Myanmar
Myanmar

Aung Suu Kyi nega genocídio de minoria muçulmana

A líder de Myanmar, Nobel da Paz, está a ser ouvida no Tribunal Internacional de Justiça sobre acusações de genocídio da minoria muçulmana. Nega-o, mas admite "força desproporcional" do exército.
Myanmar

Rohingya. Aung San Suu Kyi já está em Haia

A líder do governo de Myanmar chegou esta terça-feira ao Tribunal Internacional de Justiça, para três dias de audiências sobre o genocídio da minoria rohingya, mas só deverá testemunhar amanhã.
Mundo

Alemão morre com mina em Myanmar

Uma mina anti-pessoal rebentou debaixo da moto conduzida por um cidadão alemão e uma cidadã argentina. O homem de 40 anos morreu e a mulher de 39 ficou ferida.
Bangladesh

Bangladesh constrói vedações para rohingya

País tem mais de 900 mil refugiados rohingya, vindos de Myanmar, que serão agora afetados pela medida. Governo alega razões de segurança para construir vedações.
Myanmar

Myanmar. 600.000 rohingyas sob ameaça de genocídio

Investigadores da ONU afirmam que "existe um sério risco de que os atos genocidas possam ocorrer ou repetir-se". Rohingyas que permanecem em Myanmar são sistematicamente perseguidos e ameaçados.
Myanmar

Mortos em aluimento em Myanmar sobem para 51

O balanço de um aluimento de terras na localidade de Paung, em Myanmar (antiga Birmânia), subiu para 51 mortos, anunciaram as equipas de socorro, que prosseguem as buscas.
Myanmar

13 pessoas morrem em mina de jade em Myanmar

Pelo menos 13 mineiros e guardas de uma mina de jade no norte de Myanmar morreram num deslizamento de terras, anunciaram as autoridades enquanto prosseguem as operações de socorro.
Myanmar

ONU dá cartões de identidade a refugiados rohingya

Há cerca de 900 mil refugiados rohingyas em campos no Bangladesh. Os refugiados têm agora um documento de identidade individual que lhes permite regressar ao Myanmar, país de origem.
Myanmar

Myanmar liberta jornalistas da agência Reuters

Os dois jornalistas foram detidos em dezembro de 2017, quando estavam a investigar o massacre de rohingyas. O "interesse nacional a longo prazo" pesou na decisão tomada pelo presidente Win Myint.
Myanmar

Jornalistas da Reuters presos em Myanmar

107
Os dois jornalistas da Reuters, condenados por investigarem o massacre dos rohingyas pelo exército de Myanmar, apresentaram o último recurso ao Supremo Tribunal do país mas foi rejeitado.
Human Rights Watch

Myanmar e China não impedem tráfico de crianças

774
A Human Rights denuncia a venda de mulheres e meninas kachin e dos Estados do norte de Shan para serem escravas sexuais na China. As sobreviventes relatam que são vendidas a "pessoas de confiança".
Tráfico de Droga

Myanmar. 10 milhões de comprimidos aprendidos 

Segundo o responsável pela polícia, "esta é a maior apreensão de drogas do ano no país e a maior já feita na região de Maungdaw". As duas apreensões foram avaliadas em quase 12 milhões de euros.
Nações Unidas

Bangladesh não aceitará mais refugiados rohingya

ONU diz estar desapontada com crise dos rohingya e falta de progressos em levar os refugiados de volta ao seu país. Bangladesh vai deixar de aceitar refugiados da minoria muçulmana.
Myanmar

Jornalistas da Reuters condenados a 7 anos de pena

Dois repórteres birmaneses da Reuters foram condenados em 2ª instância, a 7 anos de prisão. Em causa está a apropriação de documentos secretos enquanto investigavam massacre de rohingyas.
Myanmar

"Pessoa do ano". Há mais de 365 dias sem liberdade

Wa Lone e Kyaw Oo estão entre as pessoas do ano para a TIME, mas estão presos há um ano. Myanmar recusa-se a libertá-los. São dois entre 262 jornalistas detidos pelo seu trabalho.
Myanmar

Manifestantes exigem libertação de jornalistas

A condenação tem sido amplamente divulgada em todo o mundo e é lida como o resultado de um julgamento manipulado, destinado a impedir o trabalho de jornalistas.
Amnistia Internacional

Amnistia retira prémio a Aung San Suu Kyi

206
A líder de Myanmar Aung San Suu Kyi traiu os valores que um dia representou pelo que lhe é retirado o prémio Embaixadora da Consciência, a mais alta distinção da Amnistia Internacional.
Myanmar

Partido da Nobel da Paz perde 4 assentos

O partido de Aung San Suu Kyi, líder de facto de Myanmar (antiga Birmânia), confirmou que perdeu quatro assentos nas eleições intercalares de sábado, tendo obtido sete dos 13 lugares em disputa.
Myanmar

Bangladesh e Myanmar fazem acordo sobre refugiados

O Bangladesh e Myanmar acordaram que se iniciará em novembro o regresso dos refugiados rohingyas, menos de uma semana após a ONU ter afirmado que continua o genocídio contra a minoria muçulmana.
Myanmar

ONU pede libertação dos 2 jornalistas condenados

Michelle Bachelet classificou como uma "paródia" o julgamento a que foram submetidos os repórteres, considerando "de interesse público" a informação que divulgaram sobre o massacre.
Myanmar

Organização pede libertação de jornalistas 

A Repórteres Sem Fronteiras qualificou de "iníqua" a condenação em Myanmar a sete anos de prisão de dois jornalistas da Reuters e exortou a dirigente e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi a libertá-los.
Myanmar

Myanmar condena jornalistas da Reuters a prisão

Um tribunal de Myanmar condenou a sete anos de prisão os dois jornalistas da agência Reuters acusados de obterem ilegalmente documentos oficiais do Governo.
Navios

Mistério do "navio fantasma" à deriva resolvido

259
A última localização do navio foi registada ao largo da costa de Taiwan, há quase 10 anos. O cargueiro apareceu à deriva em Myanmar. Completamente vazio e ferrugento. O mistério foi agora resolvido.
Myanmar

Myanmar. Rutura e barragem afeta 85 aldeias

Mais de 63 mil pessoas tiveram que ser retiradas das suas casas em Myanmar após uma barragem ter cedido na área central do país, causando a inundação de dezenas de aldeias.
Myanmar

ONU quer apurar responsabilidades em Myanmar

323
O secretário-geral da ONU defendeu na terça-feira a responsabilização dos autores da "horrenda perseguição" dos muçulmanos rohingya em Myanmar, considerando tratar-se de uma "limpeza étnica".
Myanmar

Myanmar. Facebook bloqueia conta de líder militar

A rede social Facebook anunciou que bloqueou a conta do chefe das Forças Armadas de Myanmar, Min Aung Hlaing, e de outras pessoas ou entidades para evitar discursos de ódio e notícias falsas.
Minorias

Myanmar. Líderes militares julgados por genocídio

Os investigadores da ONU pediram à justiça internacional que investigue e julgue o chefe do exército birmanês e outros cinco oficiais superiores por crimes contra a minoria rohingya.
Jornalismo

Myanmar. Tribunal adia veredito de jornalistas 

Um tribunal de Myanmar adiou o veredito no caso dos dois jornalistas da agência Reuters acusados de obterem ilegalmente documentos oficiais do Governo.
Estados Unidos da América

Ásia-Pacífico. EUA investem 259 milhões de euros

O secretário de Estado norte-americano anunciou este sábado um investimento de cerca de 300 milhões de dólares (259 milhões de euros) para cooperação e segurança na região da Ásia-Pacífico.
Direitos Humanos

ONU denuncia crise humanitária na Birmânia

A ONU afirmou que o fluxo migratório dos rohingyas para o Bangladesh no último ano devido a perseguições militares é uma prova das persistentes violações dos direitos humanos na Birmânia (Myanmar).
Myanmar

Myanmar. Centenas fogem de conflito armado

Novos combates entre milícia independentista cristã e Exército do país leva centenas a abandonar as suas casas. Violência tem-se intensificado na zona nordeste, junto à fronteira com a China.
Myanmar

Presidente liberta mais de 8 mil presos

O gabinete de comunicação do novo presidente de Myanmar disse que "8.490 prisioneiros de várias prisões receberão um perdão". Esta amnistia coincide com a celebração do Novo Ano Budista.
Myanmar

Família de muçulmanos rohingya de volta a Myanmair

Uma primeira família de muçulmanos rohingya, que se encontrava exilada no Bangladesh, regressou a Myanmair. "Os cinco membros desta família regressaram para junto de familiares", anunciou o governo.
Nações Unidas

Condições não são propícias a regresso de rohingya

As condições na região de Rakhine, na Birmânia (Myanmar), não são "propícias" ao regresso da minoria muçulmana rohingya, disse hoje a Organização das Nações Unidas (ONU).
Myanmar

Parlamento de Myanmar elegeu novo presidente

Win Myint foi eleito presidente de Myanmar, sucedendo a a Htin Kyaw, que se retirou por motivos de saúde. A votação surge num momento em que o governo civil se debate para instaurar a paz.
Myanmar

Suu Kyi processada por crimes contra a humanidade

Advogados australianos querem processar líder de Myanmar por crimes contra a humanidade. Processo chegou ao tribunal de Melbourne quando Aung San Suu Kyi está no país. Procurador-geral tem de aprovar.
Myanmar

Amnistia acusa Myanmar de incendiar aldeias

A Amnistia Internacional diz que em Myanmar se está a assistir a "uma conquista de terra pelos militares numa escala dramática" para abrigar as forças que cometem crimes contra os rohingyas.
Myanmar

Retirado prémio de direitos humanos a San Suu Kyi

O Museu do Holocausto dos EUA retirou o prémio que atribuíra à Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, líder de Myanmar, por ter falhado na resposta à perseguição dos rohingya no país.
Myanmar

Mulheres Nobel da Paz encontram-se com rohingyas

Shirin Ebadi, Tawakkol Karman e Mairead Maguire vão ao Bangladesh conhecer mulheres da minoria rohingya que foram violadas e torturadas por soldados birmaneses.
Vaticano

Rohingya. Papa agradece a líder do Bangladesh

O Papa Francisco recebeu no Vaticano a primeira-ministra do Bangladesh e agradeceu-lhe pelo esforço que o país tem feito para acolher os refugiados da minoria muçulmana Rohingya, que fogem de Myanmar.
Diplomacia

Ministro britânico reúne-se com líder da Birmânia

Boris Johnson reúne-se com Suu Kyi, após visitar campos no Bangladesh onde se refugiam os 690.000 refugiados rohingya fugidos à violência na Birmânia.
Myanmar

Birmânia. Crise tem "características de genocídio"

Segundo um enviado especial das Nações Unidas, as operações violentas dos militares contra os muçulmanos de origem rohingya, em Myanmar, têm "características de um genocídio".
Myanmar

A tragédia Rohingya, uma difícil partida de xadrez

O empresário João van Zeller esteve recentemente em viagem em Myanmar e escreveu um ensaio sobre a tragédia dos Rohingya.
Myanmar

Jornalistas acusados de violar segredos de Estado

Dois jornalistas da agência Reuters foram formalmente indiciados por violação de "segredos de Estado" no âmbito de uma investigação sobre a situação no oeste do Myanmar.
Myanmar

Unicef não sabe de milhares de crianças rohingyas

117
A Unicef não sabe onde estão milhares de crianças rohingya. Desde o início da repressão das forças militares de Myanmar, 620 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Myanmar. ONU evoca "genocídio" contra rohingyas

Os Médicos Sem Fronteiras calcularam que pelo menos 6.700 rohingyas foram mortos entre finais de agosto e finais de setembro no decurso da repressão do exército birmanês no Estado de Rakhine.
Myanmar

Denunciada destruição de mais aldeias rohingya

A Human Rights Watch recorreu a imagens de satélite para identificar os novos incidentes que elevam para 354 o número de aldeias total ou parcialmente queimadas.
Myanmar

Myanmar. 655 mil rohingyas no Bangladesh

As Nações Unidas subiram para 655 mil o número de rohingyas que chegaram ao Bangladesh, saídos de Myanmar. O êxodo da minoria muçulmana começou em agosto.
Myanmar

Myanmar. Num mês morreram 9 mil rohingyas

Pelo menos nove mil rohingyas morreram no Estado de Rakhine entre 25 de agosto e 24 de setembro, segundo investigações dos Médicos Sem Fronteiras em acampamentos de refugiados no Bangladesh.
Myanmar

Acordo entre Myanmar e Bangladesh ainda sem efeito

O acordo entre Myanmar e o Bangladesh para a repatriação dos rohingyas ainda não tem efeitos visíveis. Mais de 620 mil refugiados rohingya fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Repressão dos rohingyas tem elementos de genocídio

É o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al-Hussein, que denuncia aquilo a que chama "genocídio". 626 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Myanmar: Indignação nas redes sociais contra Papa 

184
Papa Francisco referiu-se aos refugiados da minoria étnica 'Rohingya' depois de sair do país, o que está a causar indignação nas redes sociais em Myanmar.
Papa Francisco

Papa reuniu-se com membros da minoria rohingya

O Papa encontrou-se com 16 membros da minoria rohingya no Bangladesh. "Em nome daqueles que lhes causaram danos, diante da indiferença do mundo, peço-vos perdão", disse Francisco no encontro.
Papa Francisco

Papa Francisco chegou ao Bangladesh

O Papa Francisco chegou ao Bangladesh após uma visita diplomaticamente delicada a Myanmar devido ao êxodo de centenas de rohingyas. Vai permanecer na capital, Daca, até sábado.
Papa Francisco

Myanmar. Papa incentiva jovens a levar "boa nova"

O papa Francisco apelou esta quinta-feira a milhares de jovens de Myanmar que levem a "boa nova" de Deus àqueles que mais precisam de solidariedade.
Papa Francisco

Vaticano: Papa não resolve problemas impossíveis

O porta-voz do Vaticano considera que o líder da Igreja Católica "não resolve problemas impossíveis". O papa Francisco não abordou de forma explícita os ataques aos rohingya durante a visita a Myanmar
Myanmar

Myanmar. Papa prega mensagem de perdão

O papa Francisco apelou para que o povo da Birmânia resista à tentação de se vingar pela dor sofrida. O primeiro cardeal do país, Charles Bo disse que a visita do papa é "um milagre".
Myanmar

ONU reúne sobre rohingyas em dezembro

O Conselho de Direitos Humanos da ONU vai reunir para discutir aquilo que considera uma "purificação étnica" em Myanmar. Cerca de 624 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Papa Francisco

Myanmar. Papa pede respeito pelos direitos humanos

170
Ao lado de Aung San Suu Kyi, líder de Myanmar, o Papa Francisco apelou ao "respeito pelos direitos humanos" de "todos aqueles que chamam casa a esta terra", sem nunca utilizar a palavra 'Rohingya'.
Papa Francisco

Myanmar: Papa pede que "não se deixem colonizar"

O papa reuniu-se esta terça-feira com um grupo de 17 líderes, representantes das diferentes religiões presentes em Myanmar, e pediu-lhes que não tenham medo da diferença.
Myanmar

A palavra proibida de Francisco em Myanmar

A ida do Papa a Myanmar é uma jogada arriscada. Vai ter encontros de alto nível onde pode dar voz ao povo cujo nome não deve ser pronunciado — os Rohingya. Deita água na fervura ou achas na fogueira?
Papa Francisco

Papa em Myanmar: vai ou não dizer 'Rohingya'?

O Papa Francisco chegou esta segunda-feira a Myanmar para uma visita rodeada por polémicas e restrições -- qual é o seu objetivo e será que vai contrariar as recomendações e usar o termo Rohingya?
Myanmar

'Rohingya'. Bangladesh e Myanmar assinam acordo

O Bangladesh e Myanmar assinaram um acordo para o repatriamento de mais de 620 mil membros da minoria 'rohingya'. O êxodo dos 'rohingya' começou no final de agosto.
Myanmar

Ataques a rohingyas são crime contra a Humanidade

A enviada da ONU para a violência sexual declarou que os ataques do exército de Myanmar contra os rohingyas podem ser considerados genocídio - 620 mil já fugiram para o Bangladesh.
Mundo

EUA: violência contra rohingyas é "limpeza étnica"

Os Estados Unidos consideram que as violências que obrigaram mais de 600 mil rohingyas a fugir de Myanmar desde o final de agosto "constituem uma limpeza étnica" contra esta minoria muçulmana.
Amnistia Internacional

"O Estado de Rakhine é uma cena de crime"

A Amnistia Internacional publicou um relatório onde descreve as atrocidades cometidas no Estado de Rakhine contra os rohingya. Este Estado é "uma prisão a céu aberto".
Ásia

Países emergentes da Ásia vão crescer 6,4% em 2017

Os países emergentes da Ásia, incluindo a China, Índia e as economias do Sudeste Asiático, vão crescer 6,4% este ano, acima de 1,1% na América Latina e de 3,4% em África, afirmou a OCDE.
Nações Unidas

Guterres quer que rohingyas voltem à Birmânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou a líder de facto da Birmânia, Aung San Suu Kyi, a permitir o regresso ao país de centenas de milhares de rohingyas que fugiram do país.
Myanmar

Myanmar. Suu Kyi visita zona do conflito

Aung San Suu Kyi, chegou quinta-feira ao oeste de Myanmar para uma visita surpresa àquela região, epicentro do conflito que já levou mais de 600 mil rohingya a fugirem para o Bangladesh.
Myanmar

Rohingyas naufragam no golfo de Bengala

Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência do naufrágio de um barco que transportava até 45 refugiados da minoria rohingya procedentes de Myanmar, ocorrido no golfo de Bengala.
Mundo

Rex Tillerson expressa "preocupação" com rohingyas

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pediu ao chefe do exército de Myanmar para ajudar a acabar com a violência contra os membros da minoria muçulmana dos rohingyas.
Malásia

Malásia. 11 mortos em deslizamentos de terras

As autoridades da Malásia encontraram os corpos de duas das pessoas que estavam desaparecidas e o número de mortos subiu assim para 11. As vítimas ficaram soterradas pela lama.
Refugiados

Maioria dos refugiados rohingya são crianças

A maioria dos quase 600 mil refugiados rohingya no Bangladesh são crianças que sofrem de desnutrição e estão expostos a doenças infeciosas e a perigos à integridade física e moral, afirma a Unicef.
Myanmar

Exército de Myanmar matou centenas de rohingyas

A Amnistia Internacional visitou cinco aldeias e concluiu que o exército de Myanmar matou centenas de rohingyas e incendiou dezenas de povações. A organização pediu um embargo de armas ao país.
Myanmar

580 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh

Mais de 580 mil rohingyas já fugiram de Myanmar, rumo ao Bangladesh. Milhares e milhares de refugiados estão em campos sem condições e sobrelotados.
Myanmar

150 mil crianças rohingyas "desnutridas"

Mais de 150 mil crianças refugiadas rohingyas com menos de cinco anos, no Bangladesh, estão "severamente desnutridas", anunciou a Care Internacional.
Myanmar

Reunião na ONU para abordar crise dos rohingyas

França e Reino Unido são os países organizadores e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan vai estar presente. Mais de 500 mil rohingyas, metade da população, já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Myanmar acusado de bloquear ajuda a rohingya

A organização não-governamental Burma Human Rights Network acusou o governo birmanês de estar a bloquear a entrega de ajuda humanitária às aldeias da minoria muçulmana rohingya no oeste do país.
Myanmar

Rohingya: 12 mortos em naufrágio

O novo naufrágio aconteceu no golfo de Bengala e matou dez crianças, uma idosa e um homem. A ONU aumentou o número total de refugiados rohingya no Bangladesh para 519 mil.
Myanmar

Dois mortos e dezenas em naufrágio no Myanmar

Barco que transportava refugiados naufragou. Dois mortos e dezenas de desaparecidos confirmados no dia em que a ONU afirmou que 519.000 refugiados chegaram ao Bangladesh em fuga da violência em Myamar
Nações Unidas

ONU pede 434 milhões para apoiar rohingyas

Desde 25 de agosto, cerca de 509.000 refugiados rohingya chegaram ao Bangladesh, onde já se encontravam 300.000 desta minoria muçulmana que tinham fugido da Birmânia, onde são perseguidos.
Myanmar

Mais de 60 rohingyas desaparecidos em naufrágio

A polícia do Bangladesh já recuperou os cadáveres de 14 crianças e seis mulheres. Alguns dos sobreviventes garantem que mais de uma centena de pessoas viajava no barco.
Myanmar

Bangladesh pede à ONU para agir contra violência

O embaixador do Bangladesh na ONU denunciou, na quinta-feira, a continuação da violência no estado de Rakhine, em Myanmar, ao contrário do que têm afirmado as autoridades do país.
Myanmar

Meio milhão de rohingyas já estão no Bangladesh

O número de refugiados rohingyas que entraram no Bangladesh atingiu meio milhão, no dia em que as autoridades de Myanmar adiaram a primeira visita de representantes da ONU à região.
Refugiados

Sri Lanka. ONU preocupada com ataque aos Rohingya

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados manifestou na quarta-feira preocupação com um ataque contra Rohingya muçulmanos no Sri Lanka.
Myanmar

Ataque de rebeldes rohingyas faz 52 mortos

O exército de Myanmar elevou para 52 o número de corpos recuperados e para 192 o de desaparecidos, todos birmaneses hindus, no oeste do país, após um ataque de rebeldes rohingyas.
Myanmar

480 mil rohingya fugiram para o Bangladesh num mês

Cerca de 480 mil refugiados rohingyas passaram para o Bangladesh, desde 25 de agosto, para fugir da violência no oeste da ex-Birmânia.
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
Nações Unidas

Guterres: "O mundo tem medo de uma guerra nuclear"

110
António Guterres conduziu esta terça-feira a sua primeira Assembleia-Geral das Nações Unidas. Falou da tensão norte-coreana e da crise em Myanmar, sem esquecer o terrorismo e as alterações climáticas.
Myanmar

Suu Kyi condena violações dos direitos humanos

410 mil pessoas da minoria rohingya fugiram de Myanmar desde o final de agosto. Quase um mês depois, a líder do país manifestou-se sobre o assunto: "Condenamos todas as violações dos direitos humanos"
Myanmar

Amnistia. Líderes falharam com os 'rohingyas'

Num comunicado, a organização alerta que o êxodo dos rohingyas de Myanmar superou o número de refugiados que chegaram à Europa em 2016. O secretário-geral da Amnistia acusa os líderes mundiais.
Myanmar

Rohingya. A "última oportunidade" de Suu Kyi

119
António Guterres disse este domingo que se Suu Kyi não falar contra a perseguição dos rohingya no discurso que vai fazer ao país na próxima terça-feira, será tarde -- e "horrível" -- demais.
Myanmar

Índia reforça fronteira com Myanmar

A Índia reforçou a fronteira com Myanmar para impedir a entrada no país de membros da minoria muçulmana rohingya. O êxodo desta minoria já levou 400.000 membros para o Bangladesh.
Myanmar

Rohingya. Imagens revelam aldeia incendiada

106
A Amnistia Internacional publicou imagens que tornam absolutamente visível a tentativa de eliminar os Rohingya de Myanmar. As forças militares continuam a dizer que não matam civis.
Myanmar

Violência em Myanmar preocupa Governo português

O Governo português está preocupado com a "escalada de violência" em Myanmar. Em comunicado é referida a preocupação com a nova vaga de refugiados mas não refere a minoria rohingya.
Myanmar

Guterres: êxodo dos Rohingya é "limpeza étnica"

142
O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou que a situação humanitária na antiga Birmânia é "catastrófica".
Myanmar

Quem são os rohingyas e por que fogem de Myanmar?

206
Os muçulmanos rohingyas são das minorias mais perseguidas no mundo. Ao fim de séculos estabelecidos na ex-Birmânia, vêem-se a fugir da região que sempre foi sua. Quem são e o que está em causa?
Myanmar

De Nobel da Paz a cúmplice de limpeza étnica?

161
Depois de ser conhecida como a maior figura contra a ditadura militar na antiga Birmânia, a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi está a ser acusada de ser complacente com a limpeza étnica dos Rohingya.
Ajuda Humanitária

Rebeldes rohingya declaram trégua de um mês

Os rebeldes rohingya declararam uma trégua de um mês para permitir a entrada de ajuda humanitária no estado birmanês de Rakhine, onde operações do exército causaram centenas de mortos.
Nobel da Paz

Comité garante que não retira Nobel da Paz

Milhares de pessoas reclamam a retirada do Nobel da Paz a Aung Suu Kyi, líder da Birmânia. Em causa está a fraca gestão da crise da minoria rohingya no país. O Comité já avisou que não retira prémios.
Myanmar

Êxodo Rohingya: explosões na fronteira da Birmânia

Explosões ocorreram na fronteira com o Bangladesh, por onde têm fugido quase 90 mil pessoas de minoria Rohingya, vítimas de violência. ONU já pediu a líder Aung San Suu Kyi que intervenha.
Myanmar

Birmânia: 600 mil pessoas fugiram do país

Cerca de 600 pessoas, sobretudo da maioria muçulmana 'rohingya', fugiram da Birmânia para o Bangladesh nos últimos dias, devido aos combates entre o exército e os rebeldes.
Myanmar

Ataque de insurgentes em Mianmar causa 32 mortes

Um grupo armado de insurgentes da minoria Rohingya atacou esquadras de polícia e uma base militar na madrugada de sexta-feira. O Governo de Aung San Suu Kyi não concede cidadania àquela minioria.
Myanmar

Birmânia nega abusos das forças de segurança

As autoridades da Birmânia negaram ter cometido crimes contra a minoria muçulmana rohingya. Relatório da comissão governamental acusou a ONU de exagerar no número de mortos, feridos e danos causados.
Minorias

Birmânia recusa entrada a observadores da ONU

A Birmânia não vai autorizar a entrada de pessoal da ONU que estava destacado para investigar os alegados massacres contra a minoria muçulmana Rohingya no oeste do país.
Myanmar

Birmânia. Atual governo deverá manter-se no poder

Os resultados preliminares das eleições legislativas de sábado indicam que o Governo de Aung San Suu Kyi deverá manter a maioria dos assentos.
Myanmar

ONG pedem investigação de abusos contra rohingya

Treze organizações, incluindo a Amnistia Internacional, instaram o Conselho de Direitos Humanos da ONU a investigar os abusos cometidos pelo exército da Birmânia contra a minoria muçulmana rohingya.
Myanmar

Governo de Aung San Suu Kyi envolto em polémica

O governo birmanês, comandado pelo partido de Aung San Suu Kyi, está envolvido em polémica. A repressão da liberdade de expressão é o motivo. Uma lei antiga é a causa da controvérsia.
Myanmar

O menino da Birmânia que está a chocar o mundo

352
A fotografia de Mohammed Shohayet, de 16 meses, está a dar a volta ao mundo. O menino acabou por morrer quando tentava escapar, com os pais, dos conflitos na Birmânia contra a minoria rohingya.
Myanmar

Aung San Suu Kyi sob fogo por "limpeza étnica"

Aung San Suu Kyi recebeu esta semana uma dura carta assinada por outras personalidades galardoadas com o prémio Nobel da paz, que se mostram chocadas com a violência contra a minoria Rohingya.
Myanmar

Amnistia fala de "crime contra a humanidade"

A Amnistia Internacional considera que os sucessivos ataques da Birmânia à minoria étnica muçulmana rohingya podem constituir um crime contra a humanidade.
Myanmar

Exército birmanês queima casas da minoria rohingya

O exército da Birmânia queimou cerca de 1.500 casas da minoria rohingya, no noroeste do país. O exército tem sido ainda acusado de execuções, violações e saques na região.
Myanmar

ONU insta Suu Kyi a proteger minoria muçulmana

As Nações Unidas pediram à líder de facto do Governo Birmanês que protegesse a minoria muçulmana rohingya, perante as acusações de abusos do exército.
Myanmar

"Limpeza étnica" da minoria rohingya na Birmânia

Cerca de 30 mil rohingya abandonaram as suas casas na Birmânia para fugir à violência de militares birmanesas, que estão a matar, massacrar, violar e incendiar as casas desta minoria muçulmana.
Myanmar

Suu Kyi dececionada com confrontos da Birmânia

A líder de facto do governo birmanês disse estar dececionada com os confrontos no estado Shan, na fronteira entre a Birmânia e a China, que já fizeram nove mortos.
Myanmar

Kofi Annan preocupado com violência na Birmânia

O ex-secretário-geral da ONU apelou ao fim da violência na Birmânia e pediu aos serviços de segurança para agirem em total respeito pelo Estado de Direito.
Myanmar

ONU instigada a investigar abusos na Birmânia

Human Rights Watch denunciou a queima de aldeias rohingya no oeste da Birmânia, apelando à ONU para investigar os relatos de abusos das forças de segurança cometidos contra aquela minoria.
Myanmar

Naufrágio na Birmânia causa 48 mortos

As autoridades da Birmânia elevaram esta quarta-feira para 48 o número de mortos na sequência do naufrágio de um ferry, no sábado, no noroeste da Birmânia.
Myanmar

Obama anuncia levantamento de sanções a Birmânia

Presidente norte-americano anunciou que irão ser levantadas em breve as sanções impostas à Birmânia, país do sudeste asiático em processo transição democrática após décadas de isolamento.
Myanmar

Sismo de magnitude 6,8 abala a Birmânia

142
Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou, esta quarta-feira, a Birmânia e foi sentido também em Banguecoque e no Bangladesh. Ainda não há registo de vítimas.
Myanmar

Kofi Annan em comissão sobre conflito étnico

O ex-secretário-geral da ONU vai presidir a uma comissão que visa abordar a violência contra a comunidade rohingya que vive na Birmânia, mas cujos cidadãos não são reconhecidos como cidadãos.
Mundo

Presidente birmanês concede amnistia a 83 presos

O Presidente da Birmânia, Htin Kyaw, assinou uma amnistia para 83 presos, pelo dia de Ano Novo no país. Htin Kyaw realçou a determinação do seu governo em libertar prisioneiros políticos.
Mundo

Myanmar tem primeiro presidente civil em décadas

137
Htin Kyaw, fiel conselheiro da ativista política e prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, é o primeiro presidente civil no país, depois de mais de meio século de ditadura militar.
Myanmar

Aung San Suu Kyi nomeada para Governo da Birmânia

Prémio Nobel da Paz irá ocupar um cargo no governo da Liga Nacional para a Democracia, masinda não foi confirmado qual o cargo que Suu Kyi irá desempenhar.
Mundo

Birmânia tem um novo Presidente. E não é militar

285
Htin Kyaw, um homem da confiança da ativista birmanesa e prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, foi eleito esta terça-feira Presidente da Birmânia com 360 votos no parlamento.
Myanmar

Exército birmanês liberta 46 crianças-soldado

O exército birmanês devolveu à vida civil 46 crianças, informou a imprensa oficial, numa ação descrita como parte dos esforços para pôr fim a uma prática continuada durante vários anos no país.
Mundo

Suu Kyi não será Presidente e propõe antigo aliado

Aung San Suu Kyi não pode ser Presidente da Birmânia, mas o seu partido indicou um antigo companheiro de luta para o lugar. Suu Kyi insiste que será ela a comandar o país de qualquer forma.
Myanmar

Aung San Suu Kyi. A mulher de ferro da Birmânia

244
Esta segunda-feira vive-se um momento histórico na Birmânia. É o fim da hegemonia militar, o começo de uma democracia e uma protagonista. Aung San Suu Kyi.
Myanmar

Birmânia constitui novo parlamento

O parlamento da Birmânia vai constituir-se com maioria do partido da Nobel da Paz Aung San Suu Kyi. A Liga Nacional para a Democracia (LND), da oposição, de Suu Kyi, obteve 80% dos assentos.
Myanmar

Dezenas de desaparecidos em deslizamento de terras

Dezenas de pessoas estavam hoje desaparecidas na sequência de um deslizamento de terras numa mina de jade no norte da Birmânia, naquele que é o segundo acidente grave do género em um mês.
Myanmar

Deslizamento de terras em mina de jade mata 104

As autoridades birmanesas elevaram hoje para 104 o número de mortos num deslizamento de terras ocorrido há três dias numa mina de jade no estado de Kachin, no nordeste do país.
Myanmar

Birmânia. Partido de Suu Kyi conquista maioria

498
Aung San Suu Kyi, conquistou a maioria no parlamento, de acordo com resultados divulgados hoje pela comissão eleitoral birmanesa. Ban Ki-moon já avisou que ainda "há muito trabalho a fazer".
Eleições

Birmânia: Presidente facilita transição de poder

Presidente Birmanês felicitou Suu Kyi, garantindo que o governo vai respeitar os resultados eleitorais, prometendo uma transição pacífica de poder.
Myanmar

Observadores elogiam legislativas na Birmânia

Os observadores estrangeiros consideraram hoje "pacíficas e livres" as legislativas de domingo na Birmânia, cuja contagem é liderada pelo partido da opositora e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi.
Myanmar

Ana Gomes: "Tudo correu bem e com calma"

A eurodeputada Ana Gomes, observadora da União Europeia às eleições na Birmânia disse que, tanto quanto sabe, "tudo correu bem e com calma".
Myanmar

Milhares de birmaneses apoiam San Suu Kyi

Milhares de pessoas concentraram-se frente à sede do partido de Aung San Suu Kyi, em Rangun, logo após o encerramento das eleições para expressar apoio à líder da oposição da Birmânia.
Myanmar

Eleições livres na Birmânia. San Suu Kyi já votou

A líder da oposição da Birmânia, Aung San Suu Kyi, votou esta manhã (madrugada em Lisboa) em Rangum, nas eleições que poderão dar a maioria ao seu partido.
Myanmar

Birmânia coloca região de Rangum sob alerta

As autoridades da Birmânia colocaram a região de Rangum sob alerta face às eleições do próximo domingo, que vão ser as primeiras organizadas por um governo civil após meio século de regimes militares.
Myanmar

Suu Kyi quer mesmo dirigir governo da Birmânia

Apesar de estar impedida de chegar à Presidência, a líder da oposição birmanesa afirmou que vai dirigir o governo do país se o seu partido ganhar as eleições.
Conflitos Religiosos

Birmânia: "Provas sólidas" de genocídio

A perseguição sistemática da minoria muçulmana rohingya na Birmânia oferece "provas sólidas" para a qualificar como um ato de genocídio, conclui um estudo jurídico apresentado hoje em Banguecoque.
Inundações

Birmânia: inundações afetam um milhão e matam cem

As inundações na Birmânia provocadas pelas chuvas intensas afetaram quase um milhão de pessoas. O número de vítimas mortais já supera a centena.
Inundações

Pelo menos dez mortos em cheias na Birmânia

Pelo menos nove pessoas morreram nas últimas 48 horas devido a cheias nas regiões de Thabeikkyin e Thibaw, na Birmânia. Um jovem de 19 anos morreu em Muse.
Diplomacia

Nobel da Paz Aung San Suu Kyi visita China

A visita histórica decorre num momento de alguma tensão entre a China e a Birmânia. Suu Kyi vai reunir com o Presidente chinês, Xi Jinping.
Imigração

Barco de imigrantes retirado das águas indonésias

Um barco com centenas de imigrantes a bordo, vindos da Birmânia e do Bangladesh, foi retirado das águas indonésias, um dia após chegar à costa de Aceh.
Guerra Civil

ONU classifica cessar-fogo na Birmânia histórico

A ONU classificou de "histórico" o projeto de cessar-fogo na Birmânia entre o Governo e diferentes grupos étnicos do país, para por termo à guerra-civil que dura há décadas.
Negociações de Paz

Cessar-fogo na Birmânia entre governo e guerrilhas

O governo da Birmânia e 16 guerrilhas de minorias étnicas alcançaram um princípio de acordo para um cessar-fogo em todo o país, como passo prévio no início das negociações de paz.
Acidentes e Desastres

Número de mortos em naufrágio sobe para 33

Pelo menos 12 pessoas estão dadas como desaparecidas na sequência do naufrágio de um 'ferry' de passageiros ao largo da costa oeste da Birmânia.
Myanmar

Birmânia promete eleições livres e justas

O Presidente birmanês, U Thein Sein, reiterou o compromisso de realizar eleições livres e justas, instando à cooperação e apoio nomeadamente partidos políticos e sociedade civil.
A página está a demorar muito tempo.