Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, teve um teste positivo à Covid-19, confirmou o próprio através do Twitter.

“Estou a sentir-me bem – e vou continuar a trabalhar remotamente esta semana, ao mesmo tempo que sigo as regras de saúde pública”.

O responsável termina pedindo “a todos, por favor”, que se vacinem contra a Covid-19, incluindo tomando a dose de reforço.

Isto depois de, no passado sábado, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, bem como a respetiva família, terem sido deslocados da residência oficial para um local não revelado na capital, Otava, devido a receios relacionados com os protestos anti-vacinas para a Covid-19.

Justin Trudeau forçado a deixar residência oficial por precaução devido a protestos anti-vacinas

O protesto designado “Comboio da Liberdade”iniciou-se no início desta semana através de camionistas que se opõem à decisão do Canadá e dos Estados Unidos de requerer a estes trabalhadores transfronteiriços que estejam vacinados, de forma a evitar quarentenas de 14 dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A medida afeta cerca de apenas 15% dos camionistas que ainda não se vacinaram, de acordo com a Aliança Canadiana de Camionagem, um grupo que agrega as associações de camionistas.

No entanto, nos últimos dias, grupos opostos a outras medidas de saúde pública adotadas pelas autoridades canadianas, desde os ‘passaportes Covid’ até à limitação de público em estabelecimentos comerciais, uniram-se ao comboio de camiões que percorreu o Canadá, desde o oeste até Otava (este).

Trump elogia manifestantes antivacinas canadianos: “Queremos que aqueles grandes camionistas saibam que estamos com eles”

Uma campanha na Internet para financiar o protesto já recebeu oito milhões de dólares canadianos (cerca de 5,6 milhões de euros), mas uma investigação da CBC assinalou que pelo menos um terço dos donativos são anónimos e nalguns casos provenientes doutros países.