Os EUA acusaram esta quinta-feira a Rússia de bloquear a extensão da missão internacional que desde 2014 monitorizava o cumprimento do cessar-fogo no leste da Ucrânia e que este mês interrompeu os trabalhos por causa da invasão russa.

“É lamentável que a Federação Russa tenha bloqueado o consenso sobre a expansão do mandato da Missão Especial de Monitorização na Ucrânia”, disse Michael Carpenter, embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) junto da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), num comunicado divulgado quinta-feira.

Carpenter descreveu como “irresponsável e injustificável” a recusa da Rússia em estender o mandato da missão da OSCE, que expira esta quinta-feira.

A missão da OSCE foi especialmente eficaz ao relatar as frequentes violações do cessar-fogo nas regiões de Lugansk e Donetsk, no leste da Ucrânia, onde desde 2014 forças separatistas pró-Rússia enfrentaram o exército ucraniano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A extensão do mandato requer o acordo de todos os 57 Estados membros da OSCE.

“Ninguém jamais esquecerá as ações da Federação Russa que nos trouxeram a este ponto: a busca por uma agressão não provocada e bárbara contra a Ucrânia”, denunciou o diplomata norte-americano.

Carpenter disse ainda que, desde que a Rússia ocupou a região ucraniana da Crimeia, em 2014, a missão da OSCE “contribuiu para reduzir a tensão” naquela região.

No dia 7, devido à invasão russa, foi completada a retirada de todos os inspetores internacionais, que suspenderam o envio dos seus relatórios diários.