André Ventura reagiu ao tema polémico do dia — a bofetada de Will Smith a Chris Rock na noite dos Óscares — e fez uma publicação no Twitter com uma comparação, dizendo que gostaria de ter feito o mesmo Ferro Rodrigues, presidente cessante da Assembleia da República.

“Que coragem! A vontade que já tive de fazer isto na Assembleia da República ao Ferro Rodrigues e não executei!”, escreveu o líder do Chega no Twitter, esta sexta-feira, às 12h39. Menos de 20 minutos depois o tweet foi apagado e deixou de estar disponível na conta do presidente do partido nacionalista.

Na publicação em causa, André Ventura não só intitula a atitude de Will Smith como um ato de “coragem”, como confirma ter tido vontade de dar uma bofetada a Ferro Rodrigues durante os tempos em que ambos tinham lugar no Parlamento — o socialista como presidente da Assembleia da República e André Ventura como deputado único.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A tensão entre Ferro Rodrigues e André Ventura é há muito conhecida e o líder do Chega faz questão de o recordar por diversas vezes, até em discursos e eventos do partido, como chegou a acontecer diversas vezes em ambiente de campanha.

Um dos momentos mais quentes da relação de ambos aconteceu em plena Assembleia da República quando o deputado do Chega, na altura o único, foi interrompido por Eduardo Ferro Rodrigues com autêntica reprimenda pelo uso excessivo da palavra “vergonha” em contexto parlamentar: “Isso ofende-o a si também.”

André Ventura não gostou, marcou até uma conferência de imprensa para abordar o caso e anunciou um pedido uma “audiência urgente” a Marcelo Rebelo de Sousa para assegurar o “regular funcionamento das instituições”. Mais do que isso, disse também “exigir um pedido de desculpas” de Ferro Rodrigues. No seguimento do episódio, o Parlamento ainda votou uma condenação ao presidente da AR, mas os deputados recusaram que Ferro Rodrigues fosse condenado.

Uma repreensão, uma gafe e um abuso. André Ventura debaixo do fogo de Ferro