Um incêndio deflagrou ao final desta manhã de terça-feira, por volta das 12h50, num armazém de pneus na Azinhaga da Torre do Fato, em Telheiras, Lisboa, o que levou à evacuação de habitações contíguas.
Fonte dos Bombeiros Sapadores de Lisboa adiantou ao Observador que o fogo, entretanto extinto, terá começado num armazém de pneus, o que provocou uma grande coluna de fumo negro.
Pelas 13h30, as autoridades retiraram do local sete trabalhadores — um dos quais teve de ser assistido devido à inalação de fumo — e cerca de 40 pessoas das habitações contíguas ao espaço, por precaução.
O armazém, onde havia também eletrodomésticos usados, ficou parcialmente destruído.
O comandante do Regimento de Bombeiros Sapadores de Lisboa, Tiago Lopes, afirmou que estiveram no local 80 elementos de vários regimentos de bombeiros sapadores e voluntários, da Proteção Civil, e da Polícia de Segurança Pública.
Em declarações à agência Lusa, pelas 17h25, o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, referiu que praticamente todos os moradores já regressaram às habitações, à exceção das duas famílias que viviam mais perto do local do incêndio.
“As habitações não sofreram danos, mas o cheiro a fumo é muito intenso. Por isso, estes dois agregados vão pernoitar em casas de familiares”, adiantou o autarca, ressalvando que houve um contacto com a proteção civil para aferir a necessidade de eventuais realojamentos.
Relativamente às causas do incêndio, Fábio Sousa disse que poderá ter-se tratado de um “curto-circuito”, originado por alguém que estaria a tentar “desmontar um frigorífico”.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), esteve no local cerca das 14h00, para acompanhar as operações de combate ao incêndio.
“Gostava de dar essa tranquilidade aos lisboetas e sobretudo aos que vivem aqui. A polícia, os bombeiros e a proteção civil estão a fazer o seu trabalho. É importante estar aqui para dizer às pessoas o que se está a passar e para dizer que está tudo sob controlo”, afirmou o autarca, em declarações aos jornalistas.