819kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

REN

Supremo Tribunal de Justiça

Supremo analisa providência contra alta tensão

Em causa está a "linha Dupla Ponte de Lima - Fontefría" que em fevereiro de 2024 recebeu parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente, contra a vontade de vários autarcas.
Energia

Linha contestada: REN defende "especial urgência"

Devido ao preço da eletricidade, a REN considera que qualquer interferência no desenvolvimento da linha de alta-tensão Ponte de Lima-Fontefria será "gravemente prejudicial para o interesse público".
Transportes

Utentes lançam petição contra Linha em Alcanena

A Câmara de Alcanena já se pronunciou desfavoravelmente, tendo aprovado em abril uma moção de rejeição do traçado da Linha de Muita Alta Tensão. O corredor pode trazer problemas de saúde.
REN

REN e sindicatos chegam a acordo salarial

Apesar do acordo não corresponder ao esperado, fecharam-se as negociações com os trabalhadores. Ao aumento na generalidade, acrescentam-se mais 15,5 euros nas antiguidades e 5% em alimentação.
REN

REN sobe investimento para 1.700 milhões até 2027

A Redes Energéticas Nacionais (REN) quer investir até 2027 mais 70% do que a média anual do ciclo de investimentos anterior. A par da "transição energética", a prioridade é expansão da rede elétrica.
Incêndios

REN defende importância de limpeza de faixas

REN revelou que mais de 23 mil hectares dessas faixas de servidão (66%) estão inseridos em espaços florestais, sendo que, anualmente, em média, são limpos mais de nove mil hectares de vegetação.
Energia Renovável

Desligar renováveis será mais frequente no futuro

Excesso de oferta face à procura obrigou o gestor da rede a dar ordem de paragem à produção renovável. Foi "uma semana estranha", com muito vento, sol e água, mas vai acontecer mais vezes.
REN

Lucros da REN aumentaram 15,1% em 2023

Relativamente a 2022, o resultado líquido não recorrente teve um aumento de 33,5%, ficando-se pelos 149,2 milhões de euros. Valores justificam-se com "melhoria da atividade operacional".
Empresas

REN vai propor dividendo de 9 cêntimos por ação

REN propõe aos acionistas o pagamento de um dividendo de nove cêntimos por ação, mantendo estes o seu plano de remuneração anual de 15,4 cêntimos por ação paga em duas tranches.
REN

REN lucra 149 milhões em 2023

Gestora das redes de energia destaca o ano recorde de produção renovável e o recuo no consumo de gás para nível de 2014. REN aumentou investimento em 50% para 301,5 milhões de euros.
Energia Renovável

Portugal terá de fazer cavernas para o hidrogénio

Estudos pedidos pela REN concluíram que seria caro adaptar as cavernas de armazenamento de gás natural para receberem também o hidrogénio verde. Opção passa por cavernas dedicadas ao novo gás.
Noticiário

16h. Produção renovável bate recordes em 2023

Os dados da REN indicam que a produção renovável abasteceu mais de 60% do consumo de energia elétrica, em 2023. Especialistas falam numa notícia positiva, mas sublinham que ainda há um longo caminho.
Sines

Centro de dados e hidrogénio querem ligação à rede

Há 17 projetos interessados na ligação à rede elétrica para grandes consumos em Sines. Gestora do data center visada na Operação Influencer apresentou dois projetos ao abrigo do diploma "bar aberto".
Ambiente

Vidro da sede da REN estilhaçado por manifestantes

Este foi o quinto dia de protesto da Climáximo, que nos últimos dias interrompeu a normalidade "para alertar [contra] a guerra que as empresas e governos estão a travar contra a sociedade".
Lisboa

Movimento Climáximo pinta fachada da sede da REN

Climáximo explica que o objetivo destas iniciativas é parar "o funcionamento normal da sociedade para dizer às pessoas que precisam de parar de consentir" e que é preciso "resistir".
Gás Natural

Dos mil milhões, empresas só usaram 69 milhões 

Até junho, a REN transferiu apenas 68,6 milhões de euros de um total de mil milhões de euros de ajuda pública para apoiar a fatura do gás das empresas. Queda a pique dos preços explica diferença.
Energia

Produção renovável abastece 49% da eletricidade

A REN revela que a produção renovável abasteceu 49% do consumo de eletricidade em abril, sendo que a não renovável alcançou os 15%. Os restantes 36% são provenientes de energia importada.
Impostos

Galp tem trunfo em guerra milionária contra Estado

Depois de anos a dar razão ao fisco, o Tribunal Constitucional mudou de posição. E empresas como a Galp podem aproveitar argumentos para contestar os milhões da CESE cobrados fora do setor elétrico.
REN

UE empresta 450 milhões à REN

Banco Europeu de Investimento divulgou um empréstimo à REN para ligações de energia renovável. Entidades destacam que apoio terá impacto em diferentes regiões do país.
Governo

Nasoni. Coesão Territorial assume responsabilidade

Em causa está o "erro" na determinação do espaço ocupado pelo projeto do hotel Nasoni, Gondomar, na Reserva Ecológica Nacional. O Ministério do Ambiente deixou o caso nas mãos da Coesão Territorial.
REN

Lucros da REN crescem 15% em 2022

A REN – Redes Energéticas Nacionais registou um resultado líquido de 111,8 milhões de euros em 2022, um crescimento de 15% face a 2021, que se deveu à “melhoria do desempenho operacional”.
Energia

Consumo de eletricidade cresce e de gás cai

Eletricidade registou um crescimento homólogo anual de 3,7%, como refere a REN, tendo a produção renovável abastecido 66% da utilização. Consumo acumulado anual de gás natural desceu 17%.
Noticiário

20h. REN. Jamila Madeira não tem de devolver verba

Declarações da presidente da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados. Neste jornal, deputado do PSD Sérgio Marques renunciou ao mandato e prejuízos das inundações chegam aos 185 milhões.
Governo

Jamila Madeira pede suspensão da REN

Deputada socialista acumulava o salário de consultora a tempo parcial na REN com o de deputada desde 2015. Comissão da Transparência diz agora que foi detetada uma incompatibilidade.
Clima

Ativistas anunciam bloqueio do porto de Sines

Numa ação de protesto à entrada da REN, CMVM e EDP, os apoiantes da plataforma de ação "Parar o Gás" anunciaram que vão bloquear o Terminal de Gás Natural Liquefeito do Porto de Sines na primavera.
REN

REN estima manter investimento em 2022 

Gonçalo Soares indica que o projeto das cavernas de gás "está a avançar" e a empresa espera manter o mesmo nível de investimento em linha com 2021 de forma a aumentar a capacidade do país.
REN

Lucros da REN subiram 19,1% até setembro

A REN registou um resultado líquido de 81,4 milhões de euros em relação a igual período de 2021 sendo os contributos EBIT "positivo" apesar do aumento nos impostos pagos.
Noticiário

12h. Engenheiro condenado por atear fogos

Homem de 39 anos foi responsável por 16 incêndios florestais entre 2017 e 2020 na região centro do país. E ainda, antigo diretor da EDP e da REN desdramatiza o alerta da Direção de Energia e Geologia.
Noticiário

10h. Medicamentos. Farmacêuticos preocupados

O bastonário dos Farmacêuticos diz que as falhas de medicamentos preocupam. Antigo diretor da EDP e da REN desdramatiza possível falta de eletricidade em 2023.
Eletricidade

Calor leva consumo elétrico a recorde diário

O consumo de eletricidade atingiu um recorde diário no dia 13 de julho, devido às altas temperaturas. A procura de energia elétrica subiu até 7,2% até junho. Gás abasteceu 32% do consumo.
REN

Lucro da REN sobe 16% no 1.º semestre

O lucro da REN - Redes Energéticas Nacionais subiu 16% no primeiro semestre deste ano. A empresa diz que o resultado deve-se sobretudo ao aumento do EBIT.
Guerra na Ucrânia

Carvão. Quando há guerra temos de estar preparados

A guerra não foi um dos cenários avaliados na decisão de fechar centrais a carvão em 2021. Presidente da REN defende que "temos de estar preparados para todos os cenários", mas cabe a Governo avaliar.
REN

Lucro da REN cai 11% penalizado por impostos

A Redes Energéticas Nacionais registou lucros de 97,2 milhões de euros, uma queda de 11% face a 2020 que é em parte explicada pelo aumento dos impostos que levaram quase metade dos resultados.
REN

Lucros da REN descem 11,1% em 2021

De acordo com o relatório dos resultados de 2021 enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), "o resultado líquido atingiu 97,2 milhões de euros (um decréscimo de 11,1% vs 2020)".
Guerra na Ucrânia

Reino Unido simplifica vistos para refugiados

Os centros de pedido de vistos no Reino Unido vão agora concentrar-se em ajudar ucranianos sem passaporte, enquanto aqueles com passaporte podem obter a autorização de entrada no país pela internet.
REN

Produção renovável abastece 59% do consumo de luz

De acordo com os dados da REN, o consumo de eletricidade no ano passado registou um crescimento enquanto o consumo total de gás natural registou uma variação negativa.
Figueira da Foz

Interesse público em ponte que ocupa solos da REN

O projeto de construção de uma ponte sobre o rio Mondego, na Figueira da Foz, foi reconhecido como sendo de interesse público, permitindo "a melhoria da mobilidade de velocípedes e pedonal".
Paisagens

Futuro verde: temos mesmo de destruir a natureza?

Não, Sr. Ministro, não “temos mesmo” de transformar as nossas paisagens, saberes e sabores, fauna e flora no carro-vassoura da China, maior poluidor mundial e por sinal dona da EDP e da REN.
REN

Lucros da REN descem 10,1% para 68,4 milhões

De acordo com a REN, nos primeiros nove meses do ano, o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) baixou 2,6% (-9,1 milhões de euros) para 343,4 milhões.
EDP

Tribunal da Concorrência julga recurso da EDP

No processo está em causa a manipulação da oferta de banda de regulação secundária com o objetivo de receber maiores compensações do Estado, por parte da EDP Produção.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos