Foi um dia agitado para Volodymyr Zelensky. Esta quinta-feira o Presidente da Ucrânia discursou na cimeira da NATO, dirigiu-se ao G7, ao Conselho Europeu e ainda ao parlamento da Suécia, mas ao final da noite não dispensou a divulgação de mais um vídeo.
Zelensky mostrou grande otimismo. “Todos os dias aproximamo-nos da paz de que necessitamos. Estamos a aproximar-nos da vitória”. Em jeito de balanço do primeiro mês de guerra, o chefe de Estado ucraniano lembrou que o país se conseguiu defender dos ataques russos, ao mesmo tempo que “o mundo impôs sanções esmagadoras”, com mais a serem atualmente negociadas.
Durante a quinta-feira, Zelensky diz ter falado também com o Presidente da Lituânia, o Presidente da Irlanda e o primeiro-ministro do Reino Unido. “Tudo para que a Rússia compreenda uma coisa: é necessário procurar a paz”, sublinhou.
Neste vídeo ao fim da noite, o Presidente ucraniano sublinhou ainda a atribuição do título de Herói da Ucrânia a sete militares da Guarda Nacional, a título póstumo, e a atribuição de vários prémios a militares das forças armadas, bem como condecorações. O vídeo com um agradecimento do chefe de Estado a todos os ucranianos “por este mês de grande luta”.