O administrador do distrito de Tete, no centro de Moçambique, morreu durante a tempestade tropical Ana, após ter sido arrastado pelas águas do rio Revuboé na quarta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro da Agricultura.

“Infelizmente foi encontrado o corpo do administrador. É uma má notícia para a cidade e província de Tete e para o país”, disse quarta-feira Celso Coreia, em declarações aos jornalistas.

O administrador, José Mandere, integrava uma comitiva do governador da província de Tete que avaliava a situação das zonas afetadas pela tempestade na terça-feira, quando a viatura onde se encontrava foi arrastada pela corrente.

José Mandere foi encontrado morto na madrugada desta quarta-feira, avançaram as autoridades.

O ministro da agricultura avançou que a situação em Tete está agora “estável e controlada”, referindo, entretanto, que ainda é prematuro “ter uma fotografia real” do impacto da tempestade naquela província.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As inundações provocadas pela tempestade tropical Ana já fizeram, pelo menos, 10 mortos em Moçambique, de acordo com as mais recentes informações das autoridades locais e do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD).

Tempestade tropical Ana já matou 47 pessoas entre Madagáscar, Malaui e Moçambique

Segundo o INGD, o mau tempo afetou 20.671 pessoas, causou 54 feridos e destruiu parcial e totalmente 3.895 casas, seis unidades hospitalares, 77 salas de aula, afetando 2.266 alunos.

Moçambique enfrenta a época ciclónica sazonal e a tempestade tropical Ana – que, entretanto, perdeu força e se transformou numa depressão – foi a primeira a atingir o país.