785kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rainha chegou e abandonou serviço religioso em homenagem ao duque de Edimburgo na companhia do príncipe André

Este artigo tem mais de 2 anos

A rainha fez esta terça a primeira aparição pública em cinco meses. Monarca juntou-se à família, incluindo príncipe André, para homenagear duque de Edimburgo. Casas reais europeias marcaram presença.

20 fotos

A rainha Isabel II fez esta terça-feira, 29 de março, a primeira aparição pública em cinco meses — e fê-lo na companhia do príncipe André. Após muita especulação sobre o seu estado de saúde, a monarca fez questão de abandonar o conforto do Castelo de Windsor rumo a Londres para aí prestar homenagem ao duque de Edimburgo, um serviço religioso marcado para as 11h30 e com uma duração de 45 minutos.

Um ano após sentar-se sozinha aquando do funeral do marido de tantos anos, a monarca foi fotografada com lágrimas nos olhos durante a cerimónia em memória do príncipe Filipe.

Tal como registado pelos fotógrafos presentes, no carro da monarca seguia o duque de York, naquela que foi também a sua primeira aparição pública após ter chegado a acordo com Virginia Giuffre, a mulher que o acusava de abuso sexual quando ainda era menor de idade. Na sequência do escândalo, o príncipe André abandonou as funções públicas em novembro de 2019, no entanto, marcou presença no funeral no pai, em abril de 2021. E se a monarca chegou na companhia do filho, foi também com ele que abandonou a abadia findo o serviço religioso, de braços dados ao duque de York. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre os convidados que marcaram presença estiveram vários membros das casas reais europeias, incluindo Felipe VI de Espanha e Letizia, Carlos Gustavo da Suécia e até Margarida da Dinamarca. A cerimónia foi adaptada à presença da rainha dados os mais recentes sustos de saúde: o serviço em memória do príncipe Filipe foi encurtado, para 45 minutos, e a rainha acedeu à abadia por outra entrada que não a principal.

Conhecida desde logo era a presença dos membros sénior da realeza na cerimónia, incluindo Carlos e Camilla, a princesa Ana e o marido, o vice almirante Timothy Laurence, o príncipe William e Kate, o príncipe Eduardo e a mulher, condessa de Wessex. Tanto a princesa Ana, como a duquesa de Cornualha e a própria monarca escolheram usar a cor verde para a ocasião — o tom é muito provavelmente uma homenagem a Filipe, cuja cor oficial era verde escuro, conhecida como “verde Edimburgo”, usada ao longo dos anos em uniformes e até carruagens. Já Kate optou por um vestido preto com um padrão dominado por bolinhas brancas da designer Alessandra Rich.

Service Of Thanksgiving For The Duke Of Edinburgh

A rainha na abadia durante a cerimónia, onde uma bengala é visível (Dominic Lipinski – WPA Pool/Getty Images)

Como já esperado e confirmado, os duques de Sussex faltaram à ocasião. Na altura, não foi dado qualquer motivo que justificasse a ausência do príncipe. No entanto, a decisão de ficar nos EUA acontecia depois de Harry ter entrado com um pedido de revisão judicial a propósito de uma decisão do Ministério do Interior britânico, que impedia o duque de Sussex de pagar por proteção policial para si e para a sua família aquando uma visita que planeava fazer em breve ao Reino Unido.

Os elogios ao príncipe Filipe e as flores que assinalam sete décadas de casamento

O serviço desta manhã foi conduzido pelo reverendo David Hoyle, reitor de Westminster Abbey, e contou com elementos da expressa vontade do príncipe Filipe que não puderam ser acomodados aquando do seu funeral, incluindo a interpretação do tema “Guide me, O thou great Redeemer”. Outro desejo expresso do duque de Edimburgo era que os clérigos das propriedades reais de Windsor, Sandringham e Balmoral desempenhassem um papel no serviço funerário, dado o papel ativo do marido da rainha na gestão destas propriedades.

Durante a cerimónia desta terça-feira, o reverendo David Conner, reitor de Windsor, dedicou algumas palavras ao duque de Edimburgo, atribuindo-lhe elogios como “coragem, integridade, firmeza e sentido de propósito”. Referiu ainda o “compromisso de uma vida inteira” do príncipe “para tornar este mundo um lugar melhor”, elogiando a sua “enorme capacidade de trabalho”. Conner acrescentou ainda que Filipe “odiaria” ser caracterizado como um “santo de gesso”, sem as “habituais fraquezas e falhas”. “Ele era muito autoconsciente para ser enganado pela bajulação. Era uma daquelas raras pessoas que permaneceram fiéis e guiadas pelo que podemos chamar de bússola espiritual interior”.

Por seu turno, coube a Justin Welby, arcebispo da Cantuária, ficar encarregue de entregar a bênção final, sucedida pelo hino nacional, com os convidados a abandonar a abadia ao som de “The Seafarers”.

The Funeral Of Prince Philip, Duke Of Edinburgh Is Held In Windsor

No funeral do príncipe Filipe a rainha sentou-se sozinha, durante as cerimónia fúnebres, por causa da pandemia

Jonathan Brady - WPA Pool/Getty Images

Quando o príncipe de Edimburgo morreu, em abril de 2021 aos 99 anos, o funeral sofreu alterações substanciais devido às restrições impostas pela pandemia, sendo inclusivamente limitado a 30 convidados. Sensivelmente um ano depois, a casal real britânica volta a prestar homenagem ao marido de Isabel II — estiveram casados durante 73 anos.

O serviço, segundo o comunicado do palácio, foi um agradecimento à “dedicação do duque de Edimburgo à família, nação e à comunidade”, e pretendeu reconhecer “a importância do seu legado na criação de oportunidades para jovens” e prestar “homenagem” à contribuição que Filipe fez para a vida pública e ao apoio que prestou a mais de 700 organizações de caridade com as quais esteve associado ao longo da vida.

De acordo com o Palácio de Buckingham, a rainha esteve ativamente envolvida nos planos a propósito do serviço de Ação de Graças na Abadia de Westminster, em Londres, tanto que a cerimónia teve em conta muitos dos seus desejos — as flores do memorial são em tons de vermelho, branco e azul e há uma particular incidência de orquídeas, numa alusão ao buquê de casamento da rainha em 1947. E apesar da intensa especulação sobre se a monarca estaria ou não nas cerimónias religiosas, o palácio acabaria por confirmar a sua presença no próprio dia — segundo o The Sun, Isabel II tomou a decisão esta manhã, horas antes de viajar do Castelo de Windsor rumo à capital inglesa.

No início do ano, após contrair o novo coronavírus, Isabel II foi obrigada a adiar compromissos, após dias de preocupações sobre o seu estado de saúde. Já no início de março, a monarca de 95 anos falhou, pela primeira vez, a cerimónia comemorativa da Commonwealth, depois de ter sido aconselhada pelos médicos a descansar, com o palácio a assegurar que a rainha pedira ao filho mais velho, o príncipe Carlos, para a representar na ocasião que ocupou a Abadia de Westminster.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos