786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Uma viagem sustentável a Mértola a bordo do Fiat (500)RED

Este artigo tem mais de 2 anos

Neste episódio, Joana Barrios leva-nos a bordo do seu carro elétrico numa viagem até Mértola: uma cidade que é um museu a céu aberto.

Foi num soalheiro dia de março (ótimo para aproveitar este descapotável) que acompanhámos a Joana Barrios até Mértola, uma das suas cidades preferidas. A viagem foi feita a bordo do Fiat (500)RED.

Este Fiat é uma das séries mais éticas de sempre, uma vez que a compra de um automóvel da Família Fiat (500)RED, contribui para a organização (RED), que se dedica a combater emergências globais. Um carro com uma missão tão humana, só podia ser o meio de transporte certo para arrancarmos nesta viagem por uma cidade cujas iniciativas foram criadas com a preservação da cultura e do património em mente.

Não é à toa que Joana Barrios considera Mértola um museu a céu aberto: o Museu de Mértola é composto por cerca de 14 núcleos diferentes que se dedicam a preservar a cultura e tradição locais. “É um museu muito particular. Não é um só espaço, mas sim vários núcleos distribuídos por Mértola e também fora de Mértola. O objetivo é salvaguardar um património arqueológico, mas também um património etnográfico, aquilo que é um património imaterial aqui do território”, explica Rosinda Pimenta, vereadora da Câmara Municipal de Mértola, que se juntou a nós para falar de algumas destas iniciativas.

A nossa primeira visita passou pelo Núcleo Museológico da Oficina de Tecelagem, onde tecedeiras se encarregam de manter viva a tradição das mantas de lã, cujos motivos decorativos são influenciados pelo seu passado islâmico. Para garantir a preservação da tradição milenar, está a proceder-se à capacitação de novas tecedeiras, trazendo-lhes alguma linguagem mais contemporânea, misturando a tradição com a inovação e modernidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

MadalenaCasal

Subimos até à zona do Castelo de Mértola e é nestas subidas que a função Hill Holder do Fiat (500)RED dá uma mãozinha, não deixando o carro descair em nenhuma situação. Chegámos então a um dos largos principais de Mértola para visitar a Igreja Matriz. Esta igreja tem a particularidade de ter, por trás do seu altar cristão, um altar islâmico, revelando esta igreja como um local que conflui várias culturas e várias fases da história.

Mesmo ao lado da Igreja Matriz, encontrámos um espaço arqueológico, que está na origem do projeto arqueológico de Mértola, levando à construção de todos os núcleos museológicos da cidade. “A arqueologia em construção é um projeto de comunicação e literacia da comunidade para as questões da arqueologia. Comunicamos a arqueologia de forma acessível para que as pessoas com esse conhecimento se tornem elas próprias embaixadoras e guardiãs deste património”, conta Rosinda Pimenta. Este projeto reflete-se na criação de vários conteúdos, desde vídeos informativos sobre todas as escavações a decorrerem, a projetos de voluntariado, a parcerias com a universidade sénior e a aulas de arqueologia para crianças na escola. O objetivo é claro: aproximar a população daquilo que é património da cidade.

Viajámos até um dos largos principais de Mértola e reforçámos a certeza de que o Fiat (500)RED é o carro certo para esta viagem: sem ruído nem poluição, integra-se na perfeição nesta vila icónica sem perturbar a natureza nem degradar o espaço. Este Fiat 500 100% elétrico é perfeito para explorar a o local com poluição 0, recuperando energia cinética em energia elétrica para recarregar a bateria em cada desaceleração. Os largos que encontrámos foram o sítio perfeito para abrir a capota e sentir o sol, o vento e a história do que é local.

Fiat (500)RED

MadalenaCasal

O objetivo de aproximar a população do seu património é trabalhado de forma abrangente e constante. Um bom exemplo disso é o Projeto Boca-em-boca, uma iniciativa nascida durante a pandemia pela mão de Rita Sales e Pedro Bravo. Durante este período, as pessoas em zonas mais rurais estavam a sofrer com o isolamento. Para aligeirar essa situação, Pedro e Rita juntavam várias pessoas da comunidade, maioritariamente idosas, nos largos de várias aldeias e montes do conselho, onde contavam e ouviam histórias locais. Desde então, o projeto cresceu, e tornou-se não só alimentado pela comunidade, mas também algo que alimenta esse sentido de comunidade. “É verdadeiramente um projeto que se intrincou no território e faz valer aquilo que se foi perdendo – esta tradição de estarmos juntos e contarmos histórias”, conclui Rosinda.

Há tanto para ver e conhecer em Mértola que um episódio não chega. As nossas baterias estavam em baixo, mas as do Fiat (500) RED ainda estavam bem cheias. Por isso, vamos voltar a Mértola em breve e conhecer mais das suas iniciativas sustentáveis!

Saiba mais em RED combina com tudo

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora