801kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Banco Alimentar Contra a Fome

Porto

Banco Alimentar apela ao desperdício zero

A presidente do Banco Alimentar do Porto realçou a importância de combater o desperdício alimentar, em nome da sustentabilidade ambiental e de fazer chegar os alimentos a quem mais precisa deles.
JMJ 2023

JMJ: Banco alimentar recebeu 514 toneladas

Os bens recolhidos da Jornada Mundial da Juventude de 2023 permitiram a distribuição de alimentos “a 925 instituições de solidariedade social e que beneficiaram mais de 145 mil pessoas carenciadas”.
Banco Alimentar Contra a Fome

Banco Alimentar recolhe 2.300 toneladas

Cerca de 40 mil voluntários tornaram possível a campanha do Banco Alimentar contra a Fome, que recolheu mais de 2.292 toneladas de géneros alimentares nos 21 bancos espalhados pelo país.
Noticiário

3h. Banco Alimentar. Recolhidas 1.300 toneladas

A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome salienta a “grande solidariedade” dos portugueses. 1.300 toneladas de alimentos foram recolhidas.
Banco Alimentar Contra a Fome

PR quer melhor distribuição de riqueza

Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou este sábado a campanha de recolha do Banco Alimentar contra a Fome, como já é seu hábito, e visitou o armazém em Lisboa onde os alimentos são recebidos.
Banco Alimentar Contra a Fome

Banco Alimentar realiza nova campanha de recolha

Cerca de 40 mil voluntários vão estar presentes em dois mil espaços comerciais para recolher alimentos doados.
Sociedade

Banco Alimentar faz campanha de 1 a 3 de dezembro

O Banco Alimentar Contra a Fome realiza de 1 a 3 de dezembro uma nova campanha de recolha de alimentos, com o apoio de 40 mil voluntários. Instituição destaca "cada vez mais famílias em dificuldades".
Noticiário

10h.Banco Alimentar julga medidas insuficientes

A presidente da Federação de Bancos Alimentares, Isabel Jonet, sublinha que o número de pedidos de ajuda continua a subir, especialmente entre os mais jovens.
Resposta Pronta

"Pedir ajuda alimentar é o fim da linha"

Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, afirma que as medidas do governo não vão mudar "uma crise de pobreza que é estrutural".
Noticiário

9h. Juros. Banco Alimentar pede medidas de fundo

Isabel Jonet fala num problema de pobreza "estrutural", que não será resolvido pelas medidas que o Governo vai aprovar hoje. Ainda neste jornal, ativistas em Lampedusa lamentam "respostas de sempre".
Noticiário

9h. Salário não cobre despesas dos trabalhadores

Salário não chega para as despesas de metade dos portugueses. Banco Alimentar espera aumento de pedidos de ajuda. Mais uma greve de médicos, no norte do país. E ainda, ataques a Kiev e Odessa.
Banco Alimentar Contra a Fome

15% dos alimentos da JMJ vão para compostagem

A estimativa indica que 15% do total dos alimentos recolhidos irá ser encaminhada para compostagem. O restantes, vão ser doados às instituições de solidariedade social que os vão entregar às famílias.
Sociedade

“Diria que sou uma profissional voluntária”

Desde sempre que o voluntariado fez parte da vida de Isabel Jonet. Hoje, é presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, do Banco Alimentar de Lisboa, e da ENTRAJUDA.
Banco Alimentar Contra a Fome

JMJ. Alimentos impróprios vão para compostagem

"Ainda não temos resultados", disse a presidente do BA, sobre alimentos recolhidos na JMJ, sendo ainda necessário "ver que pode ser consumido e aquilo que tem de ser encaminhado para compostagem".
JMJ 2023

"Não desperdice: Partilhe!", apela Banco Alimentar

Peregrinos devem colocar alimentos que não sejam consumidos, e estejam devidamente embalados, em caixas especificamente concebidas para o efeito e que serão distribuídas por quem precisa.
Banco Alimentar Contra a Fome

Banco Alimentar angaria mais de 1.719 toneladas 

Durante o fim de semana, o Banco Alimentar angariou mais de 1.719 toneladas. A recolha, que decorreu em duas mil superfícies comerciais do país, vai ajudar 400 mil pessoas com carências alimentares.
Noticiário

4h. Banco Alimentar recolhe mais de 1700 toneladas

Os alimentos recolhidos vão ser distribuídos a partir desta semana em mais de 2500 instituições de solidariedade. Ainda, Sporting goleou o Paços de Ferreira por 4-0 e aproxima-se da Liga dos Campeões.
Banco Alimentar Contra a Fome

Banco Alimentar recolhe 415 toneladas até às 18h00

A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome disse à Lusa que até às 18h00 tinham sido recolhidas 415 toneladas de alimentos, um balanço "positivo" do primeiro dia da campanha de recolha.
Resposta Pronta

Isabel Jonet. "Há mais pedidos de quem trabalha"

Perante o aumento de pedidos de ajuda, a presidente do Banco Alimentar admite ser "muito preocupante", por se tratarem de pessoas que não ganham o suficiente "para pagar todas as despesas".
Banco Alimentar Contra a Fome

Pedidos de ajuda ao Banco Alimentar duplicaram

Até 20 de abril, o Banco Alimentar recebeu 3.330 novos pedidos de ajuda, representando um aumento de 93% em relação ao mesmo período de 2022. A associação prevê que a situação se continue a agravar.
Banco Alimentar Contra a Fome

Banco Alimentar de Portalegre ajuda 2.400 pessoas

2.400 pessoas são ajudadas pelo Banco Alimentar de Portalegre, número que cresceu comparativamente ao ano de 2022 muito devido ao contexto social e económico que o país enfrenta.
Noticiário

9h. Banco Alimentar pede medidas ao Governo

A presidente da instituição, Isabel Jonet, quer que o PM deixe de anunciar "balões de oxigénio". Ainda, deputados do PS, Bloco, PCP e um ex-ministro assinam manifesto a pedir o fim das propinas.
Resposta Pronta

IVA. "Medidas estruturais, não balões de oxigénio"

Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, salienta que redução do IVA "não é direcionada a quem sofre realmente" e diz que "há pessoas a ponderar não trabalhar para receber apoios".
Banco Alimentar Contra a Fome

Banco Alimentar "superou todas as expectativas"

A presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, admitiu que nunca imaginou alcançar semelhante resultado. No fim de semana a campanha angariou mais de duas mil toneladas de alimentos.
Banco Alimentar Contra a Fome

Recolhidas 2.086 toneladas de alimentos

Os alimentos recolhidos vão começar a ser distribuídos já a partir da próxima semana, contribuindo para ajudar a suprir as necessidades alimentares de cerca de 400 mil pessoas.
Noticiário

6h. Mundial. Portugal pode garantir hoje oitavos

A Seleção Nacional joga frente ao Uruguai, na segunda jornada do grupo H. Neste jornal, a antevisão de Fernando Santos. Ainda os protestos na China durante a noite, que resultaram em duas detenções.
Noticiário

4h. Banco Alimentar: doadas 2 mil toneladas

As mais de 2 mil toneladas de bens representam um aumento de 24% em relação à campanha que decorreu no mesmo período do ano passado. Ainda um resumo do dia do Mundial do Qatar.
Noticiário

3h. PR: devemos estar preparados para contigência

O Presidente afirma por isso que os setores social, privado e público têm de fazer “ainda mais” do que têm feito até aqui. Ainda os protestos na China contra as restrições Covid-19.
Noticiário

2h. China. Confrontos entre manifestante e polícia

É o terceiro dia de protestos contra a política "zero Covid" do presidente chinês. Ainda neste jornal, o balanço provisório da campanha do Banco Alimentar deste fim de semana.
Noticiário

23h. Mundial. Espanha e Alemanha empatam 1-1

Com este resultado, Espanha assegura liderança do grupo e fica mais perto de garantir os oitavos de final. Ainda, apesar da inflação, portugueses contribuíram mais para o Banco Alimentar contra a Fome
Noticiário

21h. Banco Alimentar. 1.500 toneladas recolhidas

Neste jornal, a presidente do Banco Alimentar faz balanço da campanha de recolha de alimentos e revela que, apesar da inflação, há mais pessoas a contribuir. E ainda o empate entre Espanha e Alemanha.
Noticiário

10h. Presidente do PS deixa avisos no partido

Carlos César pede ao Governo para apurar o sentido de orientação e para ser mais rigoroso nas condutas. Ainda, o Banco Alimentar realiza este fim de semana uma nova campanha de recolha de alimentos.
Resposta Pronta

Banco Alimentar. "Mais pedidos mas temos resposta"

O Banco Alimentar Contra a Fome realiza uma nova campanha de alimentos. A presidente Isabel Jonet diz que, apesar da conjetura económica, "não se tem registado nenhuma diminuição no número de apoios".
Portalegre

Banco Alimentar. Pedidos de ajuda aumentam

Neste último mês, em toda a região de Portalegre, passou-se de um total de 2.245 pessoas apoiadas para 2.301. A responsável frisa que há "poucos alimentos" em armazém.
Banco Alimentar Contra a Fome

Banco Alimentar. Instituições procuram mais apoios

Banco Alimentar tem registado um aumento de pedidos face à inflação por parte de instituições. Ajuda de Mãe é uma das que recorre à campanha para conseguir refeições para todas as pessoas acolhidas.
Fact Check

Isabel Jonet disse que pobres gastam mal?

Publicação viral alega que Isabel Jonet, do Banco Alimentar Contra a Fome, disse que os mais pobres vão gastar mal o subsídio de 125 euros. É enganador face ao sentido original da declaração de Jonet.
Banco Alimentar Contra a Fome

Algarve. Banco Alimentar caminha para "tempestade"

Nuno Cabrita Alves classifica a situação da organização como "preocupante" e alerta para o risco possível falta de resposta face ao crescente número de pedidos. Lamenta falta de apoio do Estado.
Inflação

Isabel Jonet quer pedagogia no uso dos 125 euros

A presidente do Banco Alimentar contra a Fome alertou que o apoio de 125 euros para quem receba até 2.700 euros pode não ser o mais ajustado. "Todas as ajudas são muito bem-vindas".
Noticiário

10h. AIEA a caminho de Zaporíjia

Inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica está a caminho da Central Nuclear de Zaporíjia; Presidente do Banco Alimentar preocupada com dificuldades das famílias da classe média
Explicador

"Quem tem empréstimos está numa situação difícil"

A presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, confirma o aumento dos pedidos de ajuda. Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, diz que "pessoas compram menos, mas vão mais vezes ao supermercado".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 200€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa