A explosão ocorrida esta quarta-feira num prédio de habitação no Casal de São Brás, Amadora, provocou 16 feridos, incluindo seis bombeiros, um dos quais em estado grave, disse o comandante operacional distrital de Lisboa, Hugo Santos.

O bombeiro ferido com gravidade ficou com lesões ao nível da bacia e algumas fraturas após cair no poço do elevador, do 6° para o 2° andar. O homem foi transportado para o Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, encontrando-se consciente.

Dos restantes feridos, 15 são ligeiros, entre os quais cinco bombeiros e 10 civis. Estas 15 pessoas foram transportadas para os hospitais de são Francisco Xavier e de Santa Maria, em Lisboa, e Fernando da Fonseca, na Amadora.

Foi ainda assistido no local um outro bombeiro que não precisou de ser transportado para uma unidade hospitalar, segundo o INEM.

Para assistência aos feridos, indicou, foram mobilizadas para o local duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER), 10 ambulâncias do INEM, bombeiros, Cruz Vermelha e uma unidade móvel intervenção psicológica de emergência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os bombeiros foram chamados para uma fuga de gás no número 7 [da Rua José Maria Pereira] e quando se encontravam na fase inicial do reconhecimento, a chegar à fração onde deflagrou a explosão, no sétimo piso, ocorreu a explosão, afetando a equipa que se encontrava no interior da estrutura”, explicou aos jornalistas, no local.

Pelo menos 15 pessoas ficaram desalojadas, tendo de encontrar uma alternativa habitacional, disse à agência Lusa fonte da proteção civil municipal.

O Comandante da Proteção Civil da Amadora, Luís Carvalho, referiu que as 15 pessoas são moradoras do prédio onde ocorreu a explosão (n.º 7) e são “para já” os casos que estão sinalizados, existindo algumas frações que não estavam habitadas.

As autoridades estão a aferir a totalidade das pessoas que se encontravam no edifício, já que algumas saíram sozinhas e outras foram retiradas pelas forças de socorro.

“Estamos a fazer a avaliação final para ver se não está mais ninguém no prédio”, indicou Hugo Santos, referindo que o edifício sofreu “danos graves”.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, o alerta foi dado pelas 11h00.

“Ocorreu uma explosão derivada de uma fuga de gás num prédio habitacional. Há vítimas”, disse a fonte à Lusa, escusando-se a precisar se se trata de feridos ou vítimas mortais.

O 2.º comandante distrital de Lisboa da Proteção Civil, Joaquim Santos, explicou à Lusa que os Bombeiros da Amadora responderam a uma chamada relativa a uma fuga de gás num edifício de oito andares e, quando já estavam no local, ocorreu a explosão.

A página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicava perto das 12h00 que no local estavam 59 operacionais das forças de socorro e segurança e 19 veículos.

Notícia atualizada às 19h47