa
12.Diogo Cunha
13.António Machado
14.Vânia Cruz
15.Pedro Costa
16.Isabel Pinheiro de Oliveira
17.Tito Evangelista Sá
18.Anabela Alves
19.Ana Paula Carreira

Bragança

1. João Alberto Sobrinho Teixeira
2. Berta Ferreira Milheiro Nunes
3. Jorge Manuel Nogueiro Gomes

Castelo Branco

1. Ana Maria Pereira Abrunhosa Trigueiros de Aragão
2. João Paulo M. L. Catarino
3. Nuno Fazenda
4. Paula Custódio Reis 

Coimbra

1. Marta Temido
2. Pedro Coimbra
3. Tiago Estêvão Martins
4. Raquel Ferreira
5. José Carlos Alexandrino
6. Ricardo Lino
7. Isabel Cruz
8. José Dias
9. Albertina Jorge

Europa

1. Paulo Pisco
2. Nathalie Oliveira

Évora

1. Luís Capoulas Santos
2. Norberto Patinho
3. Carmen Carvalheira

Faro

1. Jamila Madeira
2. Jorge Botelho
3. Luís Graça
4. Isabel Guerreiro
5. Francisco Oliveira
6. Tatiana Gouveia
7. Sofia Belchior
8. Abel Matinhos
9. Célia Paz

Fora da Europa

1. Augusto Santos Silva
2. Paulo Porto Fernandes

Guarda

1. Ana Mendes Godinho
2. António Hermínio Carvalho Monteirinho
3. Cristina Maria Figueiredo Almeida Sousa

Leiria

1. António Lacerda Sales
2. Eurico Brilhante Dias
3.Catarina Sarmento Castro
4. Sara Maria Belo Velez
5. Salvador Portugal Formiga
6. Jorge Gabriel D. C. Monteiro Martins
7. Cláudia Cristina Avelar Santos
8. Pedro Henrique Canha
9. Lilibeth Lopes Ferreira
10.Henrique Estrelinha

Lisboa

1. António Costa
2. Edite Estrela
3. Mariana Vieira da Silva
4. Duarte Cordeiro
5. Fernando Medina
6. Graça Fonseca
7. Miguel Matos
8. Sérgio Monte
9. Maria da Luz Rosinha
10.Marcos Perestrello
11.João Galamba
12.Susana Amador
13.Sérgio Sousa Pinto
14.Ana Sofia Antunes
15.Pedro Alves
16.Fátima Fonseca
17.Isabel Moreira
18.Pedro Cegonho
19. Romualda Fernandes
20.Miguel Cabrita
21.Rita Madeira
22.João Nicolau
23.Ricardo Lima
24.Vera Braz
25.Diogo Leão
26.Pedro Anastácio
27.Maria Begonha
28.Paulo Marques
29.Alexandra Tavares Moura
30.Luís Reis
31.Sérgio Santos
32.Sara da Silva
33.Paulo Afonso
34.Davide Amado
35.Cátia Rosas
36.Armando Paulino
37.Beatriz Carvalho
38.Pedro Cabeça
39.Paula Alves
40.Pedro Lara
41.Fernanda Gonçalves
42.Catarina Silva
43.Filipe Beja
44.Selene Martinho
45.Valter Januário
46.Alexandra Domingos
47.Margarida Matos
48.Marcos Sá

Madeira

1. Carlos João Pereira
2. José Miguel Mafra Iglésias
3. Marta Luísa de Freitas
4. Mara José Sousa Franco
5. José Luís Silva Chá-Chá
6. Ana Sofia Freitas Dias

Portalegre

1. Ricardo Miguel Furtado Pinheiro
2. Eduardo Miguel Oliveira Alves

Porto

1. Alexandre Quintanilha
2. Rosário Gamboa
3. Matos Fernandes
4. Isabel Oneto
5. João Paulo Correia
6. Ana Paula Bernardo
7. João Torres
8. Tiago Barbosa Ribeiro
9. Cristina Mendes da Silva
10.Eduardo Pinheiro
11.Hugo Carvalho
12.Joana Lima
13.Rui Lage
14.Carlos Brás
15.Patrícia Faro
16.Carla Miranda
17.Miguel Rodrigues
18.Sofia Andrade
19.Jose Carlos Barbosa
20.Paulo Araujo Correia
21.Maria Joao Castro
22.Antonio Faria
23.Catarina Lobo
24.Marlene Teixeira
25.Hugo Sousa Lopes
26.Ana Marta Silva
27.Fátima Meneses
28.Fábio Faria
29.Eduardo Barroco de Melo
30.Carlota Teixeira
31.Hugo Carvalho Gonçalves
32.Paulo Neves
33.Beatriz Carvalho
34.Nuno Moreira Félix
35.Silvia Alves Moreira
36.Hugo Gilvaia
37.Miguel Vieira
38.Dora Araujo
39.Inês Monteiro
40.Diogo Silva

Santarém

1. Alexandra Leitão
2. Hugo Costa
3. Maria do Céu Antunes
4. Mara Lagriminha
5. Manuel Afonso
6. Francisco Dinis
7. Fernanda Asseiceira
8. Ricardo Antunes
9. Gustavo Costa

Setúbal

1. Ana Catarina Mendes
2. João Gomes Cravinho
3. Eurídice Pereira
4. Jorge Seguro Sanches
5. António Mendonça Mendes
6. Maria Antónia Almeida Santos
7. André Pinotes Batista
8. Clarisse Campos
9. Fernando Catarino José
10.Ivan Gonçalves
11.Bárbara Dias
12.Gil Costa
13.Ana Santos
14.Eunice Pratas
15.António Caracol
16.Patrícia Caixinha
17.Tiago Silva
18.Filipa Faria

Viana do Castelo

1. Tiago Brandão Rodrigues
2. Marina Gonçalves
3. José Maria Costa
4. Anabela Rodrigues
5. Dora Brandão
6. Pedro Armada

Vila Real

1. Francisco José Ferreira da Rocha
2. Fatima Liliana Fontes Correia Pinto
3. Agostinho Gonçalves Alves da Santa
4. Susana Isabel Quintal Barroso
5. Carlos Fernando Costa Martins

Viseu

1. João Nuno Ferreira Gonçalves Azevedo
2. Lúcia Fernanda Ferreira Araújo Silva
3. José Rui Alves da Cruz
4. João Paulo Loureiro Rebelo
5. Maria Graça Mouta Silva Reis
6. Manuel António Rebelo Ferreira
7. Diogo Gomes Carvalhas
8. Sónia Isabel Anjos Numão Lopes

Texto alterado às 23h03 para corrigir a informação sobre João Paulo Rebelo, que volta a ser candidato por Viseu embora desça um lugar. E à 1h24, com declarações de José Luís Carneiro e outras informações.