A paragem dos 80.000 gansos de pés-rosa no Fiorde de Trondheim durante a migração sazonal de inverno entre a Dinamarca, Holanda e o local de reprodução em Spitsbergen, Noruega, deu ao fotógrafo norueguês Terje Kolaas o primeiro lugar no concurso Nature Photographer of the Year 2021, a competição que pretende celebrar a beleza da natureza. Há fotos de esquilos a lutar, de ursos polares a “namorar”, mas também a solidão de um tubarão como se pode ver na fotogaleria que o Observador preparou.

A imagem vencedora representa um momento “raro” e foi conseguida através da “tecnologia fantástica” dos drone, refere o comunicado às redações.

O fotógrafo posicionou-se na zona onde os animais se alimentavam e esperou pelos gansos lá. Assim que os ouviu a aproximarem-se, descolou o drone e captou o momento no ar. A maioria das fotos, menciona a mesma nota, tem algo imperfeito: ou está muito longe ou tem uma asa ou uma cabeça cortada ou os pássaros estão sobrepostos. Naquele momento de captação, Terje Kolaas percebeu que as fotos dos seus sonhos eram possíveis: gansos a voar, em contraste com uma paisagem de neve pura e limpa.

Esta fotografia chamou imediatamente a nossa atenção devido à nova perspetiva que fornece: a visão  de que estamos dentro do bando aerotransportado”, explica Tony Wu, membro do júri, caraterizando a foto como “esteticamente agradável, bem composta e única”.

O vencedor recebe um prémio de 3.000 euros. Além disso, o concurso pretende ajudar Organizações não Governamentais para a conservação da natureza e, este ano, apoiaram a associação Photographers Against Wildlife Crime.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR