Um correspondente do Wall Street Journal partilhou no Twitter um vídeo de um soldado russo que terá sido capturado e que estará a ser alimentado por civis.
Tantos destes soldados são apenas adolescentes, sem qualquer ideia do intuito desta guerra”, lê-se no tweet.
No vídeo, que segundo o jornalista está a ser partilhado por ucranianos nas redes sociais, é possível ver o jovem a chorar e a mandar beijinhos para o telemóvel. No tweet lê-se que o soldado “começou a chorar” quando o deixaram fazer uma chamada de vídeo com a mãe.
Nos comentários da publicação, o jornalista acrescenta que, no final do vídeo, uma das voluntárias ucranianas diz à mãe do soldado: “Não se preocupe, Natasha, ele está vivo e bem. Vai receber uma chamada mais tarde.”
Video shared on Ukrainian channels of a captured Russian soldier apparently being fed by locals. The post says he burst into tears when he was allowed to video-call his mother. So many of these troops are just teenagers, with absolutely no clue what this war is really for. pic.twitter.com/oCPUC8cKcO
— Matthew Luxmoore (@mjluxmoore) March 2, 2022
Militares russos rendem-se ou inutilizam veículos para evitar confrontos, diz Pentágono
Segundo o jornal norte-americano The New York Times, alguns militares russos na Ucrânia estão render-se ou a inutilizar os seus veículos para não terem de combater.
Escassez de comida e combustível, uma forte e inesperada resistência por parte dos militares ucranianos e baixa moral são alguns dos motivos apontados para estes militares — por vezes são unidades inteiras — baixarem as armas e até furarem os depósitos de combustível dos veículos para evitar confrontos.
“Um número significativo de tropas russas são jovens recrutas que têm pouco treino e estão pouco preparados”, sublinha ainda o New York Times, esta terça-feira, citando um responsável do Pentágono.
Não se sabe ao certo, porém, quantos militares estão a desistir do combate e de que forma é que o Pentágono chegou a estas conclusões.
Esse é também o relato feito por outros jornalistas e produtores norte-americanos no Twitter, que citam fontes oficiais ucranianas e americanas.
“‘Capturámos cerca de 200 soldados russos, alguns com cerca de 19 anos. Sem qualquer treino. Mal equipados’, diz o Major-General ucraniano Borys Kremenetsky. ‘Deixámos que ligassem aos pais. Pais completamente surpreendidos'”, lê-se no tweet da produtora da CBS, Elizabeth Campbell.
"We have captured around 200 Russian soldiers, some around 19 years old. Not trained at all. Badly equipped." Ukraninan Major General Borys Kremenetsky says. "We allow them to call their parents. Parents completely surprised."
— Elizabeth Campbell (@ECampbell360) February 26, 2022
“Além de estarem a ficar sem combustível, há indicações de que as tropas russas estão também a ficar sem comida. Algumas unidades russas estão a render-se — às vezes sem resistência”, terá dito um oficial sénior dos Estados Unidos, citado no Twitter por uma jornalista do Pentágono.
Per US Senior Defense Official (h/t @ellee_watson): In addition to running out of fuel, there are indications Russian (troops) are running out of food too. Some Russian units are surrendering – sometimes without a fight.
— Camilla Schick (@CamJourno) March 1, 2022