O ex-Presidente da Costa Rica José María Figueres Olsen (1994-1998), candidato do Partido da Libertação Nacional (PLN), disse que vai “resgatar e transformar” o país, depois de passar à segunda volta das eleições, em abril.

Figueres, que ocupou a presidência entre 1994 e 1998 e procura agora um segundo mandato, afirmou que o “resultado foi extraordinário” e está “a um passo de começar o salvamento e transformação da Costa Rica”.

“Ganhámos esta primeira ronda por uma margem robusta e isso também nos dá uma enorme responsabilidade, e é por isso que amanhã vamos continuar o trabalho incansável (…) O tempo em que vivemos é extraordinário em muitos aspetos, é um tempo de desafios urgentes como a tragédia do desemprego e da pobreza, os mais altos em décadas”, salientou Figueres, de 67 anos, do PLN (centro-esquerda).

Com 63,9% das mesas de voto contadas, Figueres obteve 27,4% dos votos, seguido de Rodrigo Chaves, do Partido do Progresso Social Democrata e antigo ministro da Economia, com 16,7%, e do pregador evangélico conservador Fabricio Alvarado com 15,2%, anunciou o Supremo Tribunal Eleitoral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Figueres disse que a partir de um possível mandato lutará pelos direitos de todas as pessoas, e apoiará os pequenos, médios e grandes empresários para gerar oportunidades, emprego e para que o país “ganhe novamente”.

Queremos que a Costa Rica volte a ganhar no investimento direto estrangeiro, um Governo que apoie empresários e empreendedores (…) Faremos da Costa Rica um líder na transição energética global, um país ligado e bilingue, que nos abre às oportunidades e ao mundo, prometeu.

As 6.767 mesas de voto em todo o país fecharam às 18h00 de domingo (00h00 desta segunda-feira em Lisboa), depois de 12 horas de jornada eleitoral.

Um recorde de 25 candidatos presidenciais participou nas eleições de domingo e 3,5 milhões de pessoas foram chamadas a votar para eleger o Presidente e os 57 deputados que compõem a Assembleia Legislativa para o mandato de 2022-2026.