788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Almirante Mendes Calado: "Deixo a Marinha não por vontade própria"

Este artigo tem mais de 2 anos

O almirante Mendes Calado foi esta quinta-feira exonerado do cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada pelo Presidente da República.

O Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Mendes Calado, fala durante a sua audição perante a Comissão de Defesa Nacional, no âmbito da relevância da missão das Forças Armadas no combate à pandemia da covid-19 e do possível impacto desta crise sanitária nas missões da Marinha, na Assembleia da República, em Lisboa, 28 de abril de 2020. MIGUEL A. LOPES/LUSA
i

Almirante Mendes Calado será substituído no cargo por Henrique Gouveia e Melo

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Almirante Mendes Calado será substituído no cargo por Henrique Gouveia e Melo

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Mendes Calado, Chefe do Estado-Maior da Armada esta quinta-feira exonerado, afirmou que deixa a Marinha “não por vontade própria”, assegurando que “até ao último momento” manteve a “mão firme no leme” porque é isso que “mares agitados” exigem.

Foi uma honra ter sido o vosso comandante. Falta-me tempo e palavras para expressar tamanha gratidão. Deixo a Marinha não por vontade própria pois os que me conhecem não entenderiam que abandonasse o leme da nossa Marinha depois de tanto resistir ao temporal que nos assolou nos últimos tempos”, afirmou Mendes Calado num vídeo publicado no Facebook oficial da Marinha.

De acordo com o CEMA exonerado — que será substituído no cargo por Henrique Gouveia e Melo — “mares agitados exigem mão firme no leme”, garantindo que foi o que procurou “fazer até ao último momento”.

Segundo a nota do Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa “depois de receber o Senhor Almirante CEMA, e tendo em consideração a que haverá, muito em breve, legislação orgânica sobre o Estado-Maior-General e os três ramos das Forças Armadas — significando um novo ciclo político e funcional –, entendeu ser chegado o tempo de proceder à referida exoneração”.

Desta forma, antecipa-se “alguns meses o termo do segundo mandato”, o que vai ocorrer “de acordo com disponibilidade manifestada” por Mendes Calado, referia a mesma nota.

No mesmo vídeo, Mendes Calado afirma ter sido “uma honra e um privilégio ter liderado e aprendido tanto” com todos os que com ele se cruzaram durante os 47 anos de serviço à Marinha.

Procurei sempre liderar pelo exemplo, de plena dedicação e grande entusiasmo, com a nobre missão de servir Portugal e os portugueses”, afirmou.

Na hora da saída, o CEMA exonerado assegura ter “confiança numa Marinha resiliente, capaz de ultrapassar todos os desafios, focada no horizonte, espreitando o futuro e ajudando a construí-lo com inovação para continuarmos a cumprir Portugal com brio e orgulho, continuando a valorizar as pessoas e a condição militar”.

“Exorto-vos que continuem como sempre: coesos, disciplinados, corajosos e sempre a honrar a nossa divisa ‘Talant de bien faire’ [vontade de bem fazer]. A pátria honrai que a pátria vos contempla e a pátria é o nosso grande desígnio”, pediu.

Mendes Calado espera “bons ventos e mares de feição e que a estrela da sorte guie sempre as missões da Marinha e proteja todos os seus homens e mulheres”, despedindo-se com uma frase emotiva: “até sempre, levo-vos no coração”.

Marcelo condecora e agradece desempenho do almirante Mendes Calado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou esta quinta-feira a condecoração de Mendes Calado e agradeceu o empenho enquanto Chefe do Estado-Maior da Armada, no dia em que aceitou a proposta do Governo para o exonerar.

No mesmo dia, ao final da tarde, através de uma nota na página da Presidência da República, foi anunciado que Marcelo Rebelo de Sousa “vai nomear Chefe do Estado-Maior da Armada o Senhor Vice-Almirante Henrique de Gouveia e Melo e promovê-lo ao posto de Almirante”. A posse está marcada para segunda-feira, dia 27.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora