Assim como Metrópole tem o Super-homem e Gotham tem o Batman, a Venezuela tem agora um super-herói a proteger os seus cidadãos.

De capa e collants – e um grande bigode semelhante ao de Nicolás Maduro – o “Super Bigode” é o novo herói numa série animada transmitida na televisão estatal venezuelana este mês, segundo o Washington Post.

No desenho animado, o vilão de cabelo loiro, cujo covil se assemelha, por coincidência, com a Casa Branca, lança um ataque de drone que provoca um apagão em todo o país, e é o Super Bigode quem acaba por salvar o dia no primeiro episódio da série (e único até à data).

De facto, ao desenho animado falta apenas a frase: “qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência”, uma vez que sociólogos como David Smilde consideram que esta série é uma tentativa de melhorar a imagem pública de Nicolás Maduro junto do povo venezuelano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O programa “tenta mostrar uma interpretação do desastroso governo venezuelano onde as pessoas são as vítimas, os Estados Unidos são o vilão e é Maduro quem salva o dia”, considera David Smilde, especialista em política venezuelana na Universidade de Tulane

Também a socióloga Anaís López perceciona o desenho animado como uma ferramenta junto do espaço público, semelhante à estratégia utilizada por Hugo Chávez quando liderava a Venezuela, com a produção de cartazes e figuras de ação do ex-líder.

O objetivo é colocar em prática a narrativa Chavista segundo a qual tudo o que acontece é o produto de uma conspiração entre um grupo de líderes específicos e a Casa Branca, num formato mais leve que os seus discursos, que cada vez menos pessoas querem ouvir”, explica Anaís López.

Para David Smilde, existe contudo uma diferença entre Chávez e Maduro. Para o sociólogo norte-americano, Hugo Chávez, enquanto líder de regime, conseguiu reunir tanto poder como popularidade, sendo que este último critério é cada vez mais baixo no caso de Nicolás Maduro.

O próprio líder atual da Venezuela já tinha feito uma referência ao seu bigode num discurso de 2019 a propósito de uma acusação por parte do Presidente do Equador, Lenín Moreno.

“O Presidente Lenín Moreno disse que o que está a acontecer é culpa minha, que eu movo o meu bigode e derrubo governos”, dissera na altura Nicolás Maduro em direto. “Estou a pensar em qual governo consigo derrubar a seguir com o meu bigode”, concluiu Maduro, enquanto mostrava uma foto do personagem agora utilizado na série animada.