Os lucros da REN – Redes Energéticas Nacionais desceram 11,1% em 2021, face ao ano anterior, para 97,2 milhões de euros, comunicou esta quinta-feira a empresa ao mercado.

De acordo com o relatório dos resultados de 2021 enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “o resultado líquido atingiu 97,2 milhões de euros (um decréscimo de 11,1% vs 2020), maioritariamente devido ao menor EBITDA e aumento dos impostos sobre o rendimento, parcialmente compensados por resultados financeiros mais elevados”.

Já o EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) fixou-se em 460,8 milhões de euros, o que representa uma redução de 2%, face ao período homólogo.

Segundo a REN, “este resultado foi influenciado por uma redução tanto do RAB [[base regulada de ativos] como das taxas de remuneração (-3,4 milhões de euros); pelo decréscimo do IREI (Incentivo para a Eficiência Económica dos Investimentos) em -5,1 milhões de euros e pela contribuição negativa do OPEX [capital utilizado para manter ou melhorar os bens físicos de uma empresa], devido a custos de eletricidade mais elevados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR