O planeta Terra registou o sexto ano mais quente de sempre em 2021, de acordo com várias agências científicas que publicaram as suas medições.

Seis cálculos diferentes colocaram 2021 entre o quinto e sétimo ano mais quente de sempre desde o final do século XIX. A NASA e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (EUA) divulgaram os seus dados esta quinta-feira e garantiram que 2021 ficou perto dos anos de 2016 e 2020, quando se verificaram os dados mais elevados em termos de temperatura.

Os cientistas garantem que os dados ajudam a consolidar uma tendência de aquecimento do planeta, que está a acelerar. Gavin Schmidt, da NASA, garante que “a tendência de longo-prazo é muito, muito clara”. Citado pela Associated Press, o jornalista ligou diretamente o aumento da temperatura à poluição causada pelos seres humanos: “É por nossa causa. E não vai desaparecer até deixarmos de aumentar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.”

Schmidt também afirma que é possível ver nos dados como essa tendência está a acelerar. “Se olharmos para os últimos dez anos, quantos estão acima da média dos dez anos anteriores? Quase todos.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR