455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Vida selvagem

País

Planeta Zero: participe nas Horas do Planeta

O que podemos fazer pelo Planeta todos os dias no nosso dia-a-dia? O Planeta Zero explica.
Natureza

As melhores fotos da Natureza de 2021

A foto vencedora é "imagem de sonho": gansos a voar em contraste com uma paisagem de neve. Mas esquilos a namorarem, uma raposa na ponte ou o rei do oceano.
Coronavírus

Veados selvagens contaminados com coronavírus

O vírus saltou dos humanos para os veados-da-virgínia, foi transmitido entre eles, sofreu mutações e pode formar um reservatório nesta e noutras espécies animais, alertam os investigadores.
Natureza

Estudo indica que crustáceos e moluscos sentem dor

Os resultados de um relatório da Escola de Economia e Ciência Política de Londres levaram o governo britânico a promover alterações ao projeto lei do bem-estar animal.
Vida selvagem

As fotos mais cómicas da vida selvagem deste ano

Seja em terra, no mar ou no ar, o lado cómico da vida selvagem foi captado por vários fotógrafos e as melhores imagens são já conhecidas. Entre os risos, o concurso pretende preservar a natureza.
Vida selvagem

Revelados os "New Big 5" da vida selvagem

Dos cinco mais desejados pelos caçadores — leão, elefante, rinoceronte, búfalo e leopardo — mantêm-se os dois 1ºs nos mais votados para serem fotografados. E entram o urso polar, o tigre e o gorila.
Vida selvagem

Abutre preto raro devolvido à liberdade

Em Portugal, o abutre-preto conta com uma população de cerca de 35 casais com uma colónia a sul próxima de Barrancos e outra no Parque Natural do Tejo Internacional.
Vida selvagem

As fotografias da vida selvagem mais engraçadas

A vida selvagem pode ser divertida e este conjunto de fotografias assim o prova. A fotografia vencedora da categoria principal foi uma imagem que mostrava uma tartaruga com o dedo do meio esticado.
Vida selvagem

Orcas atacam veleiros portugueses e espanhóis

O mais recente incidente registado ocorreu no domingo, no Cabo de Sines, onde dois tripulantes foram resgatados depois de a sua embarcação ter sido abalroada por duas orcas.
Vida selvagem

Austrália. Continua resgate para salvar 20 baleias

As equipas de resgate estão a trabalhar para tentar salvar 20 baleias-piloto das cerca de 500 que ficaram encalhadas na baía de Tasmânia, no sul da Austrália, sendo que 88 já foram salvas.
Vida selvagem

Tasmânia. Resgatadas 25 baleias das 270 encalhadas

Foram resgatadas 25 das 270 baleias encalhadas numa área remota na Tasmânia, ilha sul da Austrália, pelas autoridades australianas. Contudo, foram avistadas 90 baleias mortas.
Vida selvagem

Cianobactéria mata 300 elefantes no Botsuana

Uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. Estas bactérias florescem na água e envenenam a vida selvagem marinha.
África

350 elefantes encontrados mortos no Botsuana

Especialistas falam em extinção em massa numa zona não muito longe de habitações. Primeiras mortes foram registadas em maio, mas as amostras ainda não foram analisadas por causa da Covid-19.
Atualidade

Australianos resgatam animais nos próprios carros

A vida selvagem está a ser devastada pelos incêndios na Austrália. Quase 500 milhões de animais já morreram só em Nova Gales do Sul. Há cidadãos a resgatar animais pelos próprios meios.
Vida selvagem

Morreu Fausta, a rinoceronte mais velha do mundo

A rinoceronte negra viveu quase sempre em liberdade e só foi levada para um santuário em 2016, por causa de ataques de hienas. Viveu 57 anos, pelo menos mais 15 do que a esperança média de vida.
Vida selvagem

Morreu o último rinoceronte de Sumatra da Malásia

Autoridades esperam recuperar óvulo da fêmea morta para tentarem fecundação in vitro com exemplares que ainda existem na Indonésia. Atualmente há cinco espécies de rinoceronte em risco de extinção.
Ambiente

Seca em parque nacional no mata 55 elefantes

A pior seca dos últimos anos e a crise económica que se vive no Zimbabué causaram a morte a pelo menos 55 elefantes. Os animais veem-se obrigados a destruir plantações e a atacar pessoas para comer.
Vida selvagem

40 fotos do prémio mais divertido da vida selvagem

As 40 finalistas do concurso das fotos mais divertidas do mundo selvagem já foram divulgadas. A um mês de se conhecerem os vencedores, veja aqui as imagens a concurso. E ria-se com a natureza.
Singapura

Singapura. Nove toneladas de marfim apreendidas

A apreensão, que se acredita ser uma das maiores dos últimos anos, aconteceu no fim de semana passado. Estima-se que o marfim fosse proveniente de 300 elefantes africanos. O destino era o Vietname.
Moçambique

Moçambique vai receber cerca de três mil animais 

Administração Nacional das Áreas de Conservação de Moçambique vai receber cerca de três mil animais selvagens -- Elefantes, búfalos, leões, pivas, zebras e impalas -- para os seus parques naturais.
Vida selvagem

Urso bebé "demasiado amigável" pode ser abatido

Tornou-se viral o vídeo de um urso bebé, aparentemente orfão, a abordar um grupo de esquiadores em Truckee, Califórnia. O urso foi amigável, mas o comportamento poderá obrigar a ser abatido.
Cabo Verde

Tartarugas com base de dados em Cabo Verde

Nesta base vão estar todas as informações sobre as praias de nidificação, ninhos, mortalidade ou captura. O ano de 2018 foi "o melhor de sempre" no que diz respeito ao número de ninhos de tartarugas.
Fotografia

As favoritas no concurso de fotos na vida selvagem

O Museu de História Natural desvendou as cinco fotografias preferidas do público no maior concurso de vida selvagem do mundo. A vencedora mostra dois leões num momento emotivo raro.
Japão

Japão retoma caça comercial de baleias

O Japão anunciou que vai retomar a captura comercial de baleias em julho de 2019. O país comprometeu-se a não caçar em "em águas antárticas ou no hemisfério sul", sendo limitada a águas territoriais.
Vida selvagem

As 41 fotos mais hilariantes da vida selvagem

O "Comedy Wildlife Photography Awards" está de regresso. Uma destas 41 fotos é a mais engraçada captada este ano no mundo selvagem. Se escolher a sua favorita ainda se candidata a ganhar um presente.
Fotogaleria

14 imagens favoritas do Wildlife Photographer 2018

A um mês das derradeiras decisões, o júri do Wildlife Photographer of The Year levantou a ponta do véu e mostrou algumas das imagens favoritas. Havia 45 mil em concurso. Veja as 14 melhores.
Moçambique

Leopardo visto pela primeira vez na Gorongosa

Felino apareceu de surpresa, pela primeira vez em 14 anos, a um grupo no parque moçambicano e foi 'apanhado' pelas câmaras por breves segundos. Foi visto a apenas dez minutos do acampamento.
Vida selvagem

Veja 20 espécies ameaçadas antes que desapareçam

Daqui a poucas dezenas de anos estas espécies podem não existir mais. Um fotógrafo passou dois anos a viajar para as encontrar e para as vermos antes de desaparecerem. Agora lançou um livro.
Comida

Chef algarvio quer fazer pratos com alforrecas

O aparecimento de espécies invasoras no estuário do Guadiana tem vindo a aumentar nos últimos anos. Leonel Pereira tem testado o uso destes animais, incluindo as alforrecas, na culinária.
Vida selvagem

Estes fotógrafos não querem ver mais fotos destas

Os melhores fotógrafos do mundo juntaram as imagens mais poderosas da vida selvagem numa luta contra o tráfico e violência contra animais. O resultado é um livro que chega em maio. Espreite aqui.
Fotografia

Fala-se português no concurso de vida selvagem

O brasileiro Márcio Cabral é um dos vencedores do concurso Wildlife Photographer of the Year graças a uma foto de um papa-formigas a comer térmitas. Saiba mais sobre ela. E veja os outros vencedores.
Vida selvagem

Há porcos radioativos à solta na Europa central

Os javalis selvagens da Europa Central estão a levantar preocupações. A espécie mostra sinais de radioatividade, resultado do acidente nuclear de Chernobyl, e a causa está nos cogumelos contaminados.
Vida selvagem

Wildlife Photographer of the Year: os finalistas

É um dos concursos de fotografia mais aclamados do mundo e está de regresso. O júri do Wildlife Photographer of the Year já escolheu as fotografias finalistas. O veredito é só em meados de outubro.
Vida selvagem

Cobra pitão tratada por dependência de anfetaminas

Uma cobra pitão australiana esteve internada sete meses por ter demostrado sintomas de toxicodependência. Foi encontrada num laboratório de metanfetaminas.
Vida selvagem

Tubarão tem crias sozinha após 4 anos sem macho

Nasceram 3 crias de uma tubarão-tigre que não acasalava com nenhum macho há 4 anos. Essas crias são clones perfeitos da mãe. Este é o primeiro caso em fêmeas que já tinham tido companheiro sexual.
Boas Festas

2016. As melhores fotos da vida selvagem

O panda gigante já não está em perigo de extinção, as raposas vermelhas são citadinas e os polvos púrpura são amorosos. A vida selvagem nas fotografias mais marcantes de 2016.
Vida selvagem

Parque da Gorongosa recupera vida selvagem

O Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, continua a progredir na recuperação da vida selvagem, que foi quase dizimada durante a guerra civil e fez com que se perdessem 95% dos animais.
Vida selvagem

As melhores imagens da vida selvagem de 2016

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Wildlife Photographer of the Year". Desde raposas curiosas até às imponentes orcas, veja as imagens favoritas das redes sociais na fotogaleria.
Ciência

LUCA, o pai de todos os organismos vivos na Terra

Uma equipa de biólogos criou um modelo que desvenda novas informações acerca de como e em que condições os primeiros microrganismos da Terra se desenvolveram, há 4 mil milhões de anos.
Vida selvagem

Angola vai recontar as palancas negras gigantes

Angola vai proceder à recontagem do número de palancas negras gigantes em habitat natural, uma das iniciativas governamentais de combate à caça furtiva e ao tráfico de produtos da vida selvagem.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.