Uma turista holandesa foi detida na Polónia depois de fazer a saudação nazi no antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

De acordo com a BBC News, a mulher de 29 anos — cujo nome não foi revelado — foi acusada de fazer propaganda nazi e sujeita a pagar uma multa pelas autoridades locais, que concordou em pagar.

O marido da turista tirou-lhe uma fotografia enquanto esta fazia a saudação. A atitude não terá passado de uma brincadeira de mau gosto, contou a turista à agência de notícias PAP.

Não é a primeira-vez que situações destas acontecem. Na Polónia, atos de propaganda nazi são condenados e podem levar até dois anos de prisão.

Em 2013, dois estudantes turcos foram condenados a seis meses de prisão, suspensos por três anos, e multados por terem adotado uma atitude semelhante em Auschwitz.

O campo de Auschwitz-Birkenau é o maior símbolo do Holocausto. Durante todo o tempo de existência cumpriu a função de campo de concentração, executando prisioneiros polacos. A partir de 1942, tornou-se também um campo de extermínio em massa dos judeus.

No total 1,3 milhões de pessoas morreram no campo de Auschwitz, das quais 1,1 milhões eram judeus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR