As ações do Credit Suisse desceram esta segunda-feira 2,26%, no dia em que foi anunciado que o seu presidente, o português António Horta-Osório, deixa a liderança do banco após nove meses no cargo.

A bolsa de Zurique encerrou com uma subida de 0,86%, mas as ações do banco recuaram 2,26% para 9,33 francos suíços (8,94 euros), após ter sido divulgado que Horta-Osório se demitiu, por desrespeitar regras contra a covid-19 na Suíça e no Reino Unido.

António Horta-Osório demite-se do Credit Suisse após quebrar regras anti-Covid-19

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Lamento que algumas das minhas ações pessoais tenham levado a dificuldades para o banco e comprometido a minha capacidade de representar o banco interna e externamente”, disse Horta-Osório num comunicado citado pela agência Bloomberg.

“Por conseguinte, acredito que a minha demissão é do interesse do banco e das suas partes interessadas neste momento crucial“, acrescentou.

A saída acontece após uma investigação do próprio Credit Suisse Group, com sede em Zurique. O banco nomeou Axel P. Lehmann para substituir Horta-Osório, com efeitos imediatos.

Os detalhes de infrações das regras em vigor para conter a pandemia de Covid-19 surgiram há pouco mais de um mês.

O português tinha regressado à Suíça do Reino Unido em 28 de novembro e partido para a Península Ibérica antes de um período de quarentena obrigatório de 10 dias ter terminado, segundo a Bloomberg.

Antes, Horta-Osório já teria quebrado as regras em julho de 2021, quando assistiu às finais de ténis de Wimbledon em Londres, contrariando as regras de prevenção no Reino Unido.