Há uma antiga lenda que nos conta que, certo dia, um rei foi visitar as obras de uma catedral que mandara construir. Perguntou a um pedreiro o que estava a fazer. “Estou a cinzelar estas colunas, que ficarão perfeitas”. Dirigiu-se a um dos marceneiros com a mesma interrogação. “Estou a terminar os bancos onde muitas pessoas se vão sentir confortáveis”. O rei fez esta pergunta a diversos operários e artesãos até que, à saída, quis saber o que lhe responderia um idoso que varria as aparas de madeira e as poeiras do chão: “Eu? Eu estou a construir uma catedral!”.

É verdade que um colaborador pode colocar a sua empresa entre as melhores, mas apenas quando reconhece a sua competência e o enquadramento das suas funções na estratégia e nos objetivos corporativos. E quem sabe fazer este big picture, pode fazer muito pela promoção de um ambiente de trabalho onde todos se sentem reconhecidos e motivados. É isto que a Great Place to Work® vem estimulando ao premiar anualmente as melhores empresas para trabalhar, ou, melhor dizendo, os Best Workplaces™, em mais de 100 países, incluindo Portugal. Reconhecimento este, que nada mais é que uma consequência de um bom trabalho realizado com impacto na perceção dos seus colaboradores, uma vez que estas organizações utilizam a metodologia Great Place to Work® como a sua ferramenta de medição do clima organizacional e ao atingir patamares de excelência, recebem sem custos adicionais, o reconhecimento e passam a fazer parte desta comunidade global de melhores lugares para trabalhar.

Como ser (e trabalhar em) um dos Best Workplaces™

As vantagens de desenvolver a sua vida profissional num dos melhores lugares para trabalhar são óbvias e inúmeras, a começar pelo orgulho de pertencer a uma empresa que aposta concretamente no bem-estar dos seus colaboradores. Os reflexos desta aposta vão do maior desenvolvimento de talentos, aumento da produtividade, inovação e crescimento financeiro.

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A Great Place to Work® (GPTW®) está há mais de 30 anos a transformar a cultura das organizações em Portugal. Apresenta três áreas de atuação principais: Consultoria, Formação e Reconhecimento. Disponibiliza, ainda, produtos customizados em função das necessidades/exigências de cada empresa. Tudo para que os seus colaboradores vejam a sua excelência realizada na empresa onde trabalham ou possam dar um passo decisivo em direção à mudança. Porque há empresas que são Best Workplaces™ que esperam sempre pelos melhores.

Confiança é palavra-chave

Um dos princípios básicos para se chegar a ser um dos Best Workplaces™ é interiorizar. Isso mesmo. Como revela Maurício Korbivcher, CEO da GPTW®, “a perceção positiva das organizações começa de dentro para fora”. Ou seja, há que ouvir os colaboradores, perceber como se sentem, o que esperam e até que ponto a empresa pode corresponder às suas expectativas. E enquanto os colaboradores apontam a confiança nas pessoas para as quais se trabalha, o orgulho no que se faz e o gostar das pessoas com quem se trabalha como fatores primordiais de um excelente lugar para trabalhar, o GPTW® vai mais longe e identifica que, para ser aquilo que o trabalhador deseja, uma empresa precisa  ter uma liderança eficaz, uma comunicação transparente e coerente em ambos os sentidos. O que, em suma, se traduz numa relação justa: os colaboradores e a organização ouvem e são ouvidos. Melhor impossível.

Ouvir, ser ouvido e saber como se faz

Além de ouvir os colaboradores, a GPTW® começa por auditar as práticas das organizações através do Culture Audit© e apreender as perceções dos colaboradores através do questionário Trust Index®. Ou seja: solidifica, ou abre espaço para que passe a existir um verdadeiro diálogo corporativo interno, em que os melhores colaboradores dão mostras da sua competência e as empresas reconhecem o caminho da excelência, também na relação com o talento humano de que precisa para viver, crescer e ser um dos melhores lugares para trabalhar.

Mas a melhor maneira de perceber como chegar a ser um é conhecer as empresas que já chegaram a este patamar. Para isso, todos os colaboradores que querem fazer mais pela excelência do seu local de trabalho e todos os dirigentes com esta mesma ambição, têm uma oportunidade de ouro no próximo dia 31 de março. Trata-se da revelação dos Best Workplaces™ portugueses deste ano e a respetiva entrega de prémios, num evento online com transmissão em direto. Inscreva-se aqui e comece, ou fortaleça, o caminho de excelência do seu ambiente de trabalho.

Entretanto, faça o nosso Quizz e perceba melhor o que significa para si um local excelente para trabalhar.