271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Myanmar

Myanmar

6 mortos durante confrontos em Myanmar

Quatro "terroristas" foram mortos e oito foram detidos na posse de minas artesanais, granadas e armamento ligeiro. Morreram ainda dois polícias e pelo menos dez ficaram feridos.
Myanmar

Papa apela a corredores humanitários no Myanmar

Papa pediu a abertura de corredores humanitários na Birmânia e respeito pelos lugares neutrais enquanto refúgios para aliviar o sofrimento de milhares de deslocados que estão a morrer de fome no país.
Myanmar

Myanmar. Flores nas ruas lembram líder deposta

Milhares de birmaneses saíram hoje à rua para protestar, com flores, contra a junta militar de Myanmar (antiga Birmânia), como tributo à líder deposta, Aung San Suu Kyi. ONU condenou golpe militar.
Myanmar

Escalada de violência em Myanmar é "catástrofe"

A responsável diz que mais de 108.000 pessoas fugiram de casa no estado de Kayah, no leste do país, nas últimas três semanas. Casas de civis e igrejas estão a ser bombardeadas.
Myanmar

Alerta para risco de "mortes em massa" em Mynmar

O escritório da ONU em Myanmar informou na terça-feira que cerca de 100.000 pessoas foram deslocadas por causa destes combates, alertando para a "necessidade urgente" de cuidados básicos.
Myanmar

Julgamento de Aung Suu Kyi agendado para dia 14

As primeiras audições de um processo contra Aung San Suu Kyi vão começar no próximo dia 14 de junho, disse esta segunda-feira em Myanmar, à France Presse o advogado da líder.
Myanmar

Aung San Suu Kyi comparece em tribunal em Myanmar

Pouco antes da audiência realizada em Naypyidaw, Suu Kyi "desejou que o seu povo continue de boa saúde" e "afirmou que a Liga Nacional para a Democracia existirá enquanto existir o povo.
Myanmar

Myanmar: Papa apela ao fim da violência em missa

O Papa Francisco celebrou uma missa especial sobre Myanmar (antiga Birmânia), em que reiterou os apelos à paz e ao fim da violência ao quarto mês da sangrenta repressão da Junta Militar contra civis.
Myanmar

Jornalista condenado a prisão por cobrir protestos

Jornalista não teve acesso a um advogado durante o julgamento e que durante a sua detenção foi violentamente espancado pela polícia, deixando-o com ferimentos graves.
Myanmar

Cerca de 200 ONGs pedem à ONU embargo de armas

"A condenação internacional não surtiu efeito. É hora de o Conselho de Segurança usar os seus poderes para impor um embargo global e abrangente de armas", refere o líder da Amnistia Internacional.
Myanmar

Myanmar. Militares proíbem televisão por satélite

Esta proibição junta-se ao corte progressivo das comunicações via internet desde o golpe de fevereiro, primeiro com o bloqueio de redes sociais e depois com os "apagões" noturnos do sinal da internet.
Myanmar

ONU prevê 25 milhões de pobres em Myanmar

A crise política em Myanmar e o impacto da pandemia de Covid-19 poderá fazer com que mais de 25 milhões de pessoas fiquem em situação de pobreza até 2022, alerta a Organização das Nações Unidas.
Myanmar

Está a nascer uma resistência armada em Myanmar /premium

133
Frustrados com a violência sem fim do Exército, manifestantes que estão na linha da frente erguem barricadas e aprendem na Internet a mexer em armas. Outros já estão a receber treino de guerrilha.
Myanmar

Myanmar. Vários países exigem fim da violência 

Líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) exigiriam aos responsáveis pelo golpe de Estado em Myanmar (antiga Birmânia) que acabem com as mortes e libertem presos políticos.
Myanmar

Myanmar. Vizinhos devem ajudar a evitar guerra

"A Carta da Associação de Nações do Sudeste Asiático diz que os estados-membros devem agir de acordo com uma série de princípios, (incluindo) o Estado de Direito e a democracia", aponta especialista.
Myanmar

Guterres pede a ASEAN uma solução para Myanmar 

O secretário-geral da ONU, assim como o seu antecessor, pediram à Associação de Nações do Sudeste Asiático "que se juntem às Nações Unidas para ajudar o povo e o país" de Myanmar.
Myanmar

Exército termina protesto com tiros em Myanmar

Myanmar celebra o Ano Novo Budista desde terça-feira, mas as celebrações tradicionais foram suspensas em muitos lugares e os protestos em diferentes partes do país estão a encher as ruas.
Myanmar

Myanmar 24 mil deslocados após ataques do exército

Entre 3 e 12 de abril, ocorreram diariamente na área ataques com morteiros e outras armas, matando um homem, causando danos em casas, escolas e hospitais, e forçando milhares de pessoas a fugir.
Myanmar

Myanmar. Pelo menos 82 pessoas mortas num só dia

Ação de repressão das forças de segurança contra manifestantes pró-democracia vitimou mais de 80 pessoas em apenas um dia. Militares recolheram corpos e despejaram-nos nos terrenos de templo budista.
Myanmar

Ataques de guerrilha no Myanmar matam 14 polícias

Pelo menos 14 polícias perderam a vida hoje no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais.
Myanmar

Aung Suu Kyi acusada de violar sigilo de Estado 

A antiga líder de Myanmar foi acusada, pela junta militar, de violar uma lei de proteção de segredos de Estado. A revelação acontece no dia em que foram suspensas as conexões de Internet sem fio.
Myanmar

Grupos étnicos fazem ultimato à junta militar

Se as forças de segurança "continuarem a matar civis, vamos colaborar com os manifestantes e retaliar", referem os três grupos étnicos armados numa declaração conjunta.
Myanmar

ONU reúne-se de urgência sobre Myanmar 

Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU vão reunir-se na quarta-feira, à porta fechada, sobre a atual situação de Myanmar. A reunião foi convocada pelo Reino Unido.
Myanmar

Von der Leyen quer fim de "atrocidades" no Myanmar

A presidente da Comissão Europeia adiantou a União Europeia está a trabalhar com os seus parceiros para “parar com esta violência contra o próprio povo do Myanmar”, apelando ao fim das “atrocidades”.
Myanmar

Tailândia espera refugiados dos ataques de Myanmar

A Tailândia está a preparar-se para uma possível chegada de milhares de refugiados de etnia Karen depois de, este domingo, terem sido relatados novos ataques aéreos dos militares de Myanmar.
Myanmar

ONU apela à proteção da população de Myanmar 

Os ataques realizados contra manifestantes pro-democracia resultaram em pelo menos 107 mortos. A ONU classifica os ataques como "atrocidades" e pede reações aos países da aliança.
Myanmar

Myanmar. Sobe para 91 número de mortos em protesto

É o dia mais sangrento desde o golpe militar de 1 de fevereiro. As mortes ocorreram durante manifestações realizadas em cerca de 40 cidades em regiões e estados.
Myanmar

Myanmar. Pelo menos 20 mortos em protestos

De acordo com agência Efe, polícia e os soldados, "mais uma vez reprimiram brutalmente os protestos, disparando contra os manifestantes e também contra outros civis, nas ruas e dentro de suas casas".
Myanmar

Violência militar em Myanmar já fez 300 mortos

Balanço de vítimas em Myanmar ultrapassou os 300 mortos. A vitima mais nova é uma menina de 7 anos e o mais velho um idoso de 78 anos. Muitas das vítimas foram executadas com tiros na cabeça.
Golpe de Estado

Myanmar. Pelo menos 20 menores entre as vítimas

Duas crianças foram mortas em casa esta semana. Há centenas de menores e estudantes universitários detidos pelos militares.
Atualidade

Incêndio faz 28 mortos em campo Rohingya

Cerca de 400 pessoas continuam desaparecidas e milhares de abrigos foram destruídos. Incêndio acontece numa altura em que o governo do Bangladesh quer transferir Rohingya para uma ilha remota.
Myanmar

Myanmar. ONU condena uso desproporcionado da força

Nova resolução condena o derrube do governo birmanês, renova os apelos para a libertação de todas as pessoas e censura as violações dos direitos humanos e o uso de força letal contra os manifestantes.
Myanmar

Myanmar. Jornalista da Associated Press libertado 

Thein Zaw foi libertado depois de ter sido ouvido pela segunda vez em tribunal. Associated Press disse estar "profundamente aliviada" mas pede à junta militar para libertar os restantes jornalistas.
Myanmar

Junta militar quer acabar com anarquia em Myanmar

"É preciso reprimir a anarquia. Que países do mundo aceitam a anarquia?", diz o porta-voz do regime, especificando que o acesso à internet permanecerá restrito "por um certo período".
Myanmar

UE sanciona chefe da junta militar de Myanmar

As sanções decretadas são dirigidas a 10 das mais altas patentes das forças armadas birmanesas e ao presidente da comissão eleitoral e resultam no congelamento de bens e interdição de viajar para a UE
Myanmar

Myanmar: pelo menos oito manifestantes abatidos

Por volta das 16h30 de domingo foram ouvidos disparos de armas automáticas em Mandalay, tendo oito pessoas sido abatidas e mais de 50 ficado feridas, disse à France-Presse uma fonte hospitalar.
Myanmar

Myanmar: pelo menos 149 pessoas foram mortas

O número de mortos aumentou dramaticamente, há centenas de pessoas desaparecidas desde o golpe e a junta militar parece cada vez mais determinada a acabar com o protesto, diz a ONU.
Myanmar

Myanmar. Militares alargam lei marcial 

Na sequência de mais um fim de semana sangrento, as autoridades impuseram a lei marcial em distritos industriais e densamente povoados da segunda maior cidade do país.
Myanmar

Myanmar. Mais 18 mortos após novos confrontos

A junta no poder em Myanmar impôs a lei marcial em duas áreas da zona metropolitana de Rangum depois de novas manifestações que provocaram pelo menos 18 mortes.
Myanmar

Myanmar. Pelo menos cinco mortos em protestos 

De acordo com a Associação para a Assistência a Presos Políticos (AAPP) em Myanmar, mais de 80 pessoas morreram devido à repressão da polícia e dos militares desde o golpe de Estado, a 1 de fevereiro.
Myanmar

Myanmar. Pelo menos três mortos em novo protesto

Pelo menos três pessoas morreram devido à repressão das forças de segurança durante um protesto contra a Junta Militar em Mandalay, a segunda cidade de Myanmar.
Myanmar

Myanmar. Militares acusam Suu Kyi de corrupção 

Com a tensão a aumentar no país asiático e com a junta militar a utilizar cada vez mais as armas contra manifestantes pacíficos, os militares acusam Suu Kyi e o ex-presidente do Myanmar de corrupção.
Myanmar

UE insta Myanmar a parar imediatamente a violência

UE sublinhou ao general birmanês Soe Win que "o papel de qualquer militar deve ser o de proteger a população" e instou-o a parar "imediatamente com todas as violências" e exercer "contenção máxima".
Myanmar

Myanmar: polícia mata a tiro dois manifestantes

Num dia em que os sindicatos cumprem uma greve geral contra a Junta Militar que tomou o poder na antiga Birmânia, dois manifestantes foram mortos a tiro pela polícia na cidade de Myitkina.
Myanmar

Exército dispara balas reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto.
Nações Unidas

ONU: "A repressão deve acabar" em Myanmar

"A vossa união é precisa mais do que nunca em Myanmar", disse a enviada das Nações Unidas, Christine Schraner Burgener, ao Conselho de Segurança da ONU, frisando que a "repressão deve acabar".
Myanmar

Enviado da ONU pede embargo de armas ao Myanmar

O enviado especial da ONU em Myanmar pediu ao Conselho de Segurança o estabelecimento de um "embargo global de armas" a este país, assim como sanções internacionais.
Myanmar

Myanmar. Comunidade internacional condena força 

A força letal que está a ser utilizada contra os manifestantes está a ser condenada por vários países e organizações. "Quando é que o exército vai parar?"
Myanmar

UE condena "repressão violenta" em Myanmar

A União Europeia "condena a repressão violenta contínua de manifestantes pacíficos pelas forças militares e de segurança birmanesas", que constituem "violações claras do direito internacional".
Myanmar

Pelo menos 33 manifestantes mortos em Myanmar

As manifestações de repúdio ao golpe militar continuaram esta quarta-feira em todo o país, apesar da brutal repressão policial, e o número de mortes subiu para pelo menos 33.
Myanmar

Myanmar. Três manifestantes mortos a tiro

Um adolescente morreu após ter sido baleado na cabeça em MyanGyan, enquanto um homem e uma mulher, morreram de ferimentos de bala em Mandalay. A agência AFP dá mesmo conta de 6 mortos.
Myanmar

Seis jornalistas detidos em Myanmar 

Os jornalistas estão a ser acusados em processo judicial por violação de um artigo do código penal, que foi alterado pela junta militar após o golpe de Estado.
Myanmar

Três manifestantes feridos por balas em Myanmar 

Cerca de 20 manifestantes foram atingidos por balas, pela polícia, na cidade de Kale no noroeste do país asiático. 3 desses feridos ficaram em estado grave e "terão de ser operados com urgência".
Myanmar

Suu Kyi acusada de duas novas infrações

A dirigente de Myanmar Aung San Suu Kyi está a ser processada por ter violado uma lei sobre telecomunicações e por "incitamento à desordem pública".
Myanmar

Myanmar. UE condena repressão e confirma sanções

Josep Borrell condenou a repressão violenta da junta militar no poder contra os protestos em Myanmar, que provocaram pelo menos 18 mortos nas últimas horas.
Myanmar

Myanmar. 18 mortos em manifestações pró-democracia

18 manifestantes foram mortos em Myanmar (antiga Birmânia) por forças de segurança quando estas dispersaram com violência manifestações pró-democracia.
Myanmar

Birmânia – A miragem de uma democracia. E nós?

188
Quando impera a tão necessária discussão sobre os erros e excessiva glorificação do nosso passado, não podemos esquecer a necessária discussão sobre a identidade que queremos preservar para o futuro.
Myanmar

Polícia usa força contra manifestações pacíficas

A polícia disparou balas de borracha e lançou gás lacrimogéneo em Myanmar sobre as manifestações pacíficas contra o golpe da junta militar que decorreram este sábado.
Nações Unidas

Myanmar. Embaixador na ONU apela ao fim do golpe

O embaixador de Myanmar na ONU afasta-se de junta militar que tomou o poder, pede ação mais forte da comunidade internacional para pôr fim ao golpe militar e ainda mão pesada contra responsáveis.
Myanmar

Polícia dispara balas reais contra manifestantes

A polícia disparou com munições reais contra um grupo de cem manifestantes do movimento de desobediência civil, em Rangum. Um jornalista chegou a ser preso.
Myanmar

Facebook fecha contas do exercito de Myanmar 

O Facebook anunciou fechar todas as contas ligadas ao exército de Myanmar. Os militantes atacaram em Rangum as pessoas que estão contra a tomada do poder.
Myanmar

Myanmar. Pelo menos 8 mortos após golpe de Estado

Contrariando os números oficiais (3), uma associação denuncia que o número de pessoas mortas nos protestos foi de 8 e ocorreram entre 9 e 24 de fevereiro, espelhando a repressão do regime.
Myanmar

Myanmar. G-7 e UE condenam "firmemente" violência 

Os ministros do G-7 e UE condenam "firmemente" a violência contra manifestantes e apelaram ao exército e à polícia de Myanmar a “exercerem o máximo de contenção” e “respeitarem os direitos humanos”.
Myanmar

Myanmar: EUA aplicam novas sanções à junta militar

Um general e um tenente-general foram alvo das sanções norte-americanas que congelaram os seus bens nos Estados Unidos. Objetivo é "exercer pressão sobre os militares e a polícia birmanesas".
Myanmar

Myanmar. O dia do maior protesto contra o golpe

Milhares de pessoas saíram para a rua em todo o Myanmar naquele que é o maior protesto contra o golpe militar. Os manifestantes exigem o estabelecimento da democracia.
Myanmar

Myanmar. UE "está disposta" a adotar medidas 

A União Europeia "está disposta" a adotar medidas restritivas contra os responsáveis pelo golpe militar em Myanmar e pede a libertação imediata do Presidente do Myanmar e da conselheira de Estado.
Myanmar

Multidão assiste a funeral de jovem baleada

Mya Thwet Thwet Khine foi baleada na cabeça pela polícia no dia 9 de fevereiro, num protesto em Naypyidaw, e morreu na sexta-feira.
Nações Unidas

Guterres condena "o uso da força letal" em Myanmar

Pelo menos dois dos manifestantes que se juntaram em Mandalay em protesto contra a junta militar morreram após a polícia birmanesa ter disparado munições reais.
Myanmar

Myanmar. Seis feridos em carga sobre manifestantes

Seis pessoas ficaram feridas em protesto contra a junta militar de Myanmar, na sequência de disparos da polícia sobre os manifestantes.
Myanmar

Myanmar. Jovem baleada durante protestos morreu 

Mya Khaing, uma merceeira na capital do Myanmar, protestava contra o golpe militar quando foi baleada, no dia 9 de fevereiro. Morreu esta sexta-feira num hospital da capital. Tinha 20 anos.
Myanmar

Angola. Oposição focada em tirar MPLA do poder

A UNITA, o Bloco Democrático e o projeto político PRA-JA Servir Angola estão focados em tirar o MPLA do poder. "Temos a responsabilidade de coordenar esforços."
Myanmar

Protestos contra golpe continuam em Myanmar

Mais de 350 políticos, representantes do Estado, ativistas e membros da sociedade civil, incluindo jornalistas, monges e estudantes, foram detidos desde o golpe de Estado.
Nações Unidas

ONU exige libertação imediata de Ang San Suu Kyi

O Conselho de Direitos Humanos da ONU exige a libertação imediata de Ang San Suu Kyi e "o restabelecimento do governo eleito". China e Rússia, Venezuela, Bolívia e Filipinas distanciaram-se.
Myanmar

Protestos em Myanmar seguem apesar de libertações

Apesar da libertação de milhares de manifestantes, os protestos contra o golpe de estado militar continuam no Myanmar. No plano internacional, o país está a ser criticado nas Nações Unidas.
Myanmar

Fotos. Muitos milhares em protestos em Myanmar

Dezenas de milhares de pessoas protestaram contra o golpe militar em Myanmar. Manifestações tinham enfermeiros, noivas, membros da comunidade LGBTQ+ e até adeptos do cosplay.
Myanmar

Myanmar. ONU condena violência com manifestantes 

A ONU condenou o uso "desproporcionado" da força contra os manifestantes que contestam o recente golpe militar em Myanmar, denunciando a existência de "feridos graves".
Myanmar

Myanmar. Protestos continuam apesar de lei marcial

A lei marcial imposta pelos militares materializou-se num forte controlo e repressão dos protestos pacíficos, incluindo uma ameaça de retaliação contra os manifestantes.
Myanmar

Nova Zelândia suspende relações com Myanmar 

A primeira-ministra, Jacinda Ardern, anunciou que não reconhece o governo do país do sudeste asiático e que os programas de ajuda que envolvam diretamente o seu governo serão suspensos.
Myanmar

Washington tentou falar com Suu Kyi, mas em vão 

Washington tentou falar com a principal líder civil de Myanmar, Aung San Suu Kyi, depois do golpe que a derrubou, mas os pedidos foram rejeitados. "Fizemo-lo de forma informal e formal"
Atualidade

Canhões de água contra manifestantes em Myanmar

Ao terceiro dia de manifestações em Myanmar, a polícia tentou dispersar a multidão, recorrendo à força na capital. Estas são as maiores manifestações no país desde a "Revolta do Açafrão", em 2007.
Myanmar

Myanmar. Convocada reunião de emergência na ONU

O Reino Unido, a União Europeia e outros 19 membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU convocaram uma reunião de emergência para discutir a situação em Myanmar após o golpe militar.
Nações Unidas

ONU. EUA regressam ao Conselho de Direitos Humanos

Washington tinha saído do Conselho após uma decisão da administração Trump, em 2018. Nova presidência de Joe Biden pretende colocar os EUA de novo na mesa de negociações para combater a "tirania".
Myanmar

Papa pede "convivência democrática" em Myanmar

"Quero manifestar a minha proximidade espiritual, a minha oração e solidariedade ao povo birmanês e espero que tenham responsabilidades e trabalhem ao serviço do bem comum", apontou Francisco.
Myanmar

Myanmar. Internet restaurada após 'blackout'

A censura ordenada pelos militares ao Twitter e ao Facebook permanece em vigor, embora muitos utilizadores consigam contornar as restrições através de programas VPN (rede virtual privada).
Mundo

Myanmar: um regresso ao passado? 

Tendo em conta a história pós-colonial do Myanmar, marcada por dois golpes de Estado que trouxeram pouco mais do que miséria económica e social, é compreensível que um povo espere o pior.
Myanmar

Protestos em Myanmar contra golpe de Estado 

Várias centenas de manifestantes reuniram-se em Rangum, numa grande manifestação contra o golpe que derrubou o governo de Aung San Suu Kyi.
Myanmar

Myanmar. Acusação a Aung San Suu Kyi formalizada

As autoridades que controlam o Myanmar acusaram formalmente Aung San Suu Kyi, o que justifica a sua detenção. O Presidente também foi acusado de violar a lei de gestão de desastres naturais.
Atualidade

Vídeo. Panelas contra o golpe militar em Myanmar

Cidadãos protestaram à janela e com buzinas contra o golpe de estado em Myanmar. Pedem a libertação de Aung San Suu Kyi. O que está a acontecer na antiga Birmânia?
Myanmar

Exército de Myanmar processa Suu Kyi e Presidente

Após depor o governo chefiado por Suu Kyi e o presidente Win Mynt, o Exército processou ambos, a primeira por possuir um aparelho eletrónico ilegal e o segundo por infringir as normas contra a Covid.
Myanmar

Myanmar. Médicos de 70 hospitais contra golpe

O pessoal da saúde do país asiático convocou "uma campanha de desobediência civil" rejeitando trabalhar nos "hospitais que se encontram agora sob uma autoridade militar ilegítima".
Myanmar

Há 7 portugueses em Myanmar, mas não pediram ajuda

Não houve, até ao momento, qualquer pedido de ajuda por parte dos sete portugueses que vivem em Myanmar, depois de mais um golpe de estado no país.
Myanmar

Cerca de 400 deputados retidos em Myanmar 

Centenas de deputados estão retidos numa residência do Governo depois do golpe de Estado conduzido por militares e da detenção da líder de facto do país, Aung San Suu Kyi. O edifício continua cercado.
Myanmar

As imagens do dia do golpe de estado no Myanmar

Manifestações violentas, ruas praticamente desertas, militares a tomar conta do parlamento e uma aula de aeróbica que captou os momentos antes do golpe de estado que prendeu os líderes do Myanmar.
Myanmar

Cinco respostas sobre o golpe em Myanmar /premium

A líder do país, Aung San Suu Kyi, e vários elementos do partido governante foram detidos ao romper do dia. Os militares tomaram o poder e querem novas eleições. Porque aconteceu e o que se segue?
Myanmar

Militares dão golpe e assumem poder

173
Aung San Suu Kyi e vários membros do governo detidos. Militares assumem poder durante um ano e fecham espaço aéreo. Conselho de Segurança da ONU reúne-se terça de urgência para analisar situação.
Myanmar

Aung San Suu Kyi ganha eleições em Myanmar

A oposição considerou os resultados injustos e pediu uma nova votação. Segundo a constituição do país, 25% dos assentos pertencem ao exército, assim como o direito de veto e três ministérios.
Myanmar

Myanmar. Partido no poder terá vencido eleições

O partido Liga Nacional para a Democracia deverá ter vencido as eleições no Myanmar, embora a comissão eleitoral não tenha divulgado os resultados finais. Suu Kyi deverá continuar à frente do governo.
Myanmar

ONU quer angaria fundos para minoria "rohingya"

A ONU precisa de mil milhões de dólares para responder às múltiplas necessidades dos cerca de 800 mil "rohingyas" que fugiram de Myanmar e que estão refugiados no Bangladesh.
Coronavírus

França e Holanda entre os que bateram recordes /premium

Com a segunda vaga a instalar-se em todo o mundo, vários países registaram esta quinta-feira o maior número de casos desde sempre. Governos querem confinamento, mas populações e autarquias resistem.
Atualidade

Myanmar. As imagens do colapso da mina de jade

165
Imagens de vídeo amador mostram como o deslizamento de terra formou um mar de lama na mina de jade. Acidente expõe fracas condições de segurança do trabalho clandestino entre mineiros desfavorecidos
Coronavírus

Myanmar. 500 pessoas condenadas a prisão

Pelo menos 500 pessoas foram condenadas a penas de prisão, desde o final de março, por violarem medidas decretadas pelo governo. Human Rights Watch considera isto desproporcional e contraproducente.
Myanmar

UE pede a Myanmar que aplique medidas cautelares

"A implementação das medidas cautelares é obrigatória nos termos do direito internacional", indicou Josep Borrel. Em causa está o alegado genocídio da minoria muçulmana rohingya.
Myanmar

Aung Suu Kyi nega genocídio de minoria muçulmana

A líder de Myanmar, Nobel da Paz, está a ser ouvida no Tribunal Internacional de Justiça sobre acusações de genocídio da minoria muçulmana. Nega-o, mas admite "força desproporcional" do exército.
Myanmar

Rohingya. Aung San Suu Kyi já está em Haia

A líder do governo de Myanmar chegou esta terça-feira ao Tribunal Internacional de Justiça, para três dias de audiências sobre o genocídio da minoria rohingya, mas só deverá testemunhar amanhã.
Mundo

Alemão morre com mina em Myanmar

Uma mina anti-pessoal rebentou debaixo da moto conduzida por um cidadão alemão e uma cidadã argentina. O homem de 40 anos morreu e a mulher de 39 ficou ferida.
Bangladesh

Bangladesh constrói vedações para rohingya

País tem mais de 900 mil refugiados rohingya, vindos de Myanmar, que serão agora afetados pela medida. Governo alega razões de segurança para construir vedações.
Myanmar

Myanmar. 600.000 rohingyas sob ameaça de genocídio

Investigadores da ONU afirmam que "existe um sério risco de que os atos genocidas possam ocorrer ou repetir-se". Rohingyas que permanecem em Myanmar são sistematicamente perseguidos e ameaçados.
Myanmar

Mortos em aluimento em Myanmar sobem para 51

O balanço de um aluimento de terras na localidade de Paung, em Myanmar (antiga Birmânia), subiu para 51 mortos, anunciaram as equipas de socorro, que prosseguem as buscas.
Myanmar

13 pessoas morrem em mina de jade em Myanmar

Pelo menos 13 mineiros e guardas de uma mina de jade no norte de Myanmar morreram num deslizamento de terras, anunciaram as autoridades enquanto prosseguem as operações de socorro.
Myanmar

ONU dá cartões de identidade a refugiados rohingya

Há cerca de 900 mil refugiados rohingyas em campos no Bangladesh. Os refugiados têm agora um documento de identidade individual que lhes permite regressar ao Myanmar, país de origem.
Myanmar

Myanmar liberta jornalistas da agência Reuters

Os dois jornalistas foram detidos em dezembro de 2017, quando estavam a investigar o massacre de rohingyas. O "interesse nacional a longo prazo" pesou na decisão tomada pelo presidente Win Myint.
Myanmar

Jornalistas da Reuters presos em Myanmar

107
Os dois jornalistas da Reuters, condenados por investigarem o massacre dos rohingyas pelo exército de Myanmar, apresentaram o último recurso ao Supremo Tribunal do país mas foi rejeitado.
Human Rights Watch

Myanmar e China não impedem tráfico de crianças

774
A Human Rights denuncia a venda de mulheres e meninas kachin e dos Estados do norte de Shan para serem escravas sexuais na China. As sobreviventes relatam que são vendidas a "pessoas de confiança".
Tráfico de Droga

Myanmar. 10 milhões de comprimidos aprendidos 

Segundo o responsável pela polícia, "esta é a maior apreensão de drogas do ano no país e a maior já feita na região de Maungdaw". As duas apreensões foram avaliadas em quase 12 milhões de euros.
Nações Unidas

Bangladesh não aceitará mais refugiados rohingya

ONU diz estar desapontada com crise dos rohingya e falta de progressos em levar os refugiados de volta ao seu país. Bangladesh vai deixar de aceitar refugiados da minoria muçulmana.
Myanmar

Jornalistas da Reuters condenados a 7 anos de pena

Dois repórteres birmaneses da Reuters foram condenados em 2ª instância, a 7 anos de prisão. Em causa está a apropriação de documentos secretos enquanto investigavam massacre de rohingyas.
Atualidade

"Pessoa do ano". Há mais de 365 dias sem liberdade

Wa Lone e Kyaw Oo estão entre as pessoas do ano para a TIME, mas estão presos há um ano. Myanmar recusa-se a libertá-los. São dois entre 262 jornalistas detidos pelo seu trabalho.
Myanmar

Manifestantes exigem libertação de jornalistas

A condenação tem sido amplamente divulgada em todo o mundo e é lida como o resultado de um julgamento manipulado, destinado a impedir o trabalho de jornalistas.
Amnistia Internacional

Amnistia retira prémio a Aung San Suu Kyi

206
A líder de Myanmar Aung San Suu Kyi traiu os valores que um dia representou pelo que lhe é retirado o prémio Embaixadora da Consciência, a mais alta distinção da Amnistia Internacional.
Myanmar

Partido da Nobel da Paz perde 4 assentos

O partido de Aung San Suu Kyi, líder de facto de Myanmar (antiga Birmânia), confirmou que perdeu quatro assentos nas eleições intercalares de sábado, tendo obtido sete dos 13 lugares em disputa.
Myanmar

Bangladesh e Myanmar fazem acordo sobre refugiados

O Bangladesh e Myanmar acordaram que se iniciará em novembro o regresso dos refugiados rohingyas, menos de uma semana após a ONU ter afirmado que continua o genocídio contra a minoria muçulmana.
Myanmar

ONU pede libertação dos 2 jornalistas condenados

Michelle Bachelet classificou como uma "paródia" o julgamento a que foram submetidos os repórteres, considerando "de interesse público" a informação que divulgaram sobre o massacre.
Myanmar

Organização pede libertação de jornalistas 

A Repórteres Sem Fronteiras qualificou de "iníqua" a condenação em Myanmar a sete anos de prisão de dois jornalistas da Reuters e exortou a dirigente e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi a libertá-los.
Myanmar

Myanmar condena jornalistas da Reuters a prisão

Um tribunal de Myanmar condenou a sete anos de prisão os dois jornalistas da agência Reuters acusados de obterem ilegalmente documentos oficiais do Governo.
Navios

Mistério do "navio fantasma" à deriva resolvido

259
A última localização do navio foi registada ao largo da costa de Taiwan, há quase 10 anos. O cargueiro apareceu à deriva em Myanmar. Completamente vazio e ferrugento. O mistério foi agora resolvido.
Myanmar

Myanmar. Rutura e barragem afeta 85 aldeias

Mais de 63 mil pessoas tiveram que ser retiradas das suas casas em Myanmar após uma barragem ter cedido na área central do país, causando a inundação de dezenas de aldeias.
Myanmar

ONU quer apurar responsabilidades em Myanmar

323
O secretário-geral da ONU defendeu na terça-feira a responsabilização dos autores da "horrenda perseguição" dos muçulmanos rohingya em Myanmar, considerando tratar-se de uma "limpeza étnica".
Myanmar

Myanmar. Facebook bloqueia conta de líder militar

A rede social Facebook anunciou que bloqueou a conta do chefe das Forças Armadas de Myanmar, Min Aung Hlaing, e de outras pessoas ou entidades para evitar discursos de ódio e notícias falsas.
Minorias

Myanmar. Líderes militares julgados por genocídio

Os investigadores da ONU pediram à justiça internacional que investigue e julgue o chefe do exército birmanês e outros cinco oficiais superiores por crimes contra a minoria rohingya.
Jornalismo

Myanmar. Tribunal adia veredito de jornalistas 

Um tribunal de Myanmar adiou o veredito no caso dos dois jornalistas da agência Reuters acusados de obterem ilegalmente documentos oficiais do Governo.
Estados Unidos da América

Ásia-Pacífico. EUA investem 259 milhões de euros

O secretário de Estado norte-americano anunciou este sábado um investimento de cerca de 300 milhões de dólares (259 milhões de euros) para cooperação e segurança na região da Ásia-Pacífico.
Direitos Humanos

ONU denuncia crise humanitária na Birmânia

A ONU afirmou que o fluxo migratório dos rohingyas para o Bangladesh no último ano devido a perseguições militares é uma prova das persistentes violações dos direitos humanos na Birmânia (Myanmar).
Myanmar

Myanmar. Centenas fogem de conflito armado

Novos combates entre milícia independentista cristã e Exército do país leva centenas a abandonar as suas casas. Violência tem-se intensificado na zona nordeste, junto à fronteira com a China.
Myanmar

Presidente liberta mais de 8 mil presos

O gabinete de comunicação do novo presidente de Myanmar disse que "8.490 prisioneiros de várias prisões receberão um perdão". Esta amnistia coincide com a celebração do Novo Ano Budista.
Myanmar

Família de muçulmanos rohingya de volta a Myanmair

Uma primeira família de muçulmanos rohingya, que se encontrava exilada no Bangladesh, regressou a Myanmair. "Os cinco membros desta família regressaram para junto de familiares", anunciou o governo.
Nações Unidas

Condições não são propícias a regresso de rohingya

As condições na região de Rakhine, na Birmânia (Myanmar), não são "propícias" ao regresso da minoria muçulmana rohingya, disse hoje a Organização das Nações Unidas (ONU).
Myanmar

Parlamento de Myanmar elegeu novo presidente

Win Myint foi eleito presidente de Myanmar, sucedendo a a Htin Kyaw, que se retirou por motivos de saúde. A votação surge num momento em que o governo civil se debate para instaurar a paz.
Myanmar

Suu Kyi processada por crimes contra a humanidade

Advogados australianos querem processar líder de Myanmar por crimes contra a humanidade. Processo chegou ao tribunal de Melbourne quando Aung San Suu Kyi está no país. Procurador-geral tem de aprovar.
Myanmar

Amnistia acusa Myanmar de incendiar aldeias

A Amnistia Internacional diz que em Myanmar se está a assistir a "uma conquista de terra pelos militares numa escala dramática" para abrigar as forças que cometem crimes contra os rohingyas.
Myanmar

Retirado prémio de direitos humanos a San Suu Kyi

O Museu do Holocausto dos EUA retirou o prémio que atribuíra à Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, líder de Myanmar, por ter falhado na resposta à perseguição dos rohingya no país.
Myanmar

Mulheres Nobel da Paz encontram-se com rohingyas

Shirin Ebadi, Tawakkol Karman e Mairead Maguire vão ao Bangladesh conhecer mulheres da minoria rohingya que foram violadas e torturadas por soldados birmaneses.
Vaticano

Rohingya. Papa agradece a líder do Bangladesh

O Papa Francisco recebeu no Vaticano a primeira-ministra do Bangladesh e agradeceu-lhe pelo esforço que o país tem feito para acolher os refugiados da minoria muçulmana Rohingya, que fogem de Myanmar.
Diplomacia

Ministro britânico reúne-se com líder da Birmânia

Boris Johnson reúne-se com Suu Kyi, após visitar campos no Bangladesh onde se refugiam os 690.000 refugiados rohingya fugidos à violência na Birmânia.
Myanmar

Birmânia. Crise tem "características de genocídio"

Segundo um enviado especial das Nações Unidas, as operações violentas dos militares contra os muçulmanos de origem rohingya, em Myanmar, têm "características de um genocídio".
Myanmar

A tragédia Rohingya, uma difícil partida de xadrez

O empresário João van Zeller esteve recentemente em viagem em Myanmar e escreveu um ensaio sobre a tragédia dos Rohingya.
Myanmar

Jornalistas acusados de violar segredos de Estado

Dois jornalistas da agência Reuters foram formalmente indiciados por violação de "segredos de Estado" no âmbito de uma investigação sobre a situação no oeste do Myanmar.
Myanmar

Unicef não sabe de milhares de crianças rohingyas

117
A Unicef não sabe onde estão milhares de crianças rohingya. Desde o início da repressão das forças militares de Myanmar, 620 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Myanmar. ONU evoca "genocídio" contra rohingyas

Os Médicos Sem Fronteiras calcularam que pelo menos 6.700 rohingyas foram mortos entre finais de agosto e finais de setembro no decurso da repressão do exército birmanês no Estado de Rakhine.
Myanmar

Denunciada destruição de mais aldeias rohingya

A Human Rights Watch recorreu a imagens de satélite para identificar os novos incidentes que elevam para 354 o número de aldeias total ou parcialmente queimadas.
Myanmar

Myanmar. 655 mil rohingyas no Bangladesh

As Nações Unidas subiram para 655 mil o número de rohingyas que chegaram ao Bangladesh, saídos de Myanmar. O êxodo da minoria muçulmana começou em agosto.
Myanmar

Myanmar. Num mês morreram 9 mil rohingyas

Pelo menos nove mil rohingyas morreram no Estado de Rakhine entre 25 de agosto e 24 de setembro, segundo investigações dos Médicos Sem Fronteiras em acampamentos de refugiados no Bangladesh.
Myanmar

Acordo entre Myanmar e Bangladesh ainda sem efeito

O acordo entre Myanmar e o Bangladesh para a repatriação dos rohingyas ainda não tem efeitos visíveis. Mais de 620 mil refugiados rohingya fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Repressão dos rohingyas tem elementos de genocídio

É o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al-Hussein, que denuncia aquilo a que chama "genocídio". 626 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Myanmar: Indignação nas redes sociais contra Papa 

184
Papa Francisco referiu-se aos refugiados da minoria étnica 'Rohingya' depois de sair do país, o que está a causar indignação nas redes sociais em Myanmar.
Papa Francisco

Papa reuniu-se com membros da minoria rohingya

O Papa encontrou-se com 16 membros da minoria rohingya no Bangladesh. "Em nome daqueles que lhes causaram danos, diante da indiferença do mundo, peço-vos perdão", disse Francisco no encontro.
Papa Francisco

Papa Francisco chegou ao Bangladesh

O Papa Francisco chegou ao Bangladesh após uma visita diplomaticamente delicada a Myanmar devido ao êxodo de centenas de rohingyas. Vai permanecer na capital, Daca, até sábado.
Papa Francisco

Myanmar. Papa incentiva jovens a levar "boa nova"

O papa Francisco apelou esta quinta-feira a milhares de jovens de Myanmar que levem a "boa nova" de Deus àqueles que mais precisam de solidariedade.
Papa Francisco

Vaticano: Papa não resolve problemas impossíveis

O porta-voz do Vaticano considera que o líder da Igreja Católica "não resolve problemas impossíveis". O papa Francisco não abordou de forma explícita os ataques aos rohingya durante a visita a Myanmar
Myanmar

Myanmar. Papa prega mensagem de perdão

O papa Francisco apelou para que o povo da Birmânia resista à tentação de se vingar pela dor sofrida. O primeiro cardeal do país, Charles Bo disse que a visita do papa é "um milagre".
Myanmar

ONU reúne sobre rohingyas em dezembro

O Conselho de Direitos Humanos da ONU vai reunir para discutir aquilo que considera uma "purificação étnica" em Myanmar. Cerca de 624 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Papa Francisco

Myanmar. Papa pede respeito pelos direitos humanos

170
Ao lado de Aung San Suu Kyi, líder de Myanmar, o Papa Francisco apelou ao "respeito pelos direitos humanos" de "todos aqueles que chamam casa a esta terra", sem nunca utilizar a palavra 'Rohingya'.
Papa Francisco

Myanmar: Papa pede que "não se deixem colonizar"

O papa reuniu-se esta terça-feira com um grupo de 17 líderes, representantes das diferentes religiões presentes em Myanmar, e pediu-lhes que não tenham medo da diferença.
A página está a demorar muito tempo.