A Apple vai introduzir em breve (estima-se que em março ou em abril) 37 novos emojis, que serão lançados com a atualização iOS 15.4. Mesmo sem ainda estarem a circular pelas mensagens entre os cibernautas ou nos comentários de publicações das redes sociais, estão já a provocar polémica, por ter, por exemplo, um homem grávido e uma pessoa grávida sem revelar o seu género.

Na Emojipedia, a popular biblioteca digital de emojis, explica-se que os novos emojis relacionados com a gravidez pretendem representar homens trans ou pessoas não binárias. Contudo, podem ter duplo significado, ao ilustrar uma pessoa com a barriga cheia depois de ter comido muito.

No fim de semana, os republicanos dos Estados Unidos da América insurgiram-se contra o novo boneco. Sean Spicer, ex-assessor de imprensa de Donal Trump, que tem um programa no canal de notícias conservador, Newsmax, começou por o ridicularizar.

“No liceu, satisfiz o requisito de ciência estudando geologia —vejo agora o que perdi — aquelas aulas de biologia ajudar-me-iam a explicar o novo emoji do homem grávido”, escreveu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já Tucker Carlson, conhecido apresentador e analista político da Fox News usara uma parte do seu programa para dizer que o emoji era uma forma de “desinformação”.

“No mundo real, os homens podem facilmente ficar grávidos se não tomarem as devidas precauções. Tenham cuidado, malta. Pode acontecer-te a ti”, brincou com sarcasmo.

Em nome da inclusão social, na lista dos 37 novos emojis surgem também diversas variações de tons de pele na figura dos apertos de mão — ao todo, este ícone conta com 25 combinações de cores de pele entre as duas mãos. Na coletânea das imagens que estarão disponíveis em breve, vê-se também um trol, uma cara que derrete e lábios sensuais. Entre os objetos, poder-se-á enviar aos amigos uma roda, um escorrega, muletas, entre outros.

A Emojipedia reuniu todos os novos emojis, mas a versão final que os utilizadores da Apple terão pode sofrer alterações, pois cada empresa encarrega-se de modificá-los e retocá-los para combinar com o seu próprio estilo.

Os desenhos foram originalmente selecionados em setembro de 2021 pelo Unicode Consortium, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona e aprova os padrões dos emojis para todos os dispositivos.