Mais do que um sonho, proteger os céus é, para Volodymyr Zelensky, uma “necessidade”. Perante o congresso dos EUA, e depois de ter sido aplaudido de pé, o presidente ucraniano voltou a pedir a criação de uma zona de exclusão aérea. “É pedir muito?”, questionou o Congresso dos EUA. Se for pedir muito, tem uma “alternativa”: podem enviar aviões e sistemas de defesa aérea.

O Presidente da Ucrânia falou num “terror que a Europa não vê há 80 anos” e disse que está “à espera de uma resposta”. Agradecendo a Joe Biden o seu envolvimento pessoal, diz que os EUA podem fazer mais e volta a fazer um apelo idêntico à Europa: “Peço-vos para fazer mais.”

Zelensky pediu sanções até que as forças russas parem com as hostilidades militares e pede aos EUA sanções a “todos os políticos” russos que apoiam a invasão. “Todas as empresas norte-americanas devem abandonar a Rússia.”

“Não vejo sentido na vida se não conseguirmos parar a morte”

Zelensky defendeu também que a paz em cada país está dependente também dos seus vizinhos. A Ucrânia, diz, está “a lutar pelos valores da Europa”.

“Tenho quase 45 anos, hoje a minha idade parou quando os corações de mais de 100 crianças pararam de bater. Não vejo sentido na vida se não conseguirmos parar a morte”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Volodymyr Zelensky começou por lembrar que Kiev está sob o ataque e mísseis das tropas russas “todos os dias”, mas a cidade “não desiste e nem sequer pensa em fazê-lo”, tal como outras cidades e comunidades. Zelensky diz que esta é a “pior guerra desde a Segunda Guerra Mundial”. “O destino do nosso país está a ser decidido agora”, defendeu, acusando a Rússia de estar a destruir o “sonho nacional” ucraniano. E atirou diretamente ao passado (mais e menos recente) dos EUA, que também estiveram sob ataque a partir dos céus.

“Lembrem-se de Pearl Harbor”, disse, “lembrem-se do 11 de setembro, um dia terrível de 2001 em que o mal tentou apoderar-se das vossas cidades”, em que “inocentes foram atacados a partir do ar”.

Em inglês, Zelensky pede a Biden que seja o “líder do mundo” e da “paz”

Zelensky mostrou um vídeo de poucos minutos que mostra várias cidades ucranianas atingidas por bombas. As imagens mostram o país antes e depois da invasão russa, que começou a 24 de fevereiro, evidenciando vítimas mortais e cidades destruídas. Entre as imagens divulgadas, as mensagens: “Isto é homicídio”. O Presidente ucraniano volta a pedir que fechem os céus.

Discursando agora em inglês, Volodymyr Zelensky pediu ainda a Joe Biden que se assuma como o “líder do mundo”, o que para o presidente ucraniano significa ser “o líder da paz”. “Estou a dirigir-me ao presidente Biden. Você é o líder de uma grande nação. Desejo que seja o líder do mundo e ser o líder do mundo significa ser o líder da paz”, pediu.