Agitação marítima, vento e precipitação vão continuar a motivar avisos meteorológicos laranja e amarelos nos Açores até quinta-feira, segundo informação atualizada esta terça-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os três grupos do arquipélago têm sido abrangidos por avisos meteorológicos nos últimos dias e, de acordo com a informação divulgada esta terça-feira à tarde, novos avisos laranja (segundo nível mais grave) referentes a agitação marítima vão vigorar entre as 23h00 locais desta terça-feira (00h00 de quarta-feira em Lisboa, hora UTC) e as 20h00 de quinta no grupo Ocidental (Flores e Corvo), e entre as 08h00 de quarta-feira e as 11h00 de quinta no caso do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial).
Em causa está a previsão de ondas de noroeste de sete a oito metros.
Ainda antes, durante as primeiras horas da noite desta terça-feira, o grupo Ocidental está já sob avisos amarelos (nível menos grave) por agitação marítima, devido a ondas de oeste de seis a sete metros, passando a noroeste, e por vento (neste caso até às 08h00 de quinta-feira).
No grupo Central, ondas de noroeste de seis a sete metros motivam um aviso amarelo entre as 04h00 e as 08h00, antecipando o nível laranja.
Também o vento deixa estas cinco ilhas sob aviso amarelo das 23h00 de quarta-feira às 11h00 de quinta.
As ilhas de São Miguel e Santa Maria, que formam o grupo Oriental, estão sob aviso amarelo entre as 20h00 desta terça-feira e as 04h00 de quarta-feira devido a previsões de precipitação por vezes forte, e entre as 16h00 de quarta-feira e as 17h00 de quinta devido a agitação marítima, com ondas de cinco a sete metros de noroeste.
O aviso laranja representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.