789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Conhecer a sustentabilidade de Mértola a bordo do Fiat (500)RED

Este artigo tem mais de 2 anos

Continuamos à boleia da Joana Barrios e do seu carro elétrico para conhecer alguns dos projetos mais inovadores e sustentáveis de Mértola.

A Joana Barrios e o seu Fiat (500)RED continuam a passear por Mértola. Com uma autonomia até 190km, este é carro perfeito para darmos todas as voltas e conhecermos todos os cantos e recantos de Mértola, sem criarmos emissões de carbono, tornando a viagem mais sustentável.

E sustentabilidade é a palavra do dia. Voltámos a encontrar Rosinda Pimenta, vereadora da Câmara Municipal de Mértola, para conhecermos alguns dos projetos mais sustentáveis que estão a decorrer em Mértola, com o objetivo estratégico de criar uma transição ecológica, adaptada às alterações climáticas, e combatendo os problemas locais como a desertificação. Desta vez, o tema é a ecologia, e a nossa primeira paragem é no Centro Agroecológico de Mértola.

“Estamos no viveiro”, explicou Rosinda Pimenta. “Um viveiro que produz plantas que queremos mais adaptadas e resilientes a este clima – um clima árido, seco, com pouca chuva, num território que é vulnerável às alterações climáticas, e que tem um risco efetivo de desertificação”. Em parceria com a Associação Terra Sintrópica, que gere este e outros programas à volta do Centro Agroecológico, neste local testam-se práticas regenerativas. Estas práticas permitem que, à medida que se produzem alimentos, também se esteja a tratar a regeneração dos solos, para que continuem a ser produtivos e contribuam para a estabilidade de todo o ecossistema.

Mas este projeto faz parte de uma estratégia maior – o Mértola Laboratório para o Futuro. Este projeto pensa no território como um laboratório vivo, um local de ensaios e experiências para projetos que têm como objetivo criar um território mais sustentável e resiliente face às condições adversas vividas no local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Câmara Municipal de Mértola apoia o projeto através do alojamento e, também, a Associação Terra Sintrópica através de formação e capacitação de pessoas, para que este projeto um dia possa ser estendido a outros locais, disseminando o modelo e criando, em conjunto, comunidades cada vez mais capacitadas para colocar em prática a sustentabilidade.

Voltamos a apanhar boleia no Fiat (500)RED e a bateria ainda está bem cheia, uma vez que recupera energia cinética, transformando-a em energia elétrica em cada desaceleração. Depois? Foi altura de arrancar até ao próximo destino.

Visitámos a Escola Primária de Santana de Cambas, onde decorrem dois projetos que refletem a aposta do concelho na educação para a sustentabilidade. Um destes projetos é o Projeto Hortas-Floresta, uma atividade extracurricular a decorrer em várias escolas do concelho, e cujo objetivo é sensibilizar os mais novos e ensiná-los a produzir alimentos ao mesmo tempo que regeneram a saúde dos ecossistemas dos quais, inevitavelmente, são parte integrante.

“O objetivo é, não só ensinar as crianças a produzir alimentos, mas também a cuidar do solo, a “semear” água, a cuidar da biodiversidade”, explica Rosinda. Este projeto incute a sensação de responsabilidade e a ideia de que a regeneração só é possível através da compreensão dos sistemas ecológicos, que alinha com os temas do programa de estudo do meio, alinhando a teoria e a prática.

Também nas escolas decorre outro projeto: a Academia de Cozinha. Esta iniciativa, dinamizada pela Casa do Povo de Santana de Cambas e pelo projeto “Cozinha da Avó”, prevê uma dinâmica intergeracional de transmissão de conhecimentos, de promoção da Dieta Mediterrânica e de práticas sustentáveis de produção e consumo de bens alimentares.

“Este projeto vai buscar as receitas das nossas avós, uma comida muito local, sazonal, e também muito enraizada culturalmente com o território, e levar essa cozinha à comunidade, e, neste caso, à escola”, explica Rosinda.

Na cozinha, as crianças estão a aprender a fazer papas de milho, mas esse não é o único ângulo do projeto. Por vezes, vão até ao campo aprender a apanhar espargos silvestres. Assim, estão continuamente a adquirir conhecimentos práticos que as capacitam para serem independentes na sua alimentação e o fazerem de forma sustentável e saudável. “Todas as semanas têm aula de Horta-Floresta, seguida da aula de Cozinha, pelo que o conceito “do campo para o prato” está aqui a ser posto em prática”, remata Rosinda.

Estes são apenas dois dos projetos desenvolvidos em Mértola, que têm como objetivo tornar a sua comunidade mais adaptável e capacitada para enfrentar um futuro que se quer mais humano e sustentável em todas as suas vertentes.

Não admira que o Fiat (500)RED seja o carro certo para fazer esta viagem: a compra de um automóvel contribui para a organização (RED), que se dedica a combater emergências globais. Um carro que nasceu para proteger o ambiente e a nossa qualidade de vida através da diminuição das emissões de dióxido de carbono, o Fiat (500)RED adapta-se facilmente a qualquer local, mas principalmente aos que querem proteger e preservar. E as delícias de Mértola são, sem dúvida, um desses locais! Partimos de volta a Lisboa – mas não sem antes abrir a capota, sentir o sol e o vento, e admirar o montado alentejano.

Saiba mais em RED combina com tudo

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora